[Duvida/Opiniões] - Amortecedores
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[Duvida/Opiniões] - Amortecedores
Bem neste momento ando com algumas duvidas quanto ao setup de suspensão pelo qual vou optar e para tal gostava da vossa opinião.
Vou converter a suspensão da frente em coilover e utilizar molas da Eibach (ERS) na casa dos 60N/mm, para trás tenciono utilizar umas molas TRD de 47N/mm.
O meu problema neste momento prende-se com os amortecedores a utilizar.
Tenho um possível bom negocio de uns Tokico HTS102, só estou com medo que sejam demasiado duros e não permitam uma utilização em estrada no dia a dia. Se fosse possível darem-me uma ideia da amplitude da dureza destes amortecedores (conforme a afinação), era excelente!
E claro não excluo outras opções como os AGX, mas temo que estes sejam ainda mais duros do que os Tokico, pelo menos os de trás.
O que têm a dizer?
Vou converter a suspensão da frente em coilover e utilizar molas da Eibach (ERS) na casa dos 60N/mm, para trás tenciono utilizar umas molas TRD de 47N/mm.
O meu problema neste momento prende-se com os amortecedores a utilizar.
Tenho um possível bom negocio de uns Tokico HTS102, só estou com medo que sejam demasiado duros e não permitam uma utilização em estrada no dia a dia. Se fosse possível darem-me uma ideia da amplitude da dureza destes amortecedores (conforme a afinação), era excelente!
E claro não excluo outras opções como os AGX, mas temo que estes sejam ainda mais duros do que os Tokico, pelo menos os de trás.
O que têm a dizer?
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Sim eu entendo que depende do uso e do que cada um considera duro ou não.apardal Escreveu:O Luís AE86Pilot poderá dizer-te com mais certeza pois esse é o setup que ele tem.
Eu com coilovers de 8/6 acho que o carro é bastante rijo, mas também já houve quem me dissesse que até era suportável. Depende do uso que cada um lhe dá e dos seus parâmetros de conforto.
Cumprimentos
Mas consideras o teu impossível de andar no dia-a-dia? Em estrada de paralelo fica impossivel (quase ao ponto de estragar...)?
Pois a opinião do Luís era excelente, vamos ver se ele se pronuncia.

Obrigado!
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jnr Escreveu:Tb tou a pensar em que set up quero por. O meu amigo crgod falou me em molas de APEX e amortecdores KONI. Po uso que dou ao carro e capaz de ser uma boa opçao as estradas aqui em Tomar nao sao muito indicados para carros muito rijos. alguem sabe um sitio bom onde posso arranjar es material?
Para as apex recomendo-te http://www.europecas.pt/main.php?id=24
As minhas custaram 150euros com portes incluidos....
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Pardal, no paralelo não há hipotese, treme tudo. Uma versão mais soft é que era. Talvez quando estas começarem a ceder, se procurem umas cargas do mesmo tamanho e molas mais levinhas. Por agora só mesmo a combinação minima de 6/6kg como tenho no meu e segundo se consta devia ser mais peso à frente, mas eu, não sinto nada, sinto tudo :Dapardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.
Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
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Eu aceito a voltinha ao teu lado, nem que seja para sentir esse carrão! ehehapardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.
Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.

Eu neste momento tenho koni e não acho que seja estupidamente duro.
Acho é que a nível de comportamento deixa um pouco a desejar...
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obi Escreveu:Eu aceito a voltinha ao teu lado, nem que seja para sentir esse carrão! ehehapardal Escreveu:Eu acho que até nem é estupidamente rijo.
Se quiseres no encontro dás uma volta comigo e ficas a perceber.![]()
Eu neste momento tenho koni e não acho que seja estupidamente duro.
Acho é que a nível de comportamento deixa um pouco a desejar...
Miguel, se tiveres os Koni Soport amarelos bem afinados com revisão em dia não devias de estar assim tão insatisfeito ou também queres entrar na moda dos coilover para uso diário ? não me parece boa solução é só minha opnião.
Abraço,
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Tenho andado ausente do meio internetico e so agora deparei com este topico.
o setup que tenho eh identico mas com 80N.mm ah frente e 65N.mm atras. Eibach e Swift respectivamente
Esta mais duro do que antes, obviamente mas o maortecimento esta muito bom. Estou com os amortecedores regulados para rijo, a cerca de 80% ah frente e 70% atras, mas sinceramente mal tempo tive para andar a ver isso como deve ser. So com umas voltas em pista eh que vai dar para tirar conclusoes a serio.
Ate ver ficou muito bom.
