RT - 106 Xsi
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
RT - 106 Xsi
Não sei se por cá há quem goste destes chassos, mas eu sou adepto e já é o 2º que eu tenho... O primeiro que tive (cinzento) estava completamente original, este já tem algumas coisas... Está neste momento em restauro/reforço de carroçaria em alguns pontos.
Comprado há quase 1 ano (Dezembro de 2011), um pouco mal tratado de muita coisa, mas foi ac€ssív€l... Na altura o mais urgente era reparar a ponte traseira, afinar travões e montar apoios de motor e caixa, foi tudo feito logo para o carro ficar minimamente "conduzível"...
Vou colocar algumas fotos mas vou tentar resumir porque são muitas.
Quando o comprei...
Começaram os trabalhos...
Algum tempo depois...
Algumas alterações não estão nas fotos. Depois com mais tempo irei fazer um slideshow (como fiz com o meu AE86) de todo o progresso até à data.
Portanto até à data temos isto... Algumas coisas já montadas, outras já guardadas para montar.
Motor/Cx de velocidades:
Cabeça 1.3 8v
Colector de admissão alumínio (do 1.3 8v)
Bloco 1.6
Colector de escape ferro 4-2-1 DEVIL revestido a manta térmica
Linha directa inox 50 DR CAR
Panela final inox réplica PTS DR CAR
Caixa de filtro de ar mais aberta by RT
Filtro de ar K&N
Borboleta trabalhada (brevemente)
Volante de motor aligeirado (pouco) (brevemente)
Cabos de vela silicone Magnecor
Velas de origem (brevemente)
Chip Grupo N 7800rpm
Radiador de óleo + termostato Mocal
Injectores AX GTi limpos e calibrados
Tirantes da cx de velocidades by Mendes
Travagem:
Travagem 266 Bosh à frente (em vez dos 230 e tal que tem de momento, discos maciços ainda por cima)
Tambores atrás completamente reparados
Tubos em malha de aço by Mendes
Pás de recondicionamento de ar (mateterial original Citroën C3)
Suspensão:
Molas de rebaixamento Eibach
Amortecedores frontais Koni STR-T (linha laranja)
Amortecedores traseiros Kayaba (não sei o modelo)
Barra AA frontal Sparco
Ponte traseira completamente reparada
Carroçaria:
Reforço dos pontos principais do cofre do motor e apoio da caixa
Restauro de chapa e pintura (ongoing)
Estética:
Cintos vermelhos 106 Rallye
Carpete vermelha 106 Rallye
Manete AX GTi (números vermelhos)
Volante fundo em camurça réplica OMP
Quadrante personalizado
Jantes de ferro 106 Rallye S2 brancas
Faróis de nevoeiro amarelos Cibié
Frisos vermelhos
Faróis traseiros novos
Piscas frontais novos
Piscas laterais laranja (trazia uns do Peugeot 206)
Remoção da antena
Remoção do lettering traseiro
Agora está em fase de desmantelamento
Assim que houverem novidades posto.
É um chasso mas adoro o raio do carrito...
Comprado há quase 1 ano (Dezembro de 2011), um pouco mal tratado de muita coisa, mas foi ac€ssív€l... Na altura o mais urgente era reparar a ponte traseira, afinar travões e montar apoios de motor e caixa, foi tudo feito logo para o carro ficar minimamente "conduzível"...
Vou colocar algumas fotos mas vou tentar resumir porque são muitas.
Quando o comprei...
Começaram os trabalhos...
Algum tempo depois...
Algumas alterações não estão nas fotos. Depois com mais tempo irei fazer um slideshow (como fiz com o meu AE86) de todo o progresso até à data.
Portanto até à data temos isto... Algumas coisas já montadas, outras já guardadas para montar.
Motor/Cx de velocidades:
Cabeça 1.3 8v
Colector de admissão alumínio (do 1.3 8v)
Bloco 1.6
Colector de escape ferro 4-2-1 DEVIL revestido a manta térmica
Linha directa inox 50 DR CAR
Panela final inox réplica PTS DR CAR
Caixa de filtro de ar mais aberta by RT
Filtro de ar K&N
Borboleta trabalhada (brevemente)
Volante de motor aligeirado (pouco) (brevemente)
Cabos de vela silicone Magnecor
Velas de origem (brevemente)
Chip Grupo N 7800rpm
Radiador de óleo + termostato Mocal
Injectores AX GTi limpos e calibrados
Tirantes da cx de velocidades by Mendes
Travagem:
Travagem 266 Bosh à frente (em vez dos 230 e tal que tem de momento, discos maciços ainda por cima)
Tambores atrás completamente reparados
Tubos em malha de aço by Mendes
Pás de recondicionamento de ar (mateterial original Citroën C3)
Suspensão:
Molas de rebaixamento Eibach
Amortecedores frontais Koni STR-T (linha laranja)
Amortecedores traseiros Kayaba (não sei o modelo)
Barra AA frontal Sparco
Ponte traseira completamente reparada
Carroçaria:
Reforço dos pontos principais do cofre do motor e apoio da caixa
Restauro de chapa e pintura (ongoing)
Estética:
Cintos vermelhos 106 Rallye
Carpete vermelha 106 Rallye
Manete AX GTi (números vermelhos)
Volante fundo em camurça réplica OMP
Quadrante personalizado
Jantes de ferro 106 Rallye S2 brancas
Faróis de nevoeiro amarelos Cibié
Frisos vermelhos
Faróis traseiros novos
Piscas frontais novos
Piscas laterais laranja (trazia uns do Peugeot 206)
Remoção da antena
Remoção do lettering traseiro
Agora está em fase de desmantelamento
Assim que houverem novidades posto.
É um chasso mas adoro o raio do carrito...
| AE86 | XSI | IS200 |
-
- Propietários
- Mensagens: 704
- Registado: 29 mai 2009, 13:21
- Localização: Angra Do Heroismo
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Eu gosto e muito.
Adoro pequenos desportivos, japoneses ou não. Gosto de carros que sejam interessantes, e não por serem de um determinado país.
Prefiro o 106 Rallye, mas a diferença de benefícios não justifica a enorme diferença de preço.
E este, pela lista de equipamento deve ser diabólico.
Quais serão os próximos passos, uma pintura completa ?
Adoro pequenos desportivos, japoneses ou não. Gosto de carros que sejam interessantes, e não por serem de um determinado país.
Prefiro o 106 Rallye, mas a diferença de benefícios não justifica a enorme diferença de preço.
E este, pela lista de equipamento deve ser diabólico.
Quais serão os próximos passos, uma pintura completa ?
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Obrigado Rui, faço das tuas palavras as minhas
Por muito que goste do AE86, de Toyotas e de Japoneses em geral, há mais escolhas no mundo. Já tive alguns carros e fiquei a gostar dos pequenos PSA. Já tive também um Saxo Cup mas prefiro de longe a estética do 106 da primeira fase, mesmo que não ande tanto. Podia meter a mecânica 16v do Saxo Cup/106 Gti mas vai ser uma carga de trabalhos (é relativamente fácil mas não sei se me quero dar ao trabalho), possíveis problemas na IPO e afins, como tal prefiro estas pequenas alterações que fiz. O carro fica com um andamento engraçado, sem dúvida. Diabólico não diria, mas bastante satisfatório e quem sabe, até mais nervoso que o meu AE86 (de origem), mesmo tendo apenas 8 válvulas. Hehe
O 106 Rallye realmente também o prefiro, o kit estético é bem mais desportivo bem como o interior menos "civilizado" e outros pormenores, mas a bom preço só apanhei este Xsi e então comprei-o. Também considerei mudar o kit estético para o do Rallye mas como me disse (e disse muito bem) um dono de um Rallye: Rallye é Rallye, Xsi é Xsi
Sim neste momento está em processo de restauro de chapa (tem alguns podres), reforço de carroçaria e pintura completa. Um mini-restauro, portanto.
