Como em quase tudo, depende da suspensao que tiveres no carro, dos pneus e do tipo de conducao que pretendes.
E vai um bocado de ver aquilo que se adapta mais ao teu estilo de conducao, embora as vezes isso nao signifique que seja mais eficaz.
Camber deve ser sempre um pouco negativo.
O "quanto" depende da rigidez lateral dos teus pneus, do adornar do teu carro, da temperatura a que usas os pneus, etc.
Diria que -1, -1.5 para comecar. Depois dai, vais vendo.
Caster, tenho o meu com 3 graus, e caso tenhas o carro um pouco mais baixo que origem, vais ver que tens sempre de puxar a base da suspensao para a frente, caso contrario o pneu toca na parte de tras da cava.
A suspensao acaba por trabalhar melhor em travagem e entrada de curva, autocorrige mais facilmente e tens mais ganho de camber em curva tambem.
Quanto ah convergencia ha muitas teorias.
Entre FWDs e RWDs os principios de afinacao acabam por ser diferentes.
Na minha maneira de ver as coisas, um pouco de divergencia vai provocar mais aderecencia na frente, proncipalmente em curvas a velocidade media/baixa.
Num exemplo "rapido", ao curvares ah esquerda o carregamento da suspensao da frente (que ate ai estava iguamente distribuido pelos dois pneus) vai ficar em desequilibrio.
Quanto mais rigida a suspensao for, menos o carro vai adornar e mais peso vai passar para o pneu exterior (neste caso o direito).
Para o carro fazer a curva os pneus teem de gerar forca lateral para contrariar a aceleracao centrifuga do carro. Essa forca eh gerada em cada pneu e depende principalmente do carregamento vertical no pneu e do angulo de de escorregamento (ou "slip angle", que ate eh o nick do algarvio ).
Esse angulo eh a diferenca entre a direccao da roda e a direccao em que a roda realmente se desloca.
Ao dar-mos mais divergencia, a roda esquerda vai estar ja mais virada do que estaria se nao estivesse divergente, logo, tem ja um angulo de escorregamento maior do que a roda direita.
Ora isso ajuda a equilibrar o facto de ter menos carregamento que a roda direita, e visto que a forca lateral que precisamos eh funcao destas duas grandezas, vamos conseguir reduzir a diferenca de aderencia entre as duas rodas, o que aumenta a aderencia do eixo.
O facto de o carregamento passar para a roda de fora, nao significa que o que se perde em aderencia na roda de dentro se va ganhar na de fora.
O ideal era que esses carregamentos nunca se alterassem.
No fundo, todo o objectivo da suspensao eh esse mesmo, o de tentar minimizar a variacao de carregamento em cada roda.
Mas... teorias...
