O mais genuíno estilo de entre-ajuda!
TVIS
Continuando:
TVIS em perfeito estado



Tudo fora. Primeiro sai a régua (3 parafusos e 3 casquilhos), depois os injectores puxam-se para trás (cuidado com as 4 borrachas) para se puder puxar a régua atrás. Só assim se consegue puxar a cablagem atrás e chegar aos parafusos superiores do colector. Desligam-se as tubagens de vácuo, gasolina e refrigeração, cabo do acelerador e algumas fichas.

Colector de admissão fora (5 parafusos em cima, 4 em baixo e um no braço de apoio, tubo do respiro, etc...)


Depois do colector sair, tira-se o TVIS. Este tem uma junta metálica de cada lado.
Ontem montei tudo já com o novo TVIS e para minha surpresa, o carro continuou acelerado, mesmo com a borboleta de admissão toda fechada.
O problema só podia estar na válvula do frio.
Desta vez, desmanchei só o trottle-body (4 parafusos, cabo de acelerador e ficha do TPS)

Cá está a válvula ainda montada

5 parafusos e mais dois para o actuador

Optei por inutilizar a válvula montando uma tampa de alumínio feita á medida.

Depois foi cegar o tubo da água, aplicar junta líquida e montar.


Loop efectuado na tubagem da refrigeração que outrora passava dentro da válvula.

Filtro de ar montado

Liguei a bateria, dei á chave e tal como esperava, pegou e foi-se logo abaixo. Bom sinal!
Duas voltas no parafuso do ralenti, ignição e voilá! Impecável. Afinei o ralenti nas 800, sangrei o circuito de refrigeração e está novo!
Espero que esta minha experiência sirva para ajudar/esclarecer alguém que possa vir a ter o mesmo problema.
TVIS em perfeito estado



Tudo fora. Primeiro sai a régua (3 parafusos e 3 casquilhos), depois os injectores puxam-se para trás (cuidado com as 4 borrachas) para se puder puxar a régua atrás. Só assim se consegue puxar a cablagem atrás e chegar aos parafusos superiores do colector. Desligam-se as tubagens de vácuo, gasolina e refrigeração, cabo do acelerador e algumas fichas.

Colector de admissão fora (5 parafusos em cima, 4 em baixo e um no braço de apoio, tubo do respiro, etc...)


Depois do colector sair, tira-se o TVIS. Este tem uma junta metálica de cada lado.
Ontem montei tudo já com o novo TVIS e para minha surpresa, o carro continuou acelerado, mesmo com a borboleta de admissão toda fechada.
O problema só podia estar na válvula do frio.
Desta vez, desmanchei só o trottle-body (4 parafusos, cabo de acelerador e ficha do TPS)

Cá está a válvula ainda montada

5 parafusos e mais dois para o actuador

Optei por inutilizar a válvula montando uma tampa de alumínio feita á medida.

Depois foi cegar o tubo da água, aplicar junta líquida e montar.


Loop efectuado na tubagem da refrigeração que outrora passava dentro da válvula.

Filtro de ar montado

Liguei a bateria, dei á chave e tal como esperava, pegou e foi-se logo abaixo. Bom sinal!
Duas voltas no parafuso do ralenti, ignição e voilá! Impecável. Afinei o ralenti nas 800, sangrei o circuito de refrigeração e está novo!
Espero que esta minha experiência sirva para ajudar/esclarecer alguém que possa vir a ter o mesmo problema.

- Ricardo M.
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Brutal! E apesar de eu não ter um AE86, não posso deixar de te agradecer todo o DIY que colocaste no fórum assim como o vídeo a explicar...
Entre outras cenas, pessoalmente essa válvula era uma das coisas que saia fora no primeiro dia que o carro entrasse na minha oficina pois ainda dá alguns problemas..
nunoturbo, tens um vídeo no início do tópico com a explicação e consegue-se ver o TVIS "estragado"...
Entre outras cenas, pessoalmente essa válvula era uma das coisas que saia fora no primeiro dia que o carro entrasse na minha oficina pois ainda dá alguns problemas..
nunoturbo, tens um vídeo no início do tópico com a explicação e consegue-se ver o TVIS "estragado"...
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