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Várias dúvidas
Enviado: 29 out 2009, 18:06
por Isengard
Boas. Antes de me decidir a 100% na compra de um ae86 (infelizmente há muitas coisas a considerar), gostaria de ter resposta às seguintes dúvidas:
1- É possível legalizar uma roll cage, sendo o carro para circular na estrada?
2- O Carro é "confortável" (minimamente lol) em viagens longas?
3- É possível legalizar/passar na inspecção com uma swap para o blacktop?
4- O barulho no interior (sei que depende do veículo e do estado, mas em "geral") durante condução citadina e em ae é "tolerável" ?
5- É possível remover os bancos de trás sem problemas de inspecções/policia, é necessário legalizar?
6- Os para-choques fase I têm os mesmos encaixes dos fase II ?
7- Qual será o orçamento esperado para amanho de 3 paineis, capô, ferrugem em vários sítios e pintura?
8- A transformação de "levin" para "trueno" é viável(faróis da frente)? A que custo?
Penso que é tudo, desculpem as perguntas de "maçarico".
Obrigado
Enviado: 29 out 2009, 18:11
por nunoturbo
1 - Não - Os rollbar são "racing only"
2 -Não
3- Provavelmente é possível legalizar. Alguma burocracia e euros.
4 - Stock, é perfeitamente normal.
5 - Não, os lugares do carro têm de estar de acordo com o livrete
6 - Sim
7 - Depende do estado e do "artista"
8 - Sim. O custo não te sei dizer, mas volta e meia aparecem negocios a pedir exactamente o contrário.
Enviado: 29 out 2009, 21:57
por Isengard
Obrigado Nuno! :)
Quem poder esclarecer mais alguma coisa, agradeço.
Enviado: 29 out 2009, 22:54
por RT
nunoturbo Escreveu:3- Provavelmente é possível legalizar. Alguma burocracia e euros.
O black top 20V é só trocar pelo 16V, sendo os 2 1.6 a gasolina não é necessário homologar nada. Se estiver enganado corrijam-me se faz favor, estou a ir pela lógica.
Já agora
8- A transformação de "levin" para "trueno" é viável(faróis da frente)? A que custo?
Fala com o Jonny que ele vende isso. Faróis, choques, capot, g. lamas. Vou já mandar-te preço por PM.
Enviado: 29 out 2009, 22:56
por Isengard
Obrigado RT! :D
Já agora deixo aqui uma citação do fórum
autoclassicos:
bem, depois de ler este tópico, não sei se chore se ria. Para variar, barbaridades, afirmações sem fundamento, desconhecimento do que se diz, dogmas diz-que-disse e ouvi dizer, mitos urbanos e falta de honestidade intelectual quer para com terceiros quer para com o próprio que faz as afirmações, e demais pérolas são coisas que não faltam, tipico do ser-se português, e bastante recorrentes especialmente quando o assunto mete carros.
No que toca ao assunto do tópico, a legalização (não homologação, são coisas diferentes) de um roll-bar faz-se da mesma forma que qualquer outro acessório ou alteração de caracteristicas do veiculo. Basta consultar duas leis que nos (a nós adeptos de carros velhos, perdão clássicos) tocam particularmente: código da estrada, que resumidamente diz que as alterações aos veículos devem ser anotadas no livrete, e regulamento das inspecções periódicas, onde vêm identificadas as deficiências e qual a sua classificação.
Ora consultando estes dois documentos legais facilmente se conclui que depois de se alterar as caracteristicas de um veiculo o livrete ou certificado de matricula devem ser também actualizados, sob pena de chumbo directo ou por reincidencia na inspecção ou multas ou apreensão de documentos ou mesmo o veiculo por parte das autoridades. Desta forma um roll-bar para estar legal tem que estar anotado no livrete ou noutro documento emitido pelo IMTT (por exemplo uma autorização por escrito), seguindo a mesma lógica do que é feito para alterar a côr, as medidas dos pneus, nº de lugares, combustivel, etc. Outra questão é o que o IMTT pede para aceitar essa alteração e a autorizar, homologação europeia ou atribuida pela FIA ou outro organismo, soldaduras feitas por empresa certificada no caso de fabricações pontuais ou caseiras, etc isso são assuntos externos à inspecção, e como tal não são da responsabilidade do inspector. O inspector só tem de se preocupar se essa alteração está de acordo com as regras legais aplicáveis ao veículo que tem pela frente. Como não há regulamentação especifica para roll-bars, aplicam-se as prescrições que manda o código da estrada.
P.S.: aparte disto, devo dizer que trabalho num centro de inspecções como inspector e adepto de clássicos e ferro-velhp conexo :)
Abraço para todos
Enviado: 29 out 2009, 23:00
por RT
Já enviei a PM. Espero que ajude.
Ah e
7- Qual será o orçamento esperado para amanho de 3 paineis, capô, ferrugem em vários sítios e pintura?
Quando falas em 3 painéis falas em comprar os painéis inteiros novos ou reparar alguma mossa?
Um restauro de chapa não tem valores certos, depende de quem te arranja o carro. No meu caso foram 2 mil euros só a chapa.
Podes ver fotos do restauro e vês, foi um trabalho enorme mas muito bem-feito.
A pintura por cá anda entre os 1000 e os 1500, aí pelos lados do Continente não faço a mínima.

Enviado: 29 out 2009, 23:10
por Isengard
Ajudou sim, obrigado!
Os painéis seriam reparados. Endireitar e tirar ferrugem.
2000€ parece-me aceitável logo me vou informar por cá, mas parece-me bem :D
Enviado: 29 out 2009, 23:38
por RT
Tal como disse o Nuno, depende do estado e do artista.
Por exemplo neste momento o meu BMW está a ser restaurado, tinha o fundo bastante podre, os patilhões do lado esquerdo e direito, por baixo do vidro da frente 2 buracos grandes em cada lado, um canto atrás todo podre e mais umas coisitas, não estava tão mau quanto o AE86 mas estava mauzinho e o carro foi para um bate-chapas que me vai fazer um restauro com chapa nova e pintar, orçamentado para 2500 € chapa e pintura. ;)
Enviado: 30 out 2009, 00:45
por isac
Entre o diz que disse e o que é, é conveniente ter a certeza, o melhor e mais barato no meu entendimento é fazer essas perguntas num IPO.
E entretanto... se arranjar peças para o Levin é caro e raro o que será para o Trueno. Eu sei a resposta.
Para que queres o corolla?
Enviado: 30 out 2009, 03:01
por |BUDA|
numa frente completa "levin" em material novo ou em muto bom estado gastas acima de 900 euros e mais vale meter trueno ainda ha tudo e da concorrencia no caso de lampadas e kits de plasticos ha muitos mesmo
roll bar se fizeres a inscriçao como carro de rampa classico pagares as contas e fizeres uma inspecçao xpto aprovado pela fpak etc...
andam ai tantos minis, bmw, datsun,polos com roll bar e legais e segundo a o que esta em diario da republica "se nao interfir com a visibilidade e o acesso aos passageiros...."
1º seja homolgado (FIA);
2º não interfira no campo de visão do condutor;
3º não tenha arestas vivas;
retirado de um forum da web
"Boas!
É isso mesmo, na inspecção não implicam desde que esteja homolgada!
Contudo, no caso do carro ter no livrete 5 lugares têm de se lá sentar 5 pessoas obrigatóriamente!!!
Então, quando vamos à inspecção tiramos a barra diagonal e pomos lá os bancos e respectivos cintos!!!
Falei com um amigalhaço que é dono de um centro de inspecções e essa foi a resposta!!!"
aqui a uns meses tinha a documentaçao e quais os artigos com pacienencia coloco online
Enviado: 30 out 2009, 07:57
por Rasteirinho
O pára-choques de trás não tem os mesmo suportes (aquelas peças em aço) nos fase 1 e fase 2.
Ou seja, cada para-choques traseiro tem os seus respectivos suportes.
Nos dianteiros não sei porque não passei pelo trabalho de os ter de voltar a desmontar...

Enviado: 30 out 2009, 10:00
por andre_costa
Em relação a black top, aproveita pro legalizar, ja andam a ver numeros de motor em inspecções periodicas tambem, coisa que antes so acontecia numa inspecção extraordinaria ou B como lhe quiserem chamar.
