[DUVIDA] Autoblocante KAZZ

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
isac
Site Admin
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Contacto:

Mensagem por isac »

O OEM esmaga cede com a força de 5 toneladas :) o outro 17.

jae86
active user
Registado: 16 set 2009, 21:01
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Rasteirinho Escreveu:O espaçador fixo traz umas anilhas de afinação... :wink:
Faz todo o sentido que a folga seja afinada com anilhas, tb me foi transmitido isso.
Pelo que percebi o espaçador fixo é uma peça manufacturada, não sendo fabricada pela Toyota logo pensei ser uma peça única.
Outra questão prende-se com o facto do espaçador OEM ser exactamente igual caso o AE86 tenha saido ou não com LSD de fábrica; mais, se essa peça desse tanta raia naturalmente que a mesma teria sido alterada pela Toyota o que não é o caso.
Para o tipo de utilização que quero dar ao carro não vejo necessidade de inventar.
isac Escreveu:O OEM esmaga cede com a força de 5 toneladas :) o outro 17.
Concordo contigo, não querendo dizer que a OEM não seja mais que suficiente obviamente a peça alterada foi feita para ser mais resistente :wink:

djballs
Propietários
Registado: 12 ago 2009, 18:18
Contacto:

Mensagem por djballs »

o stress vai ser depois de uns copos e coboiada querer sempre mostrar o ar da graça do charuto e ele fazer pufff e depois pensar assim " espaçador fixo alterado é que era, merda po oem " LOOOOL

eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :) LOL

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

djballs Escreveu:eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :) LOL
Por essa ordem de ideias nenhum diferençial LSD original teria sobrevivido até aos dias de hoje :shock:

Diz-me uma coisa, o teu diferençial já foi reconstruido? Já montas-te o espaçador fixo?

È que se não for o caso vê lá tu que já sobreviveu a 25 anos e ......km de abusos e ainda não se desmontou :wink:

Continuo a dizer que se fosse uma peça crítica, em 27 anos de produção de certeza que a Toyota já a tinha alterado.

È só a minha opinião :D

emanuelae86
Propietários
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Contacto:

Mensagem por emanuelae86 »

Acho que muitos nunca tiverem um lsd bem montado e alguns novos estão dar raia :cry:

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

emanuelae86 Escreveu:alguns novos estão dar raia :cry:
Provavelmente devido a má montagem :wink:

Ricardo M.
active user
Registado: 24 mai 2009, 12:39
Contacto:

Mensagem por Ricardo M. »

jazevedo, penso que mesmo o LSD oem não transmita tanto esforço ao espaçador como um Kaaz por exemplo.... É uma questão de lógica e esforço feito por ambas as rodas.. o espaçador oem aguenta bem com o diferencial oem (aliás, andam aí todos a circular sem problemas)... mas com um lsd já não sei até que ponto são fiáveis.. O que é certo é que eles desafinam com o lsd montado e não me acredito que seja apenas coincidência.....

|BUDA|
active user
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

a precentagem de bloqueio de um lsd de origem de 1 via comparado com um 1.5 vias ou 2 vias da tomei, cusco, kaaz etc nao tem nada a ver....

vai la fazer uma circuito com um 320i de fabrica e vai fazer com um do wtcc...

JonnyAE86
active user
Registado: 18 ago 2009, 00:32
Contacto:

Mensagem por JonnyAE86 »

jazevedo Escreveu:
djballs Escreveu:eu nao sei mas o riginal nas minhas maos durava, ora deixa me ver 2 rotundas ? talvez uma , daquelas longas :) LOL
Por essa ordem de ideias nenhum diferençial LSD original teria sobrevivido até aos dias de hoje :shock:

Diz-me uma coisa, o teu diferençial já foi reconstruido? Já montas-te o espaçador fixo?

È que se não for o caso vê lá tu que já sobreviveu a 25 anos e ......km de abusos e ainda não se desmontou :wink:

Continuo a dizer que se fosse uma peça crítica, em 27 anos de produção de certeza que a Toyota já a tinha alterado.

È só a minha opinião :D
A questão que os "defensores do fixo" daqui do fórum te estão a tentar fazer ver é que o esforço realizado por um LSD Kaaz ou TRD não tem nada a ver com o exercido por um lsd OEM toyota (que na minha opinião de nada serve). em relação ao conselho que te deram, com todo o respeito pelo conselheiro mas não foi o mais correcto.

Um LSD Kaaz/Cusco/TRD/etc DEVE POR NORMA ser complementado por um espaçador fixo.

O serviço dde instalação de LSD DEVE ser feito por um profissional experiente, pois é um processo complexo e moroso de medição atrás de medição e até incluiu pinturas :D , não é algo que deva ser feito num zé da esquina nem numa norauto, para evitar o desgaste prematuro de uma boa relação final. O LSD em si não se estraga mas sim a relação final.
Imagem

obi
active user
Registado: 14 ago 2009, 13:46
Contacto:

Mensagem por obi »

Ricardo M. Escreveu:
obi Escreveu:Pode não ter sido esmagado numa prensa...

Ao dar a pré-carga do rolamento o próprio espaçador esmaga, dai ser aconselhável a utilização do fixo, para com a carga extra provocada pela utilização do autoblocante este não se deformar mais e desafinar o contacto entre o pinhão e a coroa.
Mas chegaste a ler o tópico de onde foi tirada a imagem? Parece-me que não....
Não Mendes, não tinha lido, de qualquer forma eu disse "Pode não..." :lol:

Eu estou com o Jonny, um autoblocante que não seja o original sem espaçador fixo, não é grande ideia...

E o Jonny é testemunha dos problemas de zoada que tive até montar o espaçador fixo, a partir dai já fez 45.000 Km e até um track day em Braga fez sem problemas...

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Vamos por partes…
Ricardo M. Escreveu:jazevedo, penso que mesmo o LSD oem não transmita tanto esforço ao espaçador como um Kaaz por exemplo.... É uma questão de lógica e esforço feito por ambas as rodas..

Em que te baseias para dizer isso?
Ricardo M. Escreveu:O que é certo é que eles desafinam com o lsd montado e não me acredito que seja apenas coincidência.....
Se calhar o problema está no facto do pessoal meter o KAZZ e usar o espaçador usado.
|BUDA| Escreveu:a precentagem de bloqueio de um lsd de origem de 1 via comparado com um 1.5 vias ou 2 vias da tomei, cusco, kaaz etc nao tem nada a ver....

Se o espaçador normal aguenta o LSD de fábrica, aguenta tb o KAZZ.
|BUDA| Escreveu:vai la fazer uma circuito com um 320i de fabrica e vai fazer com um do wtcc...

Estás a compar coisas que não têm comparação.
JonnyAE86 Escreveu:O serviço de instalação de LSD DEVE ser feito por um profissional experiente, pois é um processo complexo e moroso de medição atrás de medição e até incluiu pinturas :D , não é algo que deva ser feito num Zé da esquina nem numa Norauto, para evitar o desgaste prematuro de uma boa relação final.

A pessoa que me está a ajudar na reparação do carro e que vai montar o LSD (coincidência ou não é meu colega) é um profissional que trabalha em Concessões Mercedes-Benz a mais de 10 anos em que o seu trabalho desde sempre consistiu na reparação de motores, caixas de velocidades e diferenciais; pelo que experiência nesse sentido não lhe falta e podem compreender que vou ter em conta a sua opinião.
Neste momento ele está para formação pelo que vou aguardar que chegue para chegar a alguma conclusão tendo em conta o que aqui foi escrito.
obi Escreveu:E o Jonny é testemunha dos problemas de zoada que tive até montar o espaçador fixo, a partir dai já fez 45.000 Km e até um track day em Braga fez sem problemas...

Ao montares o LSD inicialmente compras-te um espaçador OEM novo ou montas-te o LSD utilizando o espaçador usado? Podemos chegar a alguma conclusão aqui.

Meter o espaçador fixo sem um motivo lógico não faz sentido para mim.

Agora vou ser banido :lol:

apardal
Site Admin
Registado: 12 ago 2009, 17:13
Contacto:

Mensagem por apardal »

jazevedo, má atitude.

Não estou de acordo contigo, mas também não a 100% com o Jonny.

Não é o tipo de LSD que vai influenciar o esforço que o espaçador sofre. O que vai influenciar é o tipo de utilização. Julgo que apenas em desaceleração é que um LSD de 2 vias irá fazer com que a aplicação da força da coroa no pinhão seja mais forte.

Eu andar com espaçador de esmagar para a utilização que o carro leva, é mal pensado. A TRD desenvolveu o espaçador fixo por alguma razão.

Andar com um Kaaz no dia a dia com espaçador de esmagar não me choca. Mas se lhe começares a dar calor, mais tarde ou mais cedo o espaçador vai diminuir a pré-carga dos rolamentos do pinhão, levando ao colapso do equilíbrio do conjunto.

Ninguém aqui, no seu perfeito juízo, arrisca montar um espaçador usado seja com que relação final ou diferencial for. No entanto, podes muito bem tentar re-utilizar o espaçador, caso com este se consiga estabelecer a pré-carga correcta dos rolamentos do pinhão.

Podes dar um diferencial a um mecânico com 30 anos de experiência. Para cada tipo de utilização a que se destine o uso do carro, tens uma montagem diferente. Se ele não adaptar a montagem ao tipo de uso, vai dar merda.

MadAE86
Propietários
Registado: 24 mai 2009, 14:13
Contacto:

Mensagem por MadAE86 »

Aqui ninguém é banido por divergência de opiniões ou teorias. O bom do fórum é exactamente haver opiniões divergentes. Só assim se compara e se chega a uma conclusão, ou não!

Este é um caso bastante interessante. Por favor continuem! :wink:
Imagem

gon
Site Admin
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

Claro que não vais ser banido .............
O diferencial do AE86 sempre foi uma das poucas coisas q eu n percebo neste carro.

Quando comprei o carro ele tinha 200 mil km e não fazia zoada.
Passado um mês de esmifra da boa estava a zoar como se n houvesse amanha.
Dai levou a relação curta com espaçador original NOVO (montada por mim e provavelmente mal) durou algum tempo sem zoar.
Voltei a desmontar (algumas duas ou 3 vezes porque passado alguns track days voltava a zoar) e sempre metendo espaçador original NOVO.

Entretanto o pardal estava a entrar no espaçador fixo ....
Também montamos algumas 4.77 no carro dele com espaçador novo original, mas o resultado foi sempre zoada.

O ultimo dado que tenho he relacionado com o carro do pardal também.

Depois da ultima vez q montamos tudo com uma 4.77 nova, espaçador fixo e tudo seguido ha risca (desmontamos e montamos o pinhão algumas 6x até termos a certeza q estava tudo bem antes de voltarmos a montar tudo no carro).
Desta vez o resultado foi muito melhor, o carro durou alguns 2 ou 3 track days ...... no entanto neste ultimo a zoada voltou.

Coisa que a meu ver não ajudam:
-Autoblocante competiçao (KAAZ; TOMEI; TRD etc)
-Pneus semi slicks ou slicks também esforçam mais o diferencial
-Potencia do motor

É tudo muito subjectivo e não ha maneira de provar absolutamente nada.

No entanto na minha opinião diria q se querem dar um uso ao carro assim como dá o Pardal (ou eu em tempos ....) vão ter muitas dores de cabeça.

Diria que é possível montar uma relação 4.778 no AE86 com um diferencial de competição e pneus slicks sem zoada, no entanto diria também que he um processo muito complicado ou mesmo quase impossível no nosso cantinho ha beira mar.
Aconselho espaçador fixo sem duvida, mas muito mais importante que isso, alguém q saiba o q está a fazer.

E não se esqueçam que este "alguém q sabe o q está a fazer" refere-se ao mundo da competição.
Montar diferencias sem zoada para levar o carro para o trabalho ha muita gente competente a fazelo, agora montar um diferencial num AE86 para ser usado nas condições acima descritas não conheço ninguém.

A outra opção é concluir que o diferencial não foi desenhado para trabalhar nesta condições, e a partir do momento q é sujeitado a tal passa a ser uma peça de desgaste.

A TRD usava espaçador fixo quando usava este carro em competições.
Logo podemos assumir que a toyota/trd sabia q tal era necessário quando o nível de esforço aumenta.

A TRD usava tambem um radiador de óleo no diferencial. Outra coisa q já propus ao Pardal é monitorizar a temperatura de óleo de diferencial durante um track day. Depois dos 150C é normal que a coroa/pinhão se danifiquem.

Desculpem o testamento.
Abraço

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

André e Gon

Desculpem lá se entenderam alguma frase com sentido menos correcto, não era essa a minha intenção.

Acho até este post bastante interessante tendo em conta que é algo que interessa a todos nós, opiniões divergentes é bom que as haja :wink:

No fundo o facto do diferençial zoar pode ter a ver com outras variantes que não sejam só o espaçador normal.
O tipo de utilização sem dúvida que será o factor principal. Como disse o Gon e muito bem o dif é uma peça de desgaste.

A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.

Para quem quer utilizar o carro unicamente para TD ou Grip, sem dúvida que terá vantagem utilizar o espaçador fixo pois será menos uma preocupação.

No meu caso o carro como é para utilização dia a dia com um ou outro TD esporádico não vejo necessidade de montar o espaçador fixo, acho tb que a algum componente sofrer porrada que seja o espaçador pois custa só 15€ e muda-se com facilidade.

Pronto, digamos que vou servir de cobaia :roll:

Abraços.

gon
Site Admin
Registado: 30 abr 2009, 13:31
Contacto:

Mensagem por gon »

jazevedo Escreveu: A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.
hum....... Diria q um KAZZ tem um bloqueio bastante superior em aceleração .....

AE86Driver
Propietários
Registado: 12 ago 2009, 18:01
Contacto:

Mensagem por AE86Driver »

gon Escreveu:
jazevedo Escreveu: A única diferença do dif OEM para um KAZZ é que o KAZZ actua tb na desaceleração, logo o espaçador estará em esforço tb nesse instante.
hum....... Diria q um KAZZ tem um bloqueio bastante superior em aceleração .....
Tenho um OEM e enfim.. ao pé do KAAZ é muito fraco mesmo e não bloqueia de igual modo em ambas as rodas.. há sempre uma que bloqueia melhor.. no meu caso as curvas a direita, a roda direita de dentro patina.. ou seja bloqueio defeituoso, ás vezes lá pega... e foi todo reconstruido com material novo.

So quero juntar uns trocos pra mandar vir um Kaaz e claro o espaçador fixo pra evitar o desgaste prematuro do grupo cónico.
Imagem

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

gon Escreveu:hum....... Diria q um KAZZ tem um bloqueio bastante superior em aceleração .....
Tens razão de certeza, pelo que li algures um KAZZ 2 vias tem 70% de bloqueio em relação ao OEM não sei.

De qualquer forma a quantidade de torção transmitida a coroa pelo pinhão é a mesma, varia é a forma como é distribuída pelas 2 rodas.

AE86Driver

Nitidamente deves ter algum componente interno ou acessório interno do teu dif danificado.

Rasteirinho
Site Admin
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Contacto:

Mensagem por Rasteirinho »

Acho que o Pardal e o Gonçalo já disseram...
Já passei também por uma odisseia semelhante, sendo que no meu caso foi tudo sempre montado e afinado por pessoas que já montaram bastantes semelhantes, inclusivé AE86 de corrida...

Neste momento tenho KAAZ, espaçador fixo e 4.778, zoa um bocado mas pronto... Nem me chateio mais...
pois custa só 15€ e muda-se com facilidade
A minha noção de facilidade é muito diferente da tua eheheheh. :lol:
Imagem

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

Fica então provado que montando um espaçador fixo não invalida que com o tempo e utilização o dif ganhe zoada, seja quem for que monte.

Cada um faça como entender :lol:

Ora bem, claro que tendo que pagar para colocar um espaçador novo quando ceder não fica barato para meter uma peça que custa 15€...
De qualquer forma a alguma coisa ceder para mim é preferível que seja o espaçador.

Cá está o kit necessário para meter o KAZZ, ainda está fresquinho...

Imagem

Abraço

nunoturbo
active user
Registado: 12 ago 2009, 17:06
Contacto:

Mensagem por nunoturbo »

Cá está o kit necessário para meter o KAZZ, ainda está fresquinho...
E a conta foi no valor de...?

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

nunoturbo Escreveu:E a conta foi no valor de...?
Preços PVP já com IVA:

90368-41050 - 2 x 69,79€
90366-34019 - 94,93€
90368-30002 - 69,79€
41231-22010 - 16,04€
04412-14020 - 9,19€

|BUDA|
active user
Registado: 21 ago 2009, 01:03
Contacto:

Mensagem por |BUDA| »

pois como ja dito por mim e confirmado por outro utilizador

um lsd autoblocante de origem "toyota" é de 1 via e nao tem um % de bloqueio tao grande como um tomei, kaaz, trd...

:D

jae86
active user
Contacto:

Mensagem por jae86 »

|BUDA| Escreveu:um lsd autoblocante de origem "toyota" é de 1 via e nao tem um % de bloqueio tao grande como um tomei, kaaz, trd... :D
Estamos 100% de acordo :wink:

AE86Driver
Propietários
Registado: 12 ago 2009, 18:01
Contacto:

Mensagem por AE86Driver »

jazevedo Escreveu:AE86Driver

Nitidamente deves ter algum componente interno ou acessório interno do teu dif danificado.
Como disse acima, levou tudo novo e foi tudo montado por um mecanico experiente no assunto. Já montou vários, eu falei com ele sobre isso e ele mesmo disso que nunca fica como novo depois de aberto e já não era o primeiro a acontecer isto.. mas há outros que ficam bem é uma questão de sorte... eu não sei o que passou o meu LSD antes de o ter..
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes