Olá a todos,
estando bastante interessado por tudo o que tenha a ver com corollas antigos, em específico o GT cá da casa. E tendo falado com o Paias sobre diferenciais no dia que lá fui ver a máquina. Falámos sobre os diferenciais. Ora eu tenho algumas dúvidas, pois essa área não é muito confortável para mim, logo toca a aquirir conhecimento.
Sei que o diferencial é composto por uma data de peças lá dentro, e que trás um bloco principal (chamado LSD). Esse LSD é que tem auto-blocante? Ou isto é uma outra peça?!
Ainda sobre isso, os rolamentos do diferencial, são quais?! Sei que são uns 4 ou 5 rolamentos, mas fazem parte do LSD? Ou.. estão por fora?
Ja andei a procurar na net videos de montagens de diferenciais, e tal, mas não encontrei nada de jeito. Gostava de ver um video, ou sequencia de fotos (um DIY) de uma desmontagem e montagem do diferencial do corolla.
Abraço
Dúvidas sobre diferenciais!
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
espero k t ajude em algumas das tuas duvidas
http://www.youtube.com/watch?v=UZEXzbDpqoY
http://ae86pt.com/viewtopic.php?f=3&t=95
http://www.youtube.com/watch?v=UZEXzbDpqoY
http://ae86pt.com/viewtopic.php?f=3&t=95

- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
pack, vou tentar fazer um resumo para que possas perceber rapidamente..
Na ponte traseira (eixo rígido que liga uma roda a outra) tens o diferencial a meio.. Muita gente chama diferencial à ponte traseira mas na realidade o diferencial é uma peça interior que permite que as rodas andem a velocidades diferentes na descrição de uma curva, etc.. Esse diferencial é +/- como isto:

É o que chamamos de diferencial aberto. Deixo um vídeo onde explica muito bem o funcionamento dele: http://www.youtube.com/watch?v=K4JhruinbWc
Depois temos os LSD, também chamados de auto-blocantes, que substituem os diferenciais abertos. Normalmente têm esta configuração:

Em relação aos rolamentos, o diferencial (seja ele aberto, fechado ou auto-blocante) leva 2 rolamentos, um em cada ponta.. Esses rolamentos permitem que a peça rode livremente. Depois existem outros 2 rolamentos no pinhão (o pinhão é o que transmite a força motriz à coroa dentada que por sua vez está montada à volta do diferencial) que até podem estar bons quando se monta o LSD mas uma vez que está tudo desmontado, devem-se trocar logo as peças todas de desgaste.
Na ponte traseira (eixo rígido que liga uma roda a outra) tens o diferencial a meio.. Muita gente chama diferencial à ponte traseira mas na realidade o diferencial é uma peça interior que permite que as rodas andem a velocidades diferentes na descrição de uma curva, etc.. Esse diferencial é +/- como isto:
É o que chamamos de diferencial aberto. Deixo um vídeo onde explica muito bem o funcionamento dele: http://www.youtube.com/watch?v=K4JhruinbWc
Depois temos os LSD, também chamados de auto-blocantes, que substituem os diferenciais abertos. Normalmente têm esta configuração:
Em relação aos rolamentos, o diferencial (seja ele aberto, fechado ou auto-blocante) leva 2 rolamentos, um em cada ponta.. Esses rolamentos permitem que a peça rode livremente. Depois existem outros 2 rolamentos no pinhão (o pinhão é o que transmite a força motriz à coroa dentada que por sua vez está montada à volta do diferencial) que até podem estar bons quando se monta o LSD mas uma vez que está tudo desmontado, devem-se trocar logo as peças todas de desgaste.
- pack
- active user
- Mensagens: 3056
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
Fixe! Obrigado ;)
- pack
- active user
- Mensagens: 3056
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
Nova dúvida, onde ficam exactamente os outros dois rolamentos no autoblocante? Sei de dois que são os da foto do Ricardo, onde estão as setinhas vermelhas. Mas e os outros dois?
Dúvida - Para trocar os rolamentos, LSD e/ou outra coisa qualquer, é necessário algum cuidado especial?! Ou uma pessoa com conhecimentos de mecânica consegue desmontar e montar aquilo sem problemas de maior? Sei que o Gon tirou o dele pois vi as fotos, mas não sei se realmente é preciso algum cuidado.
Abraço
Dúvida - Para trocar os rolamentos, LSD e/ou outra coisa qualquer, é necessário algum cuidado especial?! Ou uma pessoa com conhecimentos de mecânica consegue desmontar e montar aquilo sem problemas de maior? Sei que o Gon tirou o dele pois vi as fotos, mas não sei se realmente é preciso algum cuidado.
Abraço
- Ricardo M.
- active user
- Mensagens: 1161
- Registado: 24 mai 2009, 12:39
- Localização: Fânzeres - Gondomar
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
Tens a resposta em cima... Os outros 2 ficam no pinhão (um dentro e outro fora)... Onde aperta o veio de transmissão, do outro lado tens um pinhão dentado que faz rodar a cremalheira que aperta no LSD... Esse mesmo pinhão tem 2 rolamentos internos e é onde leva também o chamado "espaçador fixo"..
Olha lá aqui:

Quanto a trocar os rolamentos, é tarefa fácil... No entanto, a troca dos mesmos implica a afinação da folga do diferencial e essa tarefa convém ser feita por quem sabe....
Olha lá aqui:

Quanto a trocar os rolamentos, é tarefa fácil... No entanto, a troca dos mesmos implica a afinação da folga do diferencial e essa tarefa convém ser feita por quem sabe....
- pack
- active user
- Mensagens: 3056
- Registado: 31 jan 2010, 14:34
- Localização: Top of the world!
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre diferenciais!
okapa! ;) ty very nice
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Ahrefs [Bot] e 5 visitantes