Caros amigos
Finalmente dei o grande passo: a aquisição de um AE86. Já o tenho na minha garagem, e espero contar com a v/ colaboração e sugestões para poder usufruir o melhor deste modelo.
Para já vou leva-lo ao mecanico dado apresentar alguma irregularidade a baixas rotações.
Pretendo manter a originalidade da mecanica sem grandes alterações, mas como gostaria de ter um pouco mais de alma a nivel de motorização, quais as alterações/ upgrades que entendem deverem ser feitas ?
Que tipo de alterações haverá a fazer ? Que mecânicos na zona do Porto me sugerem ? Um colector de escape diferente do de origem acrescenta algo ? Um filtro de ar de rendimento ? trabalhar a colassa ?
Aguardo o v/ feedback dado o v/ knowhow no assunto.
Abraço
Alberto Bessa/ alberto.rbessa@hotmail.com
AJUDA TECNICA AE86
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Re: AJUDA TECNICA AE86
Olá Alberto,
O potencial de evolução do AE86 está no tamanho da carteira.
Eu depois de tudo que experimentei sou defensor da montagem do 4AGE 20V. Não consegues tirar mais de 150cv fiáveis de modo mais económico.
De qualquer modo, como os AE86 já tem todos uns bons quilómetros, uma revisão acaba por dar cavalos grátis. Mudar as velas, cabos de vela, rótor e tampa do distribuidor e distribuidor bem afinado (o que raramente se vê) para garantir que temos uma boa faísca. Verificar se o TVIS está a funcionar. Limpar os injectores. Afinar a folga das válvulas.
Uns colectores de escape, com uma linha um pouco maior e um filtro cónico ajudam sempre qualquer coisa. Eu não mexia na colaça, é preferivel montares uma junta TRD de 0,8mm.
Trocar a ventoinha de origem por uma eléctrica também liberta um pouco de potência, assim como a troca das polias (cambota, bomba de água e alternador) por umas mais leves.
Se tiveres de trocar a embraiagem, aproveita para tirar um pouco de peso ao volante ou comprar um mais leve.
Se o carro não for para andar muito em auto-estrada, podes montar uma relação final mais curta (4.78 mais hardcore ou 4.56 para um meio termo entre a original e a 4.78).
Quanto a mecânicos, sou suspeito, mas depois do que tenho visto e ouvido, deixava o carro entregue a quem percebe do assunto. No Norte tens a TCR ou a X-Drive (Olavo Ribeiro).
O potencial de evolução do AE86 está no tamanho da carteira.
Eu depois de tudo que experimentei sou defensor da montagem do 4AGE 20V. Não consegues tirar mais de 150cv fiáveis de modo mais económico.
De qualquer modo, como os AE86 já tem todos uns bons quilómetros, uma revisão acaba por dar cavalos grátis. Mudar as velas, cabos de vela, rótor e tampa do distribuidor e distribuidor bem afinado (o que raramente se vê) para garantir que temos uma boa faísca. Verificar se o TVIS está a funcionar. Limpar os injectores. Afinar a folga das válvulas.
Uns colectores de escape, com uma linha um pouco maior e um filtro cónico ajudam sempre qualquer coisa. Eu não mexia na colaça, é preferivel montares uma junta TRD de 0,8mm.
Trocar a ventoinha de origem por uma eléctrica também liberta um pouco de potência, assim como a troca das polias (cambota, bomba de água e alternador) por umas mais leves.
Se tiveres de trocar a embraiagem, aproveita para tirar um pouco de peso ao volante ou comprar um mais leve.
Se o carro não for para andar muito em auto-estrada, podes montar uma relação final mais curta (4.78 mais hardcore ou 4.56 para um meio termo entre a original e a 4.78).
Quanto a mecânicos, sou suspeito, mas depois do que tenho visto e ouvido, deixava o carro entregue a quem percebe do assunto. No Norte tens a TCR ou a X-Drive (Olavo Ribeiro).
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Re: AJUDA TECNICA AE86
Olavo, está ausente por tempo indeterminado
está trabalhar em França para equipas de rally 


Re: AJUDA TECNICA AE86
Tudo dito e da melhor forma. Uma boa revisão irá ajudar-te a recuperer a potência original que se perde com os anos.
A partir daí depende dos objectivos e da carteira.
Se não optares pelo caminho do turbo ou da troca do motor por outro mais potente, tens muito que podes fazer ao 4A-GE de origem. Mas lembra-te que cada alteração ajuda mas trará sempre ganhos pequeno.
A partir daí depende dos objectivos e da carteira.
Se não optares pelo caminho do turbo ou da troca do motor por outro mais potente, tens muito que podes fazer ao 4A-GE de origem. Mas lembra-te que cada alteração ajuda mas trará sempre ganhos pequeno.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
Re: AJUDA TECNICA AE86
Já agora alguém de confiança a que se possa entregar aqui o carro na zona centro a fugir para a margem sul?
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito
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Re: AJUDA TECNICA AE86
Claro que há, mas entregar o que especificamente? :)
Re: AJUDA TECNICA AE86
Mais uma vez a resposta as minhas preces
Seria mesmo a nível de motor por agora, pois o resto aparentemente ainda pode esperar um bocado( infelizmente tem que esperar) !

Seria mesmo a nível de motor por agora, pois o resto aparentemente ainda pode esperar um bocado( infelizmente tem que esperar) !
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