o tubo k usei é tipo dos electicistas, mas a diferença é k é recortado em todod o seu comprimento para facilitar a colocação da cablagem... comprei o meu no e.leclerc auto por 9€ e tal tb ja vi esses kit no station marché, era um kit k trazia 3 tubos de diferente diamtretros... o tubo mais largo apenas devo ter usado 30cm, o tubo intermedio usado para a cablagem praticamente toda e dps o tubo mais estreito para cablagem "individual", diria k cabem entre 3 a 5 fios, dependendo do diametro dos mesmos... acho k consegues arranjar tubo deste em lojas de electricidade electronica, ou arranjas tubo de electricista fazes uma abertura em td o seu comprimento... este kit de tubos tb existia em azul, vermelho, e amarelo... mas para não me chamarem de azeiteiro, escolhi preto...LOOOL
o sensor de detonação é de um hyundai, referencia 39250-23010... e o pk de ter escolhido este?? começando pelo aspecto, existem 2 tipos (k eu saiba) akeles k ja têm rosca incorporada para serem apertados directamente no bloco mas no caso do 4age seria impossivel, optou-se então por este tipo em k irá ser apertado ao bloco com um parafuso... tem k se ter cuidado ao aperto, se nao tou em erro, acho k são cerca de 20Nm, senão arisca-se a danificar a "pedra" piezo... e pk ser de 1 hyundai?? devido as suas ligações k são 3 (sinal, massa e escudo para evitar "ruidos" no sinal)... exitem sensores de apenas 1 fio (apenas sinal e fazem massa directamente ao bloco do motor), e 2 fios (sinal e massa ou escudo)...
para kem não sabe o funcionamento dum sensor de detonação: contem uma "pedra" piezo deformavel... por exemplo injectores piezo electrico, qdo recebem corrente, a pedra deforma-se e injecto combustivel... no caso dum piezo, tanto serve nos 2 sentidos, pode ser actuador ou sensor, isto é, se recebe corrente deforma-se mas se é deformado tb envia corrente... no caso do sensor de detonação, este envia diferente tensões conforme é agitado, de 0 a 12V...
onde o irei colocar? na lateral do bloco no guia da bolacha OEM para o radiador de oleo, k fica exactamente entre o 2º e 3ºcilindro k é o local ideal... isto pk a bolacho original foi subtituida por outra para levar o sensor de temperatura e de pressão de oleo... mas mesmo com a bolacha OEM dá para a daptar, tem é k se inventar 1 pco...
em relação ao mostrador, mandei vir akilo do ebay
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Knock-ga ... arQ5fParts
é algo k se faz bem em casa... ainda não me deu para abrir a caixinha mas nao deve ser mt dificil fazer algo de parecido... bastam 5 led's (ou mais ou menos, conforme se kiser), supondo k se vao usar 5 led's, 5 resistencias de diferentes valores e aumento gradual, resitencias para os varios leds, visto k este trabalham a 3 volts, 4 diodos, um potenciometro, uma caixinha e com certeza mais alguns componentes... diria k com 10€ se conseguiria fazer algo parecido... se tiver apaciencia, ainda abro a caixa e faço um eskema electrico dakilo para kem kiser inventar...
isac: em relação a fazer-te a caixa, até conseguiria fazer mas neste momento nao tenho mesmo disponibilidade para isso... faz como eu, manda vir a mesma k ta no link acima, são 40€ ja com portes... e pedes ao gajo para te colocar ja outra saida, caso keiras tb ligar a megasquirt (nao pagas mais por isso)...
desculpem o testamento, mas qdo começo com teorias, nao me calo... espero ter esclarecido alguma duvidas...