Por muito que goste do AE86, de Toyotas e de Japoneses em geral, há mais escolhas no mundo. Já tive alguns carros e fiquei a gostar dos pequenos PSA. Já tive também um Saxo Cup mas prefiro de longe a estética do 106 da primeira fase, mesmo que não ande tanto. Podia meter a mecânica 16v do Saxo Cup/106 Gti mas vai ser uma carga de trabalhos (é relativamente fácil mas não sei se me quero dar ao trabalho), possíveis problemas na IPO e afins, como tal prefiro estas pequenas alterações que fiz. O carro fica com um andamento engraçado, sem dúvida. Diabólico não diria, mas bastante satisfatório e quem sabe, até mais nervoso que o meu AE86 (de origem), mesmo tendo apenas 8 válvulas. Hehe
O 106 Rallye realmente também o prefiro, o kit estético é bem mais desportivo bem como o interior menos "civilizado" e outros pormenores, mas a bom preço só apanhei este Xsi e então comprei-o. Também considerei mudar o kit estético para o do Rallye mas como me disse (e disse muito bem) um dono de um Rallye: Rallye é Rallye, Xsi é Xsi
Sim neste momento está em processo de restauro de chapa (tem alguns podres), reforço de carroçaria e pintura completa. Um mini-restauro, portanto.
| AE86 | XSI | IS200 |
Re: RT - 106 Xsi
Sou obrigado a concordar nisso também, nunca gostei de imitações. E nesse caso o Xsi é bem porreiro, principalmente em branco.
Força nisso, e venham fotos dos progressos.
Força nisso, e venham fotos dos progressos.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
- isac
- Site Admin
- Mensagens: 2496
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Localização: Póvoa de Varzim
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Tenho um amigo (leitão) com um rallie mk2 xpto, pessoalmente nunca me interessei sobre o assunto - até hoje, claro.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
Re: RT - 106 Xsi
Isto são umas máquinas bem venenosas. Lol
Estou habituado a um carro relativamente ágil e divertido, mas uma vez experimentei um 106 Gti e não me deixou indiferente, muito pelo contrário.
Estou habituado a um carro relativamente ágil e divertido, mas uma vez experimentei um 106 Gti e não me deixou indiferente, muito pelo contrário.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Pequenas novidades do charuto morto e podre
Depois de desmontado viu-se que não tem quaisquer sinais de acidente. Boas notícias.
Continua...
Depois de desmontado viu-se que não tem quaisquer sinais de acidente. Boas notícias.
Continua...
| AE86 | XSI | IS200 |
Re: RT - 106 Xsi
Impecável. É só pintar e voltar a montar.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Antes de pintar tem uns podres para arranjar.. hehehRuiX-8 Escreveu:Impecável. É só pintar e voltar a montar.
| AE86 | XSI | IS200 |
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Para resumir o restauro até à data:
http://www.youtube.com/watch?v=v3KNTyIVEO0
Agora está parado mas para breve retoma o reforço da baía do motor e da zona do apoio da caixa de velocidades, bem como a adaptação do radiador de óleo e posterior pintura de toda a carroçaria. Estou a gostar imenso do trabalho feito até à data, é como reviver o restauro do 86 novamente
Quanto à mecânica, vendi o meu ex-motor 1.6 8v às peças e estou a tratar da aquisição de um novo... 1.6 8v!! hehe
Já vem vitaminado e bem preparado.
Bloco C2
Cabeça trabalhada
Catcam 645
Electrónica feita
Bielas aligeiradas, volante de motor aligeirado, embraiagem reforçada
Colector de admissão aberto e trabalhado
Borboleta aberta e trabalhada
Umas coisitas Peugeot Sport
etc
Pelo menos mais potência que um 1.6 16v de origem tem... Vai ficar a andar (muito) mais que o AE86
Algumas fotos da preparação
Depois posto mais.
Estou a tratar também do escape pois o que tenho neste momento é insuficiente.
Cumprimentos a todos e bom ano novo!
http://www.youtube.com/watch?v=v3KNTyIVEO0
Agora está parado mas para breve retoma o reforço da baía do motor e da zona do apoio da caixa de velocidades, bem como a adaptação do radiador de óleo e posterior pintura de toda a carroçaria. Estou a gostar imenso do trabalho feito até à data, é como reviver o restauro do 86 novamente
Quanto à mecânica, vendi o meu ex-motor 1.6 8v às peças e estou a tratar da aquisição de um novo... 1.6 8v!! hehe
Já vem vitaminado e bem preparado.
Bloco C2
Cabeça trabalhada
Catcam 645
Electrónica feita
Bielas aligeiradas, volante de motor aligeirado, embraiagem reforçada
Colector de admissão aberto e trabalhado
Borboleta aberta e trabalhada
Umas coisitas Peugeot Sport
etc
Pelo menos mais potência que um 1.6 16v de origem tem... Vai ficar a andar (muito) mais que o AE86
Algumas fotos da preparação
Depois posto mais.
Estou a tratar também do escape pois o que tenho neste momento é insuficiente.
Cumprimentos a todos e bom ano novo!
| AE86 | XSI | IS200 |
Re: RT - 106 Xsi
Vai ficar demoníaco. Eheh
Excelente material. Se ficar com um aspecto de origem ficará perfeito.
Excelente material. Se ficar com um aspecto de origem ficará perfeito.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Em termos de aspecto a única coisa que tem diferente é a tampa de válvulas vermelha com um autocolante do preparador, de resto é tudo de origem... Até a caixa de filtro de ar é a de origem que foi trabalhada e aberta
| AE86 | XSI | IS200 |
-
- Propietários
- Mensagens: 704
- Registado: 29 mai 2009, 13:21
- Localização: Angra Do Heroismo
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
andar mais que o AE86...
não sabes é andar eheheh
da-me ele para a mão e depois vais ver se essa solha passa!
não sabes é andar eheheh
da-me ele para a mão e depois vais ver se essa solha passa!
Quando for grande vou ser como ele!!!
Re: RT - 106 Xsi
é um carrinho mto engraçado, e cheguei a andar a sondar o mercado deles ja ha alguns anos
em relação ha preparação ....
podes me dizer q peça he esta ?
em relação ha preparação ....
podes me dizer q peça he esta ?
RT Escreveu:
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Corpo da borboleta de admissão.
Foi trabalhado e aberto a 60mm
Foi trabalhado e aberto a 60mm
| AE86 | XSI | IS200 |
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Vídeo do relanti do motor ainda no carro do vendedor
http://www.youtube.com/watch?v=BvyJoJA9gSw
Mais algumas fotos da preparação
E a panela será igual a esta... Réplica Troféu (Escapes Areeiro) mais linha directa de 55mm
http://www.youtube.com/watch?v=BvyJoJA9gSw
Mais algumas fotos da preparação
E a panela será igual a esta... Réplica Troféu (Escapes Areeiro) mais linha directa de 55mm
| AE86 | XSI | IS200 |
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Base em alumínio (eBay), short-shift, manete mais alta e punho AX GTI. A minha é a que tem o punho preto.
By Mendes...
By Mendes...
| AE86 | XSI | IS200 |
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Para actualizar o tópico do chasso:
Início dos reforços do cofre do motor. Depois de prontos disfarçam-se as soldaduras e leva silicone de juntas, nem se nota quem lá estão...
Bancos, quartelas e forra do tecto para estofar
Em casa tentei replicar alguns autocolantes originais para mandar fazer mais tarde
Pormenores que comprei
Lâmpadas amarelas (daquelas que trazem o "chapéu" amarelo em vidro), igual ao da foto
Fechos de segurança para o capot (comprei-os pois vou eliminar alguma chapa na frente do carro e por sua vez o fecho de segurança de origem vai desaparecer)
A caminho (não tenho fotos ainda)
4 amortecedores Koni Sport (amarelos)
Linha de escape Inox 55 (Areeiro)
Panela réplica troféu (Areeiro)
E também estou a tratar da compra de pequenas coisas como casquilhos Powerflex, borracha do pára-brisas e outras pequenas coisas.
Início dos reforços do cofre do motor. Depois de prontos disfarçam-se as soldaduras e leva silicone de juntas, nem se nota quem lá estão...
Bancos, quartelas e forra do tecto para estofar
Em casa tentei replicar alguns autocolantes originais para mandar fazer mais tarde
Pormenores que comprei
Lâmpadas amarelas (daquelas que trazem o "chapéu" amarelo em vidro), igual ao da foto
Fechos de segurança para o capot (comprei-os pois vou eliminar alguma chapa na frente do carro e por sua vez o fecho de segurança de origem vai desaparecer)
A caminho (não tenho fotos ainda)
4 amortecedores Koni Sport (amarelos)
Linha de escape Inox 55 (Areeiro)
Panela réplica troféu (Areeiro)
E também estou a tratar da compra de pequenas coisas como casquilhos Powerflex, borracha do pára-brisas e outras pequenas coisas.
| AE86 | XSI | IS200 |
Re: RT - 106 Xsi
esta a ficar muito engraçado, continuação de bom restauro
toyota ae86 para as curvas/ citroen 2cv pá pinta
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Actualização
Motor/Cx de velocidades:
Motor by P-Performance
Cabeça trabalhada
Catcam 645 com electrónica feita
Colector de admissão aberto e trabalhado
Bielas aligeiradas, volante de motor aligeirado, embraiagem reforçada
Borboleta aberta e trabalhada
Bloco 1.6 C2
Colector de escape original com port-matching
Linha directa inox 55 Areeiro
Panela final inox troféu Areeiro
Caixa de filtro de ar mais aberta by RT
Filtro de ar K&N
Cabos de vela silicone Magnecor
Radiador de óleo + termostato Mocal
Injectores AX GTi limpos e calibrados
Tirantes da cx de velocidades by Mendes
Travagem:
Travagem 266 Bosh à frente
Travagem traseira Saxo Cup
Tubos em malha de aço by Mendes
Pás de recondicionamento de ar (mateterial original Citroën C3)
Bomba central de maior débito
Óleo 5.1
Suspensão:
Molas de rebaixamento Eibach Pro-Kit
Amortecedores Koni Sport
Barra AA frontal superior Sparco
Ponte traseira completamente reparada
Carroçaria:
Reforço dos pontos principais do cofre do motor e apoio da caixa
Restauro de chapa e pintura (ongoing)
Estética:
Cintos vermelhos 106 Rallye
Carpete vermelha 106 Rallye
Manete AX GTi (números vermelhos)
Volante fundo em camurça réplica OMP
Quadrante personalizado
Jantes de ferro 106 Rallye S2 brancas
Faróis de nevoeiro amarelos Cibié
Frisos vermelhos
Faróis traseiros novos
Piscas frontais novos
Piscas laterais laranja (trazia uns do Peugeot 206)
Remoção da antena
Remoção do lettering traseiro
Motor/Cx de velocidades:
Motor by P-Performance
Cabeça trabalhada
Catcam 645 com electrónica feita
Colector de admissão aberto e trabalhado
Bielas aligeiradas, volante de motor aligeirado, embraiagem reforçada
Borboleta aberta e trabalhada
Bloco 1.6 C2
Colector de escape original com port-matching
Linha directa inox 55 Areeiro
Panela final inox troféu Areeiro
Caixa de filtro de ar mais aberta by RT
Filtro de ar K&N
Cabos de vela silicone Magnecor
Radiador de óleo + termostato Mocal
Injectores AX GTi limpos e calibrados
Tirantes da cx de velocidades by Mendes
Travagem:
Travagem 266 Bosh à frente
Travagem traseira Saxo Cup
Tubos em malha de aço by Mendes
Pás de recondicionamento de ar (mateterial original Citroën C3)
Bomba central de maior débito
Óleo 5.1
Suspensão:
Molas de rebaixamento Eibach Pro-Kit
Amortecedores Koni Sport
Barra AA frontal superior Sparco
Ponte traseira completamente reparada
Carroçaria:
Reforço dos pontos principais do cofre do motor e apoio da caixa
Restauro de chapa e pintura (ongoing)
Estética:
Cintos vermelhos 106 Rallye
Carpete vermelha 106 Rallye
Manete AX GTi (números vermelhos)
Volante fundo em camurça réplica OMP
Quadrante personalizado
Jantes de ferro 106 Rallye S2 brancas
Faróis de nevoeiro amarelos Cibié
Frisos vermelhos
Faróis traseiros novos
Piscas frontais novos
Piscas laterais laranja (trazia uns do Peugeot 206)
Remoção da antena
Remoção do lettering traseiro
| AE86 | XSI | IS200 |
- RT
- Propietários
- Mensagens: 1943
- Registado: 24 mai 2009, 15:13
- Localização: Terceira - Açores
- Contacto:
Re: RT - 106 Xsi
Escape já em casa...
Panela réplica troféu e linha inox directa 55
Os amortecedores também estão quase cá.. Agora é só prendinhas.
Panela réplica troféu e linha inox directa 55
Os amortecedores também estão quase cá.. Agora é só prendinhas.
| AE86 | XSI | IS200 |
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante