Abri este tópico porque é do interesse de todos, sendo um assunto que nos deixa sempre a ponderar a encomenda de peças que sejam alvo de "abusos" alfandegários
![dash2 [smilie=dash2.gif]](./images/smilies/dash2.gif)
Não sei dizer a vericidade dos cálculos, mas como estou na Suiça e já me tinham dito que aqui os impostos e taxas alfandegários são quase meramente representativos, decidi procurar essas mesmas taxas para um produto alvo.
Segundo isto, encontrei um site que nos cálcula os custos finais perante o valor total e discriminado da encomenda realizada.
O site em questão é o que se segue neste link: http://www.dutycalculator.com/
Apelo aos moderadores que movam o tópico de local se não for adequado há "compra e venda".
Para demonstração e os preços foram aleatórios e maximizados para me rir em comparação às taxas em Portugal, cálculei os impostos que pagaria por uma encomenda de uma peça automovél, dos EUA para a Suiça, ao preço de 2500 dolares, mais 400 dolares de transporte, mais 200 de seguro, com 50 kg. O valor final de taxas que teria de somar aos 3100 dolares de custo final da encomenda seriam 300 francos, ou seja, aproximadamente 248 euros.
Assim de forma muito arredondada, seria 10% do valor final da encomenda. Em Portugal por 50 euros já paguei 125 euros de custos alfandegários, 250 % da encomenda (apesar de já ter pago pela mesma peça com o mesmo valor 50 euros, nunca percebi a discrepância de valores mas "paga e cala burro")
Se o valor fosse os 3100 dolares, com o peso da encomenda, segundo o que me informaram na alfandega em Portugal, a partir de um certo valor, volume e peso, somos considerados como importadores, que pelo que entendi somos como empresas, logo os valores apresentados serão ainda maiores em grande escala, que foi o que me aconteceu numa encomenda.
Espero que seja util.
Abraço a todos