Paralelos esquece :p
A minha rua eh de paralelos e eh fazer os 300m ate ao asfalto em 1a a 10km/h. As juntas esfericas nao ajudam mas as molas sao o motivo principal sem duvida.
Cumprimentos
o setup que tenho eh identico mas com 80N.mm ah frente e 65N.mm atras. Eibach e Swift respectivamente
Esta mais duro do que antes, obviamente mas o maortecimento esta muito bom. Estou com os amortecedores regulados para rijo, a cerca de 80% ah frente e 70% atras, mas sinceramente mal tempo tive para andar a ver isso como deve ser. So com umas voltas em pista eh que vai dar para tirar conclusoes a serio.
Ate ver ficou muito bom.
Paralelos esquece :p
A minha rua eh de paralelos e eh fazer os 300m ate ao asfalto em 1a a 10km/h. As juntas esfericas nao ajudam mas as molas sao o motivo principal sem duvida.
Cumprimentos
tinha koni sport a 50%50% com molas desconhecidas (algo estilo apex) - 4cm
mudei para coilovers da ksport...
e tipo os ksport k sao bem duros mesmo assm comparativamente sao altamente confortaveis comparado com coilovers XD
se queres driftar e\ou atirar o carro de um lado po outro com resposta imediata coilovers é o melhor para nao adornar o carro... mas esquece o conforto (ate ja fiz algumas viagens mas para o dia a dia esquece só tas a moer a ti e ao carro)
se nao queres driftar e por outro lado queres grip e umas serras smp a fundo... mesmo ignorando o conforto neem aconselho os coil's pois nas nossas estradas irregulares possivelmente é pior a emenda que o soneto pois ate perdes tracçao e segurança...
mudei para coilovers da ksport...
e tipo os ksport k sao bem duros mesmo assm comparativamente sao altamente confortaveis comparado com coilovers XD
se queres driftar e\ou atirar o carro de um lado po outro com resposta imediata coilovers é o melhor para nao adornar o carro... mas esquece o conforto (ate ja fiz algumas viagens mas para o dia a dia esquece só tas a moer a ti e ao carro)
se nao queres driftar e por outro lado queres grip e umas serras smp a fundo... mesmo ignorando o conforto neem aconselho os coil's pois nas nossas estradas irregulares possivelmente é pior a emenda que o soneto pois ate perdes tracçao e segurança...
O meu 2portas ja foi :'(
que o novo dono trate bem dele ♥
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Nao esquecer que coilovers nao sao sinonimo de suspensao rija nem de suspensao rija e seca.
Podem muito bem fazer um coilover com uma mola 20N.mm e se obedecer ao layout tipico de coilover, nao deixa de o ser.
E caso se usem molas rijas, os amortecedores estao la para maximizar o contacto do pneu com a estrada, por isso o carro nao fica necessariamente saltitao.
Podem muito bem fazer um coilover com uma mola 20N.mm e se obedecer ao layout tipico de coilover, nao deixa de o ser.
E caso se usem molas rijas, os amortecedores estao la para maximizar o contacto do pneu com a estrada, por isso o carro nao fica necessariamente saltitao.
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Sim experimentei o teu e surpreendeu-me pela positiva, não está assim tão duro e tem um bom comportamento.|BUDA| Escreveu:obi andaste no meu carro com molas 8/6 e com os coils no meio da afinaçao
Obrigado pelo feedback Luís.86pilot Escreveu:Tenho andado ausente do meio internetico e so agora deparei com este topico.
o setup que tenho eh identico mas com 80N.mm ah frente e 65N.mm atras. Eibach e Swift respectivamente
Esta mais duro do que antes, obviamente mas o maortecimento esta muito bom. Estou com os amortecedores regulados para rijo, a cerca de 80% ah frente e 70% atras, mas sinceramente mal tempo tive para andar a ver isso como deve ser. So com umas voltas em pista eh que vai dar para tirar conclusoes a serio.
Ate ver ficou muito bom.
Paralelos esquece :p
A minha rua eh de paralelos e eh fazer os 300m ate ao asfalto em 1a a 10km/h. As juntas esfericas nao ajudam mas as molas sao o motivo principal sem duvida.
Cumprimentos
Entretanto já tenho as molas, comprei molas para a frente de coilover de 80N/mm (TRD) e de 60N/mm (Eibach) e para tras molas de 60N/mm e de 47N/mm (ambas da TRD) e destes dois setup's vou escolher o melhor.
Quanto aos amortecedores é que ainda não decidi, possivelmente vou mandar modificar uns para o curso e pressões que pretendo.
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