Nao vas pelo diz que disse de quem ouve falar mas nunca fez, porque a confiar no diz que disse tive que la voltar novamente, a unica, repito a UNICA forma de legalizares um numero de motor e com uma factura ou declaração de venda do primeiro proprietario do motor, uma factura de uma sucata ou seja de quem for que nao seja o primeiro proprietario do veiculo onde vinha esse numero de motor fazem-te voltar pra tras ate no proprio imtt... se tiveres mais alguma duvida diz que no que eu poder ajudo-te..
Enviado: 30 out 2009, 10:32
por RT
Então isso aí no Continente é diferente que aqui nos Açores.

Enviado: 30 out 2009, 10:56
por andre_costa
Em Leiria e Coimbra cmg foi assim se no resto do Continente tambem é, nao sei.... Apenas relatei um episodio que se passou comigo, e que se der para evitarem poupam umas dores de cabeça....
Enviado: 30 out 2009, 12:41
por Isengard
Obrigado a todos :)
isac: o carro é para o dia-a-dia, track days e pseudo touges quando possível.
andre_costa: o black top não seria para agora, mas obrigado pela disponibilidade e informação. :)
Enviado: 31 out 2009, 16:15
por nut´s
andre_costa Escreveu:Em relação a black top, aproveita pro legalizar, ja andam a ver numeros de motor em inspecções periodicas tambem, coisa que antes so acontecia numa inspecção extraordinaria ou B como lhe quiserem chamar.
Nao vas pelo diz que disse de quem ouve falar mas nunca fez, porque a confiar no diz que disse tive que la voltar novamente, a unica, repito a UNICA forma de legalizares um numero de motor e com uma factura ou declaração de venda do primeiro proprietario do motor, uma factura de uma sucata ou seja de quem for que nao seja o primeiro proprietario do veiculo onde vinha esse numero de motor fazem-te voltar pra tras ate no proprio imtt... se tiveres mais alguma duvida diz que no que eu poder ajudo-te..
nos livretes antigos ainda aparecia o numero do motor..porem agora ...nao!
sendo 1600 16v e o outro 1600 20v.. desde que os valores dos gazes estejao nos parametros legais do carro... quase que posso apostar que e na boa...
porem ja vi carros reprovarem e ficarem propstos a insp b por nao possuirem parafusos na matricola e sim fita cola....
tendo em conta que na "LEI" todas as matriculas tem que ser fixadas de forma a ser necessario 1 ferramenta especifica para as tirar, no caso especifico a fita dupla face era tam fixe que o sujeito pegou na matricula e tentou tira-la com as maos.. esta partiu, e claro que a resposta foi...a ferramenta especifica para tirar a matricula neste caso e o fio de tirar vidros....................
a lei em portugar e muito a vontade do frêges...e "desenrascansso" do proprietário......
Enviado: 01 nov 2009, 15:07
por Minute Man aka PC
Isengard, compra o carro, não compliques
Vais ver que não te arrependes.
Tens um vermelho à venda por 3800 euro que vale bem a pena.
Se estiveres a pensar desembolsar mais, tens bons exemplares a 7000/8000. Agora, a este preço, já a eficácia de um mx-5 1.8 pode suscitar a dúvida...
Enviado: 01 nov 2009, 19:00
por Isengard
Posso desembolsar o valor que o meu carro actual render e mais uns trocos, portanto, talvez uns 7000€.
Quanto ao mx-5 nem o pondero :)
Enviado: 01 nov 2009, 19:02
por Minute Man aka PC
Entã, para quê a dúvida?

Enviado: 01 nov 2009, 19:04
por Isengard
Já tenho uns em vista, a ver vamos :D
Enviado: 01 nov 2009, 19:43
por emanuelae86
Isengard Escreveu:Posso desembolsar o valor que o meu carro actual render e mais uns trocos, portanto, talvez uns 7000€.
Quanto ao mx-5 nem o pondero :)
Se queres comprar um Ae86 não penses mais e fala com o Filipe senão vais te arrepender a esse preço muito difícil arranjar um Ae86 em bom estado, em tempos vi o restauro desse carro e foi muito bem feito se precisares de algum contacto dele avisa.
Abraço,