Peso não suspenso
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Peso não suspenso
Boas,
Alguém já pesou os componentes não suspensos do AE86?
Luis, tem tudo desmontado do teu carro, podias deitar as mãos à balança... :)
Eu ajudo-te...
Alguém já pesou os componentes não suspensos do AE86?
Luis, tem tudo desmontado do teu carro, podias deitar as mãos à balança... :)
Eu ajudo-te...
Re: Peso não suspenso
desculpa lá a ignorÂncia ,mas o que é 1 objecto "!não suspenso" num carro'? tou a perguntar pq não sei mesmo. ![close_tema [smilie=close_tema.gif]](./images/smilies/close_tema.gif)
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Re: Peso não suspenso
Pneus, jantes, cubos, discos, pernos das rodas, semi-eixos...nut´s Escreveu:desculpa lá a ignorÂncia ,mas o que é 1 objecto "!não suspenso" num carro'? tou a perguntar pq não sei mesmo.
Re: Peso não suspenso
ou seja tudo que está em "contacto " mas tem movimento tornando o seu peso 1 ""força"" de movimento ??? ou seja como se fosse o volante do motor no motor?apardal Escreveu:Pneus, jantes, cubos, discos, pernos das rodas, semi-eixos...nut´s Escreveu:desculpa lá a ignorÂncia ,mas o que é 1 objecto "!não suspenso" num carro'? tou a perguntar pq não sei mesmo.
mas para considerar isso eziste algum calculo pre estabelicido de comparação (como se fosse 1 métrica universal) ou é feito em rácio , tipo calculando esse peso suspenso com o resto do carro?

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
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- Ricardo M.
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Re: Peso não suspenso
Quanto menos peso não suspenso tiveres, menos massa têm os orgãos de suspensão que suportar.. É uma boa diferença a nível de handling.
Re: Peso não suspenso
Aí está o interesse por exemplo das jantes de liga de alumínio, de magnésio, etc.
A mesma coisa com os discos em cerâmica/carbono. Para além da maior resistência à fadiga pesam muito menos.
A mesma coisa para componentes da suspensão em alumínio.
Mais do que baixar o peso total do carro, tudo isto melhora e muito o comportamento do carro.
Para tirar peso, o melhor é o não suspenso.
A mesma coisa com os discos em cerâmica/carbono. Para além da maior resistência à fadiga pesam muito menos.
A mesma coisa para componentes da suspensão em alumínio.
Mais do que baixar o peso total do carro, tudo isto melhora e muito o comportamento do carro.
Para tirar peso, o melhor é o não suspenso.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
Re: Peso não suspenso
ok, entao tinha razão quando dizia que gostava de driftar o meu ae com jante de ferro atraz... apesar de ter pouca modificação no "peso não suspenso" só o simples facto de andar com 13 de aluminio a frente e 14 de ferro alargadas atraz já fazia diferença!!

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Re: Peso não suspenso
Sem me querer alongar muito sobre o assunto porque dá pano para mangas, a massa não suspensa é toda aquela compreendida entre os "dois sistemas" de supensão de cada roda.
Entre a suspensão propriamente dita (mola + amortecedor) e o pneu (que também é uma mola).
Com as solicitações da estrada a suspensão trabalha e provoca uma certa oscilação na carroçaria (a massa suspensa)
Dependendo da velocidade do carro, da amplitude das irregularidades da estrada e da frequencia natural da suspensão e do pneu, podemos ter dois cenários:
- Na melhor das situações a massa não suspensa mantem-se estável e não oscila significantemente entre o pneu e a suspensão.
- Na pior, a massa não suspensa entra em ressonancia e começa a oscilar bastante a uma frequencia bastante diferente daquela a que a carroçaria oscila.
O efeito prático é uma carga bastante inconstante no contact patch do pneu e uma perda de aderência bastante grande.
Quanto maior a massa não suspensa, mais pronunciado é o efeito dessa oscilação descontrolada.
Devo ter uns vídeos interessantes deste efeito, durante uns testes há uns anos a um F3 num four post rig.
A determinada altura o carro pode estar aparentemente estático (a vibrar a uma frequencia alta e amplitude baixa) enquanto que a manga de eixo oscila com uma aplitude brutal e uma frequência baixa o suficiente para ser bem visivel.
Pedro, é questão de se arranjar uma balança.
Por acaso neste momento tenho mesmo tudo desmontado, estive ontem a desmontar os braços todos.
Já agora, a título de curiosidade, regra geral conta-se metade da massa do braço de suspensão como suspensa, e a outra como não suspensa.
Entre a suspensão propriamente dita (mola + amortecedor) e o pneu (que também é uma mola).
Com as solicitações da estrada a suspensão trabalha e provoca uma certa oscilação na carroçaria (a massa suspensa)
Dependendo da velocidade do carro, da amplitude das irregularidades da estrada e da frequencia natural da suspensão e do pneu, podemos ter dois cenários:
- Na melhor das situações a massa não suspensa mantem-se estável e não oscila significantemente entre o pneu e a suspensão.
- Na pior, a massa não suspensa entra em ressonancia e começa a oscilar bastante a uma frequencia bastante diferente daquela a que a carroçaria oscila.
O efeito prático é uma carga bastante inconstante no contact patch do pneu e uma perda de aderência bastante grande.
Quanto maior a massa não suspensa, mais pronunciado é o efeito dessa oscilação descontrolada.
Devo ter uns vídeos interessantes deste efeito, durante uns testes há uns anos a um F3 num four post rig.
A determinada altura o carro pode estar aparentemente estático (a vibrar a uma frequencia alta e amplitude baixa) enquanto que a manga de eixo oscila com uma aplitude brutal e uma frequência baixa o suficiente para ser bem visivel.
Pedro, é questão de se arranjar uma balança.
Por acaso neste momento tenho mesmo tudo desmontado, estive ontem a desmontar os braços todos.
Já agora, a título de curiosidade, regra geral conta-se metade da massa do braço de suspensão como suspensa, e a outra como não suspensa.

Re: Peso não suspenso
ok, entao tinha compreendido mal, mas já percebi o que é...








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Re: Peso não suspenso
E metade da massa da mola e do amortecedor.
Quanto ao eixo traseiro, também deve ser considerado metade do peso dos four-links não?
Eu agora vou de férias mas depois combinamos isso, nunca vi esse estudo feito pela net, os tugas poderiam ser os primeiros. :)
Quanto ao eixo traseiro, também deve ser considerado metade do peso dos four-links não?
Eu agora vou de férias mas depois combinamos isso, nunca vi esse estudo feito pela net, os tugas poderiam ser os primeiros. :)
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Re: Peso não suspenso
In meanwhile descobri este tópico no AEU86.
http://www.aeu86.org/viewtopic/ae86/t/1 ... sc/start=0
Lá para o meio refere que o peso não suspenso é cerca de 100 Kg na traseira e 35 Kg por lado na frente.
Agora depende das rodas utilizadas, travões, etc.
http://www.aeu86.org/viewtopic/ae86/t/1 ... sc/start=0
Lá para o meio refere que o peso não suspenso é cerca de 100 Kg na traseira e 35 Kg por lado na frente.
Agora depende das rodas utilizadas, travões, etc.
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Re: Peso não suspenso
diff and pumpkin: 18.6kg (OEM, no oil)
axle housing: 15.9kg
axles: 11.5kg (TOTAL for 2 early axles)
rear caliper: 3.1kg
rear disc: 4.2kg
swaybar: 2kg
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axles: 11.5kg (TOTAL for 2 early axles)
rear caliper: 3.1kg
rear disc: 4.2kg
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