pack Escreveu:Ora vejamos,
Quem te disse que não deverias comprar um AE86 para primeiro carro esta correcto.
Vais ter imensos gastos como é normal num carro com 30 anos, o AE86 não é especial.....
O carro nunca te vai consumir 9L/100, a não sei que não metas a 5ª e nunca passes das 3500rpm....
Seguro, IUC e IPO são baratos..... não é por aí.....
Primeiro, o carro é feito de chapa por dentro e por fora e ainda que tenha pintura (onde já poupas uns trocos.... podes ter o chassis e a chapa interior todos esfrangalhados.
Depois o carro pode ter interiores xpto como pode ter interiores merdosos, e se for esse o caso estás na merda. Um plastico custa 100€ e merdices que para carros banais custam 2€ para o 86 custam 200€.
Depois vem tudo o resto.
Motor, suspensão, direcção e transmissão.
Qualquer umas destas coisas se estiver a dar o peido mestre, estás na merda..... Caixas de velocidades não se encontram facilmente, reparar um motor é caro para quem não pode, encontrar material para o grupo cónico é caro e tás lixado para encontrar quem monte e afine e mesmo quando encontras pagas.
Depois de tudo isto estar validado, parabéns!
Desculpa estou a gozar, lamento... vais continuar com um carro velho e com 30 anos que não vai fazer nada de jeito.
Vais começar os upgrades..... LSD, suspensoes, jantes, acessórios, etc.... estás na merda.... Vais derreter milhares de euros....
Agora sim... tens um carro decente!
Lamento, tens uma lata velha que só te vai dar despesa...... Vais querer fazer upgrades maiores, melhorar o carro..... até ficar um carro actualizado.
Agora sim, está como pretendes.
E acabas por derreter 30000€ sem te aperceberes.
Faz o seguinte..... Não te metas nisto :)
Abraço
Olá.
Basicamente, para não gastar muita gasolina não posso passar das 3500 rpm nem meter a 5ª?
O que queres dizer com "chassis e a chapa interior todos esfrangalhados"?
Claro que se comprar um AE86 o carro tem de já estar todo direito. Nunca na vida ía comprar um com o interior todo na m*rda. Aliás, mesmo que esteja uma peça ou outra estragada, serei eu a restaura-la. Sempre gostei de coisas antigas na vida, bem como restaura-las (neste momento tenho uma bicicleta pasteleira a restaurar e a única coisa que necessitou nova foi um guiador. O resto tratei eu do assunto. Tirar a ferrugem com bicarbonato de sódio e vinagre, hidratar o selim com vaselina, etc etc).
Quanto aos upgrades e isso, nunca na vida o iria fazer. Quero um AE86 original e não modificado. Senão, para além de perder a qualidade do antigo, quase se torna num carro atual (o que detesto), bem como o valor que desceria.
Neste momento tenho um amigo meu a restaurar um AE86 e disse que mo fazia por 5500€ (está dentro do orçamento
![biggrin [smilie=biggrin.gif]](./images/smilies/biggrin.gif)
). Mas quando ele me disse o que o carro tinha... Pistões xpto, cambota reforçada, eixo de um KE20, caixa de um Nissan não sei quê das quantas, etc etc.

Quando ele me disse isto desisti logo do carro dele.

Neste momento tenho um debaixo d´olho por 7000€ e pelas fotos parece-me que está direito. Mas só vendo o carro mesmo...
Claro que se depois mais tarde a caixa avariar, ou o motor, ou qualquer coisa, torna-se dispendioso, mas isso pode acontecer a qualquer carro (Especialmente antigo).
Já agora, o AE86 seria para andar normal e Não para fazer peões. (claro que em dias de chuva sempre se faz um ou outro, mas nada de mais

)