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[Dúvida] Pistons e cilindrada

Enviado: 10 dez 2009, 21:16
por Slipangle
Ora deixem cá ver se eu entendi bem: pistons com overbore de .020 acrescentam 5cc ao motor, o que significa que se for .040 acrescentam 10cc fazendo com que a cilindrada total passe para 1597cc, né?

O que mais influencia a cilindrada? (coisas que são comuns alterar)

Pergunto isto pq não quero exceder os 1600cc quando comprar pistons para o 4AG (nunca se sabe que caminho isto vai tomar eheh).

Enviado: 10 dez 2009, 23:09
por Rasteirinho
O 4AGE tem de origem um curso de 77mm e um diametro de 81mm.
Isto totaliza uma cilindrada de 1587 cm^3.

Ao rectificares para 0.020", que equivale a 0,5m, vais passar o diâmetro para 81,5mm.
Ficas com uma cilindrada de 1607 cm^3 e a taxa de compressão sobe uma décima.

Ao rectificares para 0.040", que equivale a 1,0m, vais passar o diâmetro para 82 mm.
Ficas com uma cilindrada de 1627 cm^3 e a taxa de compressão sobe duas décimas.

O que influencia a cilindrada é o diâmetro dos cilindros e o curso do pistão, sendo que o 2º é mais díficil e caro de modificar do que o 1º.

Se não queres aumentar a cilindrada acima de 1600, tens de te manter com os pistões de 81mm...

Enviado: 10 dez 2009, 23:14
por Slipangle
Acho que com 81,25mm não ultrapassa os 1600cc, mas já nao me lembro onde vi isso :D

É que se mais tarde quiser fazer slaloms ou 1 ou 2 ralis, n me apetece estar na mesma classe que os Cosworths e afins :P

Enviado: 10 dez 2009, 23:22
por Rasteirinho
Com 81,25 mm não ultrapassa... Ficas com 1597cm^3... Mas isso não é 0.020", é 0.010"...

Mas arranjas pistões de 81,25mm?

Enviado: 10 dez 2009, 23:24
por p.samuell
tava a achar estranho nao kereres ultrapassar os 1600cc... mas ja percebi... não metas o AE nessas vidas... lol...

Enviado: 10 dez 2009, 23:43
por isac
Mas arranjas pistões de 81,25mm?
81.25 só conheço os TODA e aumentam bastante a compressão. MAS, JE Pistons faz por encomenda e à medida.

Este são para o 4AGE e também devem aumentar bastante a compressão.

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Enviado: 10 dez 2009, 23:48
por RT
p.samuell Escreveu:tava a achar estranho nao kereres ultrapassar os 1600cc... mas ja percebi... não metas o AE nessas vidas... lol...
x2 looool :P

Enviado: 11 dez 2009, 00:06
por Slipangle
Ia jurar que tinha visto da Wiseco, mas se calhar foi só mesmo os da TODA :?
Edit: A Escort Racing tb os faz, mas não sao forjados.

Entao... no comprimir é que está o ganho! 8)

Agora que isto está esclarecido, mais vale comprar um silvertop (ou um blacktop, mas este ainda tem homologação).

Eu estou a tentar manter todas as opções em aberto, para não estar a comprar uma coisa e depois eventualmente ter de comprar outra. :)

Enviado: 11 dez 2009, 00:10
por Rasteirinho
A Wiseco faz por medida... Ainda a semana passada recebi um jogo de pistões para um motor 2T-G feitos por medida...

Custaram 200€ mais...

Enviado: 11 dez 2009, 00:16
por Slipangle
Ah então foi isso!
Ora se os Wiseco se andam a vender por cerca de $500, isso significa que custariam por volta de 600€. Ou seja, quase 200€ mais baratos que os TODA.

Enviado: 11 dez 2009, 02:10
por isac
São mais baratos mas não são melhores devido ao design que propicia à detonação...
Entao... no comprimir é que está o ganho!
E, no lift das árvores de cames, quanto mais melhor.

Enviado: 11 dez 2009, 03:24
por |BUDA|
entao e nao ha nimguem a brincar com cursos mudificados e pistons mais curtos ?

tipo motor super^2 tipo 82x82 :P

Stroker kit???

Enviado: 11 dez 2009, 08:38
por gon
ha umas modificações para 1.8 usando a cambota do motor 7A-FE.
No entanto a cambota não he tão boa como a do 4age e a malta não aconselha a passares das 7500RPM com essa cambota....

No entanto para quem vai "comprimir" pode ser uma excelente opção.

O meu mx5 he 1840cc e nota-se bem a diferença de cilindrada para o 4age ....

http://www.club4ag.com/faq_and_tech_pages/5A&7A.htm

club4ag is your friend :)

Enviado: 11 dez 2009, 13:17
por |BUDA|
hehe tive a ler esse site ontem

Enviado: 12 dez 2009, 16:27
por andre_costa
Ha tambem um kit 5ag da hks que fica com 1700cc, mais coisa menos coisa,
no entanto ja nao e comercializado.
Esta cambota usada ronda entre os 800 e os 1200 euros, pelos preços que tenho encontrado quando se encontram...nao se veem por ai muitas.

Enviado: 12 dez 2009, 18:43
por djballs
só assim em termos de conversa , isso é de parvinhos que nao sabem que fazer ao guito , muito sinceramente ....... com menos dinheiro montas um blacktop ou mesmo o motor do supra, s2000 etcc.......

Enviado: 12 dez 2009, 19:00
por Slipangle
Pois tenho a mesma opinião, para gastar tanto dinheiro mais vle montar um blacktop e partir daí. Provávelmente fica-se com uma potência semelhante, mais rpm's e mais fiabilidade.
Isto são só bitaites, visto eu nao perceber NADA de mecânica :D

Enviado: 19 dez 2009, 17:59
por juliocesar
isac Escreveu:São mais baratos mas não são melhores devido ao design que propicia à detonação...
Entao... no comprimir é que está o ganho!
E, no lift das árvores de cames, quanto mais melhor.
Não são tão bons os wiseco quanto os TODA??

Enviado: 19 dez 2009, 22:00
por isac
Consta que não. Não pela matéria prima mas sim pelo design. Tem umas arestas bastante agressivas. O que fazem é lixar para suavizar as arestas e assim diminuir as hipóteses de detonação.

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Enviado: 19 dez 2009, 22:26
por Rasteirinho
Já fiz isso aos meus, levou para aí 2 horas mas ficaram bem melhores...

Enviado: 25 dez 2009, 11:19
por juliocesar
engraçado :D