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[Compro]T-vis
Enviado: 18 mai 2011, 23:04
por BrunoQuintino
Decidi ganhar juizo! hehe Alguem tem por ai um T-vis a mais?
Abraço, Billy
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 18 mai 2011, 23:18
por jae86
BrunoQuintino Escreveu:Decidi ganhar juizo! hehe Alguem tem por ai um T-vis a mais?
Abraço, Billy
Explica lá isso, tinhas tirado o TVIS?
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 19 mai 2011, 10:12
por BrunoQuintino
Quando o comprei veio sem t-vis. Pelo q sei foi quando estava na posse de um dos antigos donos, q acho q era o Marutti(ou cm era o nick dele) q levou ao johnny oishi. Q acho lhe fez Port & Polish na cabeça, ficou com umas watanabe's pretas 14" e trocou por umas Rota Rb 15"x 7"(mas não em "preto cromado" como tenho actualmente) e finalmente tirou o T-vis!
O carro apartir das 6000rpms anda mto bem, mas neste momento prefiro ter mais baixas, pq ando com o carro no dia-a-dia. Isto tudo para dizer q se sente um "poço" infernal em baixas até às 4000rpms (aliás o "poço" maior é das 2000\3000rpms às 3000\4000rpms, agora não me lembro exactamente do periodo).
Abraço,
Billy
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 19 mai 2011, 20:21
por Slipangle
Olha lá mas tu não tinhas vendido o carro ?!?
Alex/Viriato here.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 19 mai 2011, 20:29
por BrunoQuintino
Eu sei quem tu és! Hahaha not yet!
Abraço,
Billy
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 20 mai 2011, 00:01
por pack
Nunca vi este carro.... e ando com o meu quase diariamente pela tua zona ó Bruno!
Abraço
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 20 mai 2011, 00:29
por BrunoQuintino
O teu carro, já esteve na minha rua! Mas neste ultimos 5 meses tive com o carro "escondido". Vai sair hoje à tarde do escuro! Se tiveres por ai, apita.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 20 mai 2011, 11:06
por Paias
Boas Bruno
Keres experimentar o teu, contra o meu bate-latas com 207.768km
Ainda tens o Buddy Club ou ja tiras-te?
Abraço
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 20 mai 2011, 12:59
por BrunoQuintino
Saludos Mário,
hehe eu quero é experimentar a ver se o carro ainda anda! lol vou buscá-lo á tarde!
Sim ainda tenho o meu Buddy Club q faz uma barulheira do diabos! hehe
Abraço
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 24 mai 2011, 10:25
por BrunoQuintino
up!!
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 24 mai 2011, 11:51
por Slipangle
No Ebay.co.uk já vi algumas vezes TVIs à venda, é procurar :)
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 24 mai 2011, 18:57
por BrunoQuintino
Eu tenho visto, queria ver se encontrava era um preço mais acessivel!
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 00:47
por Edgar Florindo
Boas. Alguém me pode explicar porque se tira o TVIS?
O que se ganha com isso?
Abraços
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 03:35
por nut´s
Edgar Florindo Escreveu:Boas. Alguém me pode explicar porque se tira o TVIS?
O que se ganha com isso?
Abraços
tirando o t-vis e continuando com o restante de origem, nao se ganha! para tirar o t-vis e necessario muito material... ou carbs
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 11:40
por Edgar Florindo
O objectivo da pergunta é saber o que acontece com a ausencia do tvis.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 12:23
por pack
O sistema T-vis existe para controlar a entrada do ar a baixas rotações. Como o motor original do AE86 é o big port, e como o nome indica porta grande...
Em baixas rotações o sistema não consegue sem auxílio compensar o ar que entra para a mistura devido a enorme porta de admissão.
Ora, eles inventaram um sistema o T-VIS que tem umas borboletas e compensam essa entrada, fechando algumas das condutas de admissão.
Caso prático:
- Abres uma janela de casa, e outra para fazeres corrente de ar; Depois encostas uma das janelas e percebes logo que o ar ganha mais "força" a passar pela brecha que criaste!
O mesmo efeito (similar) é criado no 4AGE.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 14:10
por apardal
O T-VIS serve para aumentar a velocidade de circulação do ar a baixa rotação fechando "metade" do canal de admissão.
Se desligares o T-VIS perdes algum binário em baixa rotação e o ganho é quase nulo a alta rotação.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 14:34
por jla
Edgar Florindo Escreveu:O objectivo da pergunta é saber o que acontece com a ausencia do tvis.
podes sempre experimentar...
se quiseres mesmo muito saber desliga o conector que aparece assinalado nesta imagem:
http://www.rollaclub.com/board/index.ph ... h_id=28529
isto fará com que as borboletas controladas pelo t-vis estejam sempre abertas e o motor perca performance abaixo das 4300 rpm
a ideia de retirar (eu pessoalmente não concordo) é permitir que o motor possa respirar melhor em alta rotação
como ja foi dito para fazer a coisa bem precisas de muito material para garantir que o que ganhas em altas é compensado pelo que perdes em baixas
abraço
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 15:08
por Edgar Florindo
Boas.
Hoje informei-me melhor e coloquei a questão ao meