Página 1 de 1
Folga das velas (GAP)
Enviado: 04 fev 2010, 00:50
por isac
Comprei uma velas mais frias, ngk BCPR7E11 para minimizar o risco de pré-ignição (em teoria!) e gostava de saber se devo manter a folga de 1,1 milímetros ou deve reduzir para 1mm ou 0.8mm
Gostava que alguém escreve-se qualquer coisa se devo ou não deixar como está.
Desde já agradeço. :)
Enviado: 04 fev 2010, 09:15
por gon
essa he facil

deixa como está.
Se tiveres problemas em altas
ou metes uma bobine melhor (eu meti uma MSD no meu) o baixas a folga ......
No entanto desconheço casos de problemas de folga excessiva (quando usado os 1.1 de fabrica) nos nossos charutos
Enviado: 04 fev 2010, 11:28
por Rasteirinho
Deixa estar assim, só se tiveres falhas de ignição é que poderás baixar a folga ligeiramente.
Enviado: 04 fev 2010, 11:42
por apardal
Os meus Pistons Wiseco devem ter um dispositivo automático de ajuste da folga das velas. Não sei se lhes tocam, se é da compressão. Mas eu afino a folga para 1.1 vou andar com o carro e quando volto tá tudo mais curto

Enviado: 04 fev 2010, 15:02
por isac
Pardal esperamos que seja da compressão. Quando tirei as minhas tinha uma quase encostada... aí o susto :?
Vai assim
Enviado: 04 fev 2010, 16:33
por gon
nao pode ser excesso de compressao / pressao porque a pressao da combustao he aplicada em quantidades iguais em redor de todo o polo da vela, como tal ela não se vai descolar .....
A vossa vela deve estar bastante perto do piston , e em alta RPM com a aceleração do piston e a elasticidade das bielas/cambota acabam por se tocar.
Não me preocuparia com isso ....
No entanto se estão preocupados metam outra anilha de esmagar na vela (alem da original)
Enviado: 04 fev 2010, 23:24
por isac
Enviado: 05 fev 2010, 08:34
por gon
sim, ali para os lados do filtro do óleo .....
entre o filtro do óleo e o sensor de pressão de óleo tens para ali umas roscas .....
o meu esta ai para esses lados .....
atenção que alguns sensores de detonação (principalmente os mais baratos) só são fiáveis a uma determinada rotação...
o meu por exemplo afinei o (usando a lata DETCAN) para trabalhar bem entre as 4 e as 5mil , mas o q acontece he q a partir das 5mil começa a acusar detonação parece um maluco e no entanto o carro não está a detonar ..... nem perto .....
Enviado: 05 fev 2010, 09:45
por Rasteirinho
Acho que de ambos os lados do bloco tens alguns sítios onde o podes apertar...
Enviado: 06 fev 2010, 03:10
por isac
Enviado: 06 fev 2010, 06:49
por jae86
A meu ver deverias escolher no bloco o local mais junto da cabeça de motor possível, para teres um leitura mais real.
Enviado: 06 fev 2010, 10:51
por gon
eu escolhi aquele q se vê na primeira foto, por cima do filtro de óleo.
No entanto he como o jazevedo diz , o ideal he ser o mais próximo possível da cabeça (n deixando de ser no bloco).
Alguns carros até o usam no colector de admissão e funciona bem na mesma.
He um som/vibração, como tal he ouvido com alguma facilidade em todo o motor.