Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!
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Por onde começo a mexer no motor?! STOCK!
Olá a todos!
Achei que deveria criar um tópico sobre este tema.... Estou perante o dilema da admissão! Agora que tenho o carro arranjado, que tenho quase tudo pronto e posso voltar a disfrutar dele, e que este episódio foi apenas uma pedrinha no sapato, quero dar pozinhos mágicos ao meu motor!
Como tal, vou abrir o meu motor e perceber o que anda lá por dentro. Não vai ser amanha, nem provavelmente para o mês que vem, mas ainda este ano quero abrir o coração do carro.... Até aqui tudo bem!
Agora vem a outra parte... Quero o carro melhor! E pelo que vejo pelas internet's tenho 3 opções!
- TVIS e não mexo muito mais para além de um bom filtro de ar
- ITB's (injecção mas admissão independente, certo?)
- Carburadores
Qual é a minha melhor escolha?!
Estou cismado com os itb's, os do 20V adaptados ao 16V, mas que para isto preciso de uma megasquirt certo?!
Carburadores não faço ideia de como se portam com este carro...
Podem ajudar-me?! Já tentei procurar coisas para ler, mas nada....
Obrigado
Achei que deveria criar um tópico sobre este tema.... Estou perante o dilema da admissão! Agora que tenho o carro arranjado, que tenho quase tudo pronto e posso voltar a disfrutar dele, e que este episódio foi apenas uma pedrinha no sapato, quero dar pozinhos mágicos ao meu motor!
Como tal, vou abrir o meu motor e perceber o que anda lá por dentro. Não vai ser amanha, nem provavelmente para o mês que vem, mas ainda este ano quero abrir o coração do carro.... Até aqui tudo bem!
Agora vem a outra parte... Quero o carro melhor! E pelo que vejo pelas internet's tenho 3 opções!
- TVIS e não mexo muito mais para além de um bom filtro de ar
- ITB's (injecção mas admissão independente, certo?)
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Qual é a minha melhor escolha?!
Estou cismado com os itb's, os do 20V adaptados ao 16V, mas que para isto preciso de uma megasquirt certo?!
Carburadores não faço ideia de como se portam com este carro...
Podem ajudar-me?! Já tentei procurar coisas para ler, mas nada....
Obrigado
Última edição por pack em 23 mai 2012, 14:54, editado 1 vez no total.
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Esta é a minha opinião pessoal... Eu punha qualquer coisa menos carburadores... É verdade que são a solução mais simples, mas é um pouco contra-natura. Este motor foi um marco também pela injecção electrónica, e tirar essa parte parece-me....
De entre as opções que aí tens, eu ia para o filtro de rendimento e mantinha o T-VIS.
Mas sinceramente, se eu quisesse o carro "melhor" como tu dizes, metia era um 4a-gze ou um 20v. Mas eu sou o tipo que há uns anos passou de arrefecimento a ar no PC para um sistema de frio feito em casa
PS: Agora já não faço dessas coisas.

Mas sinceramente, se eu quisesse o carro "melhor" como tu dizes, metia era um 4a-gze ou um 20v. Mas eu sou o tipo que há uns anos passou de arrefecimento a ar no PC para um sistema de frio feito em casa

PS: Agora já não faço dessas coisas.
AE86 (Charutinho) E11 G6R (Bebedolas) E12 2.0 D4D (Mariazinha) Tudo boas máquinas! :-)
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Um 20V ou um GZE há-de cá morar... Pode até nem ser neste AE86, mas heide ter um...
Só queria tirar proveito de todo o conjunto... E como por exemplo o isac tem acho que ficaria ainda melhor...
Mas não sei, e sem problemas digo que não sei, daí a querer ajuda... Talvez nem necessite disso!
Só queria tirar proveito de todo o conjunto... E como por exemplo o isac tem acho que ficaria ainda melhor...
Mas não sei, e sem problemas digo que não sei, daí a querer ajuda... Talvez nem necessite disso!
Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
pelo pouco que experimentei e pelo que investiguei na net, a minha pequena opnião é:
motor 4age , stock =fiavel, a nivel de t-vis, tirar não se ganha só se perde... a nivel de admição se queres rendimento aconselho caixa de origem com filtro lavavel k&n .... (NÃO sei como se comporta as admiçoes dinamicas tbn conhecidas como bmc cda....)
a nivel de swap, ai venha o diabo e escolha, fica caro, mt caro , e tens de saber mt bem o que queres para não gastar dinheiro a toa,.
aconselho o 20v com ecu de origem e itbs e piper cross..... power q.b. e som lindissimo....
4agze (ou 4ag(z)Te ) com ecu de origem ou no caso T mega esguisho se conhecerem quem te faculte os mapas, que não são muito fáceis de atinar....
3sge 3gen 177 cv com admição trabalhada , ou weber 45 (carburtadores neste motor fica o verdadeiro animal em potencia , a fazer rev até partir....(limite fiavel 9,500rpm´s)
ou então 4a 16v cabs weber 40 (não superior pois afoga com cams de origem e já estes é 1 pau...) mas tal como o 3s fica a mamar avontadinha cerca de 14L a cada 100 klm...a andar devagarinhu.... isto com 1 sistema de bobine gemea de 1 fiesta é relativamente facil de se fazer e afinar, mas como já foi referido é regredir e dar alimentação aos cavalos como quem dá farinha a porcos....é sempre a engordar...
tens opções que tambem são muito fiaveis mas extremamente lixadas de se afinar como 7age 16v e 20v....com injecção feita em casa do 4a 16 v ou itbs e mega esguixo do 20v...
podes tb virar para o lado negro dos japoneses e ai tens mesmo que inventar...f20c , b18, etc....
motor saxo cup a meu nem pensar.....
motores turbo, bem ai tens 2 boas opções, sr20det ( 1 mecanica completa com eletricos fica barata , mas tens que adaptar pontes especificas rigidas como a do opel frontera ou dana 44) a meu ver fica 1 carro perfeito ae86 + sr20det....
ou entao isto:
http://www.youtube.com/watch?v=-f0Til_AoSg
ae86 +7mgte verdadeiro animal e bem feito (ou copiado por quem já fundiu os fusiveis a fazer ) é facil e muito equilibrado e altamente conduzivel...
porem se vais mexer na mecanica ou somente no filtro ..... acredita, não ezistem filtros milagrosos que dao cavalos que sintas ou mecanicas que montas numa tarde e ficam 100 % road legal.......
pensa bem no uso que queres dar a o carro... num falta info e ideias de coisas e pequenos monstro que já foram feitos. no fim o dinheiro gasto é sensivelmnete o mesmo.....mas desde material dentro do 4age ou ate mesmo 2jzte dentro de ae´s ...nada é impossivel..
http://www.youtube.com/watch?v=6eP3tzPg ... r_embedded
(ae86 laranja\vermelho com 2jzte inside.)
motor 4age , stock =fiavel, a nivel de t-vis, tirar não se ganha só se perde... a nivel de admição se queres rendimento aconselho caixa de origem com filtro lavavel k&n .... (NÃO sei como se comporta as admiçoes dinamicas tbn conhecidas como bmc cda....)
a nivel de swap, ai venha o diabo e escolha, fica caro, mt caro , e tens de saber mt bem o que queres para não gastar dinheiro a toa,.
aconselho o 20v com ecu de origem e itbs e piper cross..... power q.b. e som lindissimo....
4agze (ou 4ag(z)Te ) com ecu de origem ou no caso T mega esguisho se conhecerem quem te faculte os mapas, que não são muito fáceis de atinar....
3sge 3gen 177 cv com admição trabalhada , ou weber 45 (carburtadores neste motor fica o verdadeiro animal em potencia , a fazer rev até partir....(limite fiavel 9,500rpm´s)
ou então 4a 16v cabs weber 40 (não superior pois afoga com cams de origem e já estes é 1 pau...) mas tal como o 3s fica a mamar avontadinha cerca de 14L a cada 100 klm...a andar devagarinhu.... isto com 1 sistema de bobine gemea de 1 fiesta é relativamente facil de se fazer e afinar, mas como já foi referido é regredir e dar alimentação aos cavalos como quem dá farinha a porcos....é sempre a engordar...
tens opções que tambem são muito fiaveis mas extremamente lixadas de se afinar como 7age 16v e 20v....com injecção feita em casa do 4a 16 v ou itbs e mega esguixo do 20v...
podes tb virar para o lado negro dos japoneses e ai tens mesmo que inventar...f20c , b18, etc....
motor saxo cup a meu nem pensar.....
motores turbo, bem ai tens 2 boas opções, sr20det ( 1 mecanica completa com eletricos fica barata , mas tens que adaptar pontes especificas rigidas como a do opel frontera ou dana 44) a meu ver fica 1 carro perfeito ae86 + sr20det....
ou entao isto:
http://www.youtube.com/watch?v=-f0Til_AoSg
ae86 +7mgte verdadeiro animal e bem feito (ou copiado por quem já fundiu os fusiveis a fazer ) é facil e muito equilibrado e altamente conduzivel...
porem se vais mexer na mecanica ou somente no filtro ..... acredita, não ezistem filtros milagrosos que dao cavalos que sintas ou mecanicas que montas numa tarde e ficam 100 % road legal.......
pensa bem no uso que queres dar a o carro... num falta info e ideias de coisas e pequenos monstro que já foram feitos. no fim o dinheiro gasto é sensivelmnete o mesmo.....mas desde material dentro do 4age ou ate mesmo 2jzte dentro de ae´s ...nada é impossivel..
http://www.youtube.com/watch?v=6eP3tzPg ... r_embedded
(ae86 laranja\vermelho com 2jzte inside.)

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
agora, pessoalmete , 4age bom valvulas bem afinadas e rodadas talvez 1uns colectores para fazer barulhinhu e ficar bonito e ficas muito bem servido....nut´s Escreveu:pelo pouco que experimentei e pelo que investiguei na net, a minha pequena opnião é:
motor 4age , stock =fiavel, a nivel de t-vis, tirar não se ganha só se perde... a nivel de admição se queres rendimento aconselho caixa de origem com filtro lavavel k&n .... (NÃO sei como se comporta as admiçoes dinamicas tbn conhecidas como bmc cda....)
a nivel de swap, ai venha o diabo e escolha, fica caro, mt caro , e tens de saber mt bem o que queres para não gastar dinheiro a toa,.
aconselho o 20v com ecu de origem e itbs e piper cross..... power q.b. e som lindissimo....
4agze (ou 4ag(z)Te ) com ecu de origem ou no caso T mega esguisho se conhecerem quem te faculte os mapas, que não são muito fáceis de atinar....
3sge 3gen 177 cv com admição trabalhada , ou weber 45 (carburtadores neste motor fica o verdadeiro animal em potencia , a fazer rev até partir....(limite fiavel 9,500rpm´s)
ou então 4a 16v cabs weber 40 (não superior pois afoga com cams de origem e já estes é 1 pau...) mas tal como o 3s fica a mamar avontadinha cerca de 14L a cada 100 klm...a andar devagarinhu.... isto com 1 sistema de bobine gemea de 1 fiesta é relativamente facil de se fazer e afinar, mas como já foi referido é regredir e dar alimentação aos cavalos como quem dá farinha a porcos....é sempre a engordar...
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motores turbo, bem ai tens 2 boas opções, sr20det ( 1 mecanica completa com eletricos fica barata , mas tens que adaptar pontes especificas rigidas como a do opel frontera ou dana 44) a meu ver fica 1 carro perfeito ae86 + sr20det....
ou entao isto:
http://www.youtube.com/watch?v=-f0Til_AoSg
ae86 +7mgte verdadeiro animal e bem feito (ou copiado por quem já fundiu os fusiveis a fazer ) é facil e muito equilibrado e altamente conduzivel...
com 2000€ compras tudo necessário com cerca e 800€ metes tudo ao sitio . e ainda ficas com peças para venda:
http://aboboda-lisboa.olx.pt/toyota-sup ... -369514651
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"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Thanks pelo input!
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Tudo depende do que pretendes (muito power ou só um cheirinho para ficar com o carro mais divertido), se for esta 2ª opção acho que apenas umas "afinações" e um escape bom fazem o trabalho. Em termos de filtros normalmente usam-se cónicos ou cogumelo. Eu tenho cónico mas vou experimentar mais tarde com a caixa de origem para ver as diferenças. Se queres muito mais power já foi aconselhado por muitos aqui, não compensa (€) inventar no 16v, mais vale partir logo para um GZE ou mesmo o 20v.

| AE86 | XSI | IS200 |
Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Eu percebo pouco disto, mas cá vai o meu bitaite.
Se for para ter muito mais power e para ter um motor a gastar como se não houvesse amanhã, que tal um Renesis do RX-8? 240cv, metade do peso do 4age e peso mais chegado para trás. Vá, talvez seja melhor não. Lol
Quanto ao sr20det, para ter um motor Nissan, o melhor é comprar o dito Nissan por pouco mais do valor do swap.
Se for para colocar um F20C mais vale um Beams. Faz rotação a montes, 210cv stock e nem precisa mexer mais, super fiável, o swap talvez seja mais fácil e fica tudo em família Toyota.
Mais realista, se for apenas para ter um carro con melhor resposta e mais divertido é fazer uma boa revisão e preparar o 4age para tirar mais uns pozinhos, cams, pistões, um mapa bem feito, um bom escape e um bom filtro na caixa stock, de modo a permanecer fiável e permitir abrir o capot numa operação stop e comentar 'normal, todo d'órige' aos excelentíssimos agentes.![biggrin [smilie=biggrin.gif]](./images/smilies/biggrin.gif)
Se for para ter muito mais power e para ter um motor a gastar como se não houvesse amanhã, que tal um Renesis do RX-8? 240cv, metade do peso do 4age e peso mais chegado para trás. Vá, talvez seja melhor não. Lol
Quanto ao sr20det, para ter um motor Nissan, o melhor é comprar o dito Nissan por pouco mais do valor do swap.
Se for para colocar um F20C mais vale um Beams. Faz rotação a montes, 210cv stock e nem precisa mexer mais, super fiável, o swap talvez seja mais fácil e fica tudo em família Toyota.
Mais realista, se for apenas para ter um carro con melhor resposta e mais divertido é fazer uma boa revisão e preparar o 4age para tirar mais uns pozinhos, cams, pistões, um mapa bem feito, um bom escape e um bom filtro na caixa stock, de modo a permanecer fiável e permitir abrir o capot numa operação stop e comentar 'normal, todo d'órige' aos excelentíssimos agentes.
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Quanto queres gastar? Orçamento existe?
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Como disse no post inicial... Não quero nada por aí além!
O meu objectivo no motor é deixa-lo impéc, e se possível engraçado ao ouvido....
Daí a minha dúvida... Pois vejo carros com vários tipos de admissões e não sei qual a ideal para o meu caso...
Talvez nem seja necessário nada.. Caixa do filtro stock, um bom filtro e está a andar.... Acho que o cónico não trás vantagens quase nenhumas... E assim não estou a gastar dinheiro a pala...
Tive a ver os HKS, mas parece que são desenhados para turbos.... Se calhar opto por não meter...
O meu objectivo no motor é deixa-lo impéc, e se possível engraçado ao ouvido....
Daí a minha dúvida... Pois vejo carros com vários tipos de admissões e não sei qual a ideal para o meu caso...
Talvez nem seja necessário nada.. Caixa do filtro stock, um bom filtro e está a andar.... Acho que o cónico não trás vantagens quase nenhumas... E assim não estou a gastar dinheiro a pala...
Tive a ver os HKS, mas parece que são desenhados para turbos.... Se calhar opto por não meter...
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Se o queres deixar engraçado ao ouvido, no meu caso partia para uns carburadores... nada melhor mesmo.. e tens aumento de potência, não muita, mas um pouco significativa.
http://www.youtube.com/watch?v=fLqHxl4Qewc
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Se for bem protegido do calor trás.pack Escreveu:Acho que o cónico não trás vantagens quase nenhumas...

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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Mete uns Dellorto e depois diz alguma coisa!!!!
Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Que tal não gastares nada no carro e fazeres uns track-days? Vais perceber melhor onde deves investir pois as limitações virão ao de cima num instante.
Quem sabe até não sejas tu próprio a primeira limitação...
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
MadAE86 Escreveu:Que tal não gastares nada no carro e fazeres uns track-days? Vais perceber melhor onde deves investir pois as limitações virão ao de cima num instante.
Quem sabe até não sejas tu próprio a primeira limitação...
x2

EXPERIMENTAR ANTES DE MEXER...

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Conheço varios carros destes com dellhorto`s e ficam muito engraçados,e o som é brutal...
Quanto ao filtro eu andava a pensar no da apexi,li algures dizerem que é o melhor filtro do mercado e é relativamente barato...
Quanto ao filtro eu andava a pensar no da apexi,li algures dizerem que é o melhor filtro do mercado e é relativamente barato...
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Gracias Mad!
Daí eu estar a pedir ajuda! Não quero fazer um race car.... Queria apenas dentro do possível, melhorar o que há a melhorar....
Por agora vou ficar OEM!![fool [smilie=fool.gif]](./images/smilies/fool.gif)
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Daí eu estar a pedir ajuda! Não quero fazer um race car.... Queria apenas dentro do possível, melhorar o que há a melhorar....
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Olha este link
http://ae86pt.com/viewtopic.php?f=3&t=8 ... +ar#p16269

tem lá uma alteração que se fazia em alguns "carros de corrida!"![crazy [smilie=crazy.gif]](./images/smilies/crazy.gif)
http://ae86pt.com/viewtopic.php?f=3&t=8 ... +ar#p16269

tem lá uma alteração que se fazia em alguns "carros de corrida!"
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
O tubo em silicone azul?!
É isso!Thanks!
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É isso!Thanks!
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Eu sei ó isac! Tava na brincadeira!
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Eu neste momento ando assim sem o tubo que vai ao outro lado,so não tenho a caixa aos buracos.
Ja agora de que é mesmo aquele tubo azul que vai a admissão?
Ja agora de que é mesmo aquele tubo azul que vai a admissão?
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
É aquele que vem do sensor que está junto ao filtro de ar!
Mas tunning!
![dance3 [smilie=dance3.gif]](./images/smilies/dance3.gif)
![crazy [smilie=crazy.gif]](./images/smilies/crazy.gif)
Mas tunning!
![dance3 [smilie=dance3.gif]](./images/smilies/dance3.gif)
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
e qual é a finalidade disso então?pack Escreveu:É aquele que vem do sensor que está junto ao filtro de ar!![]()
Mas tunning!![]()
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Re: Quero uma admissão! Mas não sei...
Serve para passar mais ar ao colector de admissão, aumenta/ estabiliza a rotação, quando ligas as luzes e há mais carga no alternador.
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