[DUVIDA] Autoblocante KAZZ
Faz todo o sentido que a folga seja afinada com anilhas, tb me foi transmitido isso.Rasteirinho Escreveu:O espaçador fixo traz umas anilhas de afinação...
Pelo que percebi o espaçador fixo é uma peça manufacturada, não sendo fabricada pela Toyota logo pensei ser uma peça única.
Outra questão prende-se com o facto do espaçador OEM ser exactamente igual caso o AE86 tenha saido ou não com LSD de fábrica; mais, se essa peça desse tanta raia naturalmente que a mesma teria sido alterada pela Toyota o que não é o caso.
Para o tipo de utilização que quero dar ao carro não vejo necessidade de inventar.
Concordo contigo, não querendo dizer que a OEM não seja mais que suficiente obviamente a peça alterada foi feita para ser mais resistenteisac Escreveu:O OEM esmaga cede com a força de 5 toneladas :) o outro 17.
o stress vai ser depois de uns copos e coboiada querer sempre mostrar o ar da graça do charuto e ele fazer pufff e depois pensar assim " espaçador fixo alterado é que era, merda po oem " LOOOOL
eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :)
eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :)

Por essa ordem de ideias nenhum diferençial LSD original teria sobrevivido até aos dias de hojedjballs Escreveu:eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :)

Diz-me uma coisa, o teu diferençial já foi reconstruido? Já montas-te o espaçador fixo?
È que se não for o caso vê lá tu que já sobreviveu a 25 anos e ......km de abusos e ainda não se desmontou
Continuo a dizer que se fosse uma peça crítica, em 27 anos de produção de certeza que a Toyota já a tinha alterado.
È só a minha opinião :D
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jazevedo, penso que mesmo o LSD oem não transmita tanto esforço ao espaçador como um Kaaz por exemplo.... É uma questão de lógica e esforço feito por ambas as rodas.. o espaçador oem aguenta bem com o diferencial oem (aliás, andam aí todos a circular sem problemas)... mas com um lsd já não sei até que ponto são fiáveis.. O que é certo é que eles desafinam com o lsd montado e não me acredito que seja apenas coincidência.....
A questão que os "defensores do fixo" daqui do fórum te estão a tentar fazer ver é que o esforço realizado por um LSD Kaaz ou TRD não tem nada a ver com o exercido por um lsd OEM toyota (que na minha opinião de nada serve). em relação ao conselho que te deram, com todo o respeito pelo conselheiro mas não foi o mais correcto.jazevedo Escreveu:Por essa ordem de ideias nenhum diferençial LSD original teria sobrevivido até aos dias de hojedjballs Escreveu:eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :)![]()
Diz-me uma coisa, o teu diferençial já foi reconstruido? Já montas-te o espaçador fixo?
È que se não for o caso vê lá tu que já sobreviveu a 25 anos e ......km de abusos e ainda não se desmontou![]()
Continuo a dizer que se fosse uma peça crítica, em 27 anos de produção de certeza que a Toyota já a tinha alterado.
È só a minha opinião :D
Um LSD Kaaz/Cusco/TRD/etc DEVE POR NORMA ser complementado por um espaçador fixo.
O serviço dde instalação de LSD DEVE ser feito por um profissional experiente, pois é um processo complexo e moroso de medição atrás de medição e até incluiu pinturas :D , não é algo que deva ser feito num zé da esquina nem numa norauto, para evitar o desgaste prematuro de uma boa relação final. O LSD em si não se estraga mas sim a relação final.
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Não Mendes, não tinha lido, de qualquer forma eu disse "Pode não..."Ricardo M. Escreveu:Mas chegaste a ler o tópico de onde foi tirada a imagem? Parece-me que não....obi Escreveu:Pode não ter sido esmagado numa prensa...
Ao dar a pré-carga do rolamento o próprio espaçador esmaga, dai ser aconselhável a utilização do fixo, para com a carga extra provocada pela utilização do autoblocante este não se deformar mais e desafinar o contacto entre o pinhão e a coroa.

Eu estou com o Jonny, um autoblocante que não seja o original sem espaçador fixo, não é grande ideia...
E o Jonny é testemunha dos problemas de zoada que tive até montar o espaçador fixo, a partir dai já fez 45.000 Km e até um track day em Braga fez sem problemas...
Vamos por partes…
Em que te baseias para dizer isso?
Se o espaçador normal aguenta o LSD de fábrica, aguenta tb o KAZZ.
Estás a compar coisas que não têm comparação.
A pessoa que me está a ajudar na reparação do carro e que vai montar o LSD (coincidência ou não é meu colega) é um profissional que trabalha em Concessões Mercedes-Benz a mais de 10 anos em que o seu trabalho desde sempre consistiu na reparação de motores, caixas de velocidades e diferenciais; pelo que experiência nesse sentido não lhe falta e podem compreender que vou ter em conta a sua opinião.
Neste momento ele está para formação pelo que vou aguardar que chegue para chegar a alguma conclusão tendo em conta o que aqui foi escrito.
Ao montares o LSD inicialmente compras-te um espaçador OEM novo ou montas-te o LSD utilizando o espaçador usado? Podemos chegar a alguma conclusão aqui.
Meter o espaçador fixo sem um motivo lógico não faz sentido para mim.
Agora vou ser banido
Ricardo M. Escreveu:jazevedo, penso que mesmo o LSD oem não transmita tanto esforço ao espaçador como um Kaaz por exemplo.... É uma questão de lógica e esforço feito por ambas as rodas..
Em que te baseias para dizer isso?
Se calhar o problema está no facto do pessoal meter o KAZZ e usar o espaçador usado.Ricardo M. Escreveu:O que é certo é que eles desafinam com o lsd montado e não me acredito que seja apenas coincidência.....
|BUDA| Escreveu:a precentagem de bloqueio de um lsd de origem de 1 via comparado com um 1.5 vias ou 2 vias da tomei, cusco, kaaz etc nao tem nada a ver....
Se o espaçador normal aguenta o LSD de fábrica, aguenta tb o KAZZ.
|BUDA| Escreveu:vai la fazer uma circuito com um 320i de fabrica e vai fazer com um do wtcc...
Estás a compar coisas que não têm comparação.
JonnyAE86 Escreveu:O serviço de instalação de LSD DEVE ser feito por um profissional experiente, pois é um processo complexo e moroso de medição atrás de medição e até incluiu pinturas :D , não é algo que deva ser feito num Zé da esquina nem numa Norauto, para evitar o desgaste prematuro de uma boa relação final.
A pessoa que me está a ajudar na reparação do carro e que vai montar o LSD (coincidência ou não é meu colega) é um profissional que trabalha em Concessões Mercedes-Benz a mais de 10 anos em que o seu trabalho desde sempre consistiu na reparação de motores, caixas de velocidades e diferenciais; pelo que experiência nesse sentido não lhe falta e podem compreender que vou ter em conta a sua opinião.
Neste momento ele está para formação pelo que vou aguardar que chegue para chegar a alguma conclusão tendo em conta o que aqui foi escrito.
obi Escreveu:E o Jonny é testemunha dos problemas de zoada que tive até montar o espaçador fixo, a partir dai já fez 45.000 Km e até um track day em Braga fez sem problemas...
Ao montares o LSD inicialmente compras-te um espaçador OEM novo ou montas-te o LSD utilizando o espaçador usado? Podemos chegar a alguma conclusão aqui.
Meter o espaçador fixo sem um motivo lógico não faz sentido para mim.
Agora vou ser banido

jazevedo, má atitude.
Não estou de acordo contigo, mas também não a 100% com o Jonny.
Não é o tipo de LSD que vai influenciar o esforço que o espaçador sofre. O que vai influenciar é o tipo de utilização. Julgo que apenas em desaceleração é que um LSD de 2 vias irá fazer com que a aplicação da força da coroa no pinhão seja mais forte.
Eu andar com espaçador de esmagar para a utilização que o carro leva, é mal pensado. A TRD desenvolveu o espaçador fixo por alguma razão.
Andar com um Kaaz no dia a dia com espaçador de esmagar não me choca. Mas se lhe começares a dar calor, mais tarde ou mais cedo o espaçador vai diminuir a pré-carga dos rolamentos do pinhão, levando ao colapso do equilíbrio do conjunto.
Ninguém aqui, no seu perfeito juízo, arrisca montar um espaçador usado seja com que relação final ou diferencial for. No entanto, podes muito bem tentar re-utilizar o espaçador, caso com este se consiga estabelecer a pré-carga correcta dos rolamentos do pinhão.
Podes dar um diferencial a um mecânico com 30 anos de experiência. Para cada tipo de utilização a que se destine o uso do carro, tens uma montagem diferente. Se ele não adaptar a montagem ao tipo de uso, vai dar merda.
Não estou de acordo contigo, mas também não a 100% com o Jonny.
Não é o tipo de LSD que vai influenciar o esforço que o espaçador sofre. O que vai influenciar é o tipo de utilização. Julgo que apenas em desaceleração é que um LSD de 2 vias irá fazer com que a aplicação da força da coroa no pinhão seja mais forte.
Eu andar com espaçador de esmagar para a utilização que o carro leva, é mal pensado. A TRD desenvolveu o espaçador fixo por alguma razão.
Andar com um Kaaz no dia a dia com espaçador de esmagar não me choca. Mas se lhe começares a dar calor, mais tarde ou mais cedo o espaçador vai diminuir a pré-carga dos rolamentos do pinhão, levando ao colapso do equilíbrio do conjunto.
Ninguém aqui, no seu perfeito juízo, arrisca montar um espaçador usado seja com que relação final ou diferencial for. No entanto, podes muito bem tentar re-utilizar o espaçador, caso com este se consiga estabelecer a pré-carga correcta dos rolamentos do pinhão.
Podes dar um diferencial a um mecânico com 30 anos de experiência. Para cada tipo de utilização a que se destine o uso do carro, tens uma montagem diferente. Se ele não adaptar a montagem ao tipo de uso, vai dar merda.
Claro que não vais ser banido .............
O diferencial do AE86 sempre foi uma das poucas coisas q eu n percebo neste carro.
Quando comprei o carro ele tinha 200 mil km e não fazia zoada.
Passado um mês de esmifra da boa estava a zoar como se n houvesse amanha.
Dai levou a relação curta com espaçador original NOVO (montada por mim e provavelmente mal) durou algum tempo sem zoar.
Voltei a desmontar (algumas duas ou 3 vezes porque passado alguns track days voltava a zoar) e sempre metendo espaçador original NOVO.
Entretanto o pardal estava a entrar no espaçador fixo ....
Também montamos algumas 4.77 no carro dele com espaçador novo original, mas o resultado foi sempre zoada.
O ultimo dado que tenho he relacionado com o carro do pardal também.
Depois da ultima vez q montamos tudo com uma 4.77 nova, espaçador fixo e tudo seguido ha risca (desmontamos e montamos o pinhão algumas 6x até termos a certeza q estava tudo bem antes de voltarmos a montar tudo no carro).
Desta vez o resultado foi muito melhor, o carro durou alguns 2 ou 3 track days ...... no entanto neste ultimo a zoada voltou.
Coisa que a meu ver não ajudam:
-Autoblocante competiçao (KAAZ; TOMEI; TRD etc)
-Pneus semi slicks ou slicks também esforçam mais o diferencial
-Potencia do motor
É tudo muito subjectivo e não ha maneira de provar absolutamente nada.
No entanto na minha opinião diria q se querem dar um uso ao carro assim como dá o Pardal (ou eu em tempos ....) vão ter muitas dores de cabeça.
Diria que é possível montar uma relação 4.778 no AE86 com um diferencial de competição e pneus slicks sem zoada, no entanto diria também que he um processo muito complicado ou mesmo quase impossível no nosso cantinho ha beira mar.
Aconselho espaçador fixo sem duvida, mas muito mais importante que isso, alguém q saiba o q está a fazer.
E não se esqueçam que este "alguém q sabe o q está a fazer" refere-se ao mundo da competição.
Montar diferencias sem zoada para levar o carro para o trabalho ha muita gente competente a fazelo, agora montar um diferencial num AE86 para ser usado nas condições acima descritas não conheço ninguém.
A outra opção é concluir que o diferencial não foi desenhado para trabalhar nesta condições, e a partir do momento q é sujeitado a tal passa a ser uma peça de desgaste.
A TRD usava espaçador fixo quando usava este carro em competições.
Logo podemos assumir que a toyota/trd sabia q tal era necessário quando o nível de esforço aumenta.
A TRD usava tambem um radiador de óleo no diferencial. Outra coisa q já propus ao Pardal é monitorizar a temperatura de óleo de diferencial durante um track day. Depois dos 150C é normal que a coroa/pinhão se danifiquem.
Desculpem o testamento.
Abraço
O diferencial do AE86 sempre foi uma das poucas coisas q eu n percebo neste carro.
Quando comprei o carro ele tinha 200 mil km e não fazia zoada.
Passado um mês de esmifra da boa estava a zoar como se n houvesse amanha.
Dai levou a relação curta com espaçador original NOVO (montada por mim e provavelmente mal) durou algum tempo sem zoar.
Voltei a desmontar (algumas duas ou 3 vezes porque passado alguns track days voltava a zoar) e sempre metendo espaçador original NOVO.
Entretanto o pardal estava a entrar no espaçador fixo ....
Também montamos algumas 4.77 no carro dele com espaçador novo original, mas o resultado foi sempre zoada.
O ultimo dado que tenho he relacionado com o carro do pardal também.
Depois da ultima vez q montamos tudo com uma 4.77 nova, espaçador fixo e tudo seguido ha risca (desmontamos e montamos o pinhão algumas 6x até termos a certeza q estava tudo bem antes de voltarmos a montar tudo no carro).
Desta vez o resultado foi muito melhor, o carro durou alguns 2 ou 3 track days ...... no entanto neste ultimo a zoada voltou.
Coisa que a meu ver não ajudam:
-Autoblocante competiçao (KAAZ; TOMEI; TRD etc)
-Pneus semi slicks ou slicks também esforçam mais o diferencial
-Potencia do motor
É tudo muito subjectivo e não ha maneira de provar absolutamente nada.
No entanto na minha opinião diria q se querem dar um uso ao carro assim como dá o Pardal (ou eu em tempos ....) vão ter muitas dores de cabeça.
Diria que é possível montar uma relação 4.778 no AE86 com um diferencial de competição e pneus slicks sem zoada, no entanto diria também que he um processo muito complicado ou mesmo quase impossível no nosso cantinho ha beira mar.
Aconselho espaçador fixo sem duvida, mas muito mais importante que isso, alguém q saiba o q está a fazer.
E não se esqueçam que este "alguém q sabe o q está a fazer" refere-se ao mundo da competição.
Montar diferencias sem zoada para levar o carro para o trabalho ha muita gente competente a fazelo, agora montar um diferencial num AE86 para ser usado nas condições acima descritas não conheço ninguém.
A outra opção é concluir que o diferencial não foi desenhado para trabalhar nesta condições, e a partir do momento q é sujeitado a tal passa a ser uma peça de desgaste.
A TRD usava espaçador fixo quando usava este carro em competições.
Logo podemos assumir que a toyota/trd sabia q tal era necessário quando o nível de esforço aumenta.
A TRD usava tambem um radiador de óleo no diferencial. Outra coisa q já propus ao Pardal é monitorizar a temperatura de óleo de diferencial durante um track day. Depois dos 150C é normal que a coroa/pinhão se danifiquem.
Desculpem o testamento.
Abraço
André e Gon
Desculpem lá se entenderam alguma frase com sentido menos correcto, não era essa a minha intenção.
Acho até este post bastante interessante tendo em conta que é algo que interessa a todos nós, opiniões divergentes é bom que as haja
No fundo o facto do diferençial zoar pode ter a ver com outras variantes que não sejam só o espaçador normal.
O tipo de utilização sem dúvida que será o factor principal. Como disse o Gon e muito bem o dif é uma peça de desgaste.
A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.
Para quem quer utilizar o carro unicamente para TD ou Grip, sem dúvida que terá vantagem utilizar o espaçador fixo pois será menos uma preocupação.
No meu caso o carro como é para utilização dia a dia com um ou outro TD esporádico não vejo necessidade de montar o espaçador fixo, acho tb que a algum componente sofrer porrada que seja o espaçador pois custa só 15€ e muda-se com facilidade.
Pronto, digamos que vou servir de cobaia
Abraços.
Desculpem lá se entenderam alguma frase com sentido menos correcto, não era essa a minha intenção.
Acho até este post bastante interessante tendo em conta que é algo que interessa a todos nós, opiniões divergentes é bom que as haja
No fundo o facto do diferençial zoar pode ter a ver com outras variantes que não sejam só o espaçador normal.
O tipo de utilização sem dúvida que será o factor principal. Como disse o Gon e muito bem o dif é uma peça de desgaste.
A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.
Para quem quer utilizar o carro unicamente para TD ou Grip, sem dúvida que terá vantagem utilizar o espaçador fixo pois será menos uma preocupação.
No meu caso o carro como é para utilização dia a dia com um ou outro TD esporádico não vejo necessidade de montar o espaçador fixo, acho tb que a algum componente sofrer porrada que seja o espaçador pois custa só 15€ e muda-se com facilidade.
Pronto, digamos que vou servir de cobaia

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Tenho um OEM e enfim.. ao pé do KAAZ é muito fraco mesmo e não bloqueia de igual modo em ambas as rodas.. há sempre uma que bloqueia melhor.. no meu caso as curvas a direita, a roda direita de dentro patina.. ou seja bloqueio defeituoso, ás vezes lá pega... e foi todo reconstruido com material novo.gon Escreveu:hum....... Diria q um KAZZ tem um bloqueio bastante superior em aceleração .....jazevedo Escreveu: A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.
So quero juntar uns trocos pra mandar vir um Kaaz e claro o espaçador fixo pra evitar o desgaste prematuro do grupo cónico.

Tens razão de certeza, pelo que li algures um KAZZ 2 vias tem 70% de bloqueio em relação ao OEM não sei.gon Escreveu:hum....... Diria q um KAZZ tem um bloqueio bastante superior em aceleração .....
De qualquer forma a quantidade de torção transmitida a coroa pelo pinhão é a mesma, varia é a forma como é distribuída pelas 2 rodas.
AE86Driver
Nitidamente deves ter algum componente interno ou acessório interno do teu dif danificado.
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Acho que o Pardal e o Gonçalo já disseram...
Já passei também por uma odisseia semelhante, sendo que no meu caso foi tudo sempre montado e afinado por pessoas que já montaram bastantes semelhantes, inclusivé AE86 de corrida...
Neste momento tenho KAAZ, espaçador fixo e 4.778, zoa um bocado mas pronto... Nem me chateio mais...

Já passei também por uma odisseia semelhante, sendo que no meu caso foi tudo sempre montado e afinado por pessoas que já montaram bastantes semelhantes, inclusivé AE86 de corrida...
Neste momento tenho KAAZ, espaçador fixo e 4.778, zoa um bocado mas pronto... Nem me chateio mais...
A minha noção de facilidade é muito diferente da tua eheheheh.pois custa só 15€ e muda-se com facilidade

Fica então provado que montando um espaçador fixo não invalida que com o tempo e utilização o dif ganhe zoada, seja quem for que monte.
Cada um faça como entender
Ora bem, claro que tendo que pagar para colocar um espaçador novo quando ceder não fica barato para meter uma peça que custa 15€...
De qualquer forma a alguma coisa ceder para mim é preferível que seja o espaçador.
Cá está o kit necessário para meter o KAZZ, ainda está fresquinho...

Abraço
Cada um faça como entender

Ora bem, claro que tendo que pagar para colocar um espaçador novo quando ceder não fica barato para meter uma peça que custa 15€...
De qualquer forma a alguma coisa ceder para mim é preferível que seja o espaçador.
Cá está o kit necessário para meter o KAZZ, ainda está fresquinho...

Abraço
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Como disse acima, levou tudo novo e foi tudo montado por um mecanico experiente no assunto. Já montou vários, eu falei com ele sobre isso e ele mesmo disso que nunca fica como novo depois de aberto e já não era o primeiro a acontecer isto.. mas há outros que ficam bem é uma questão de sorte... eu não sei o que passou o meu LSD antes de o ter..jazevedo Escreveu:AE86Driver
Nitidamente deves ter algum componente interno ou acessório interno do teu dif danificado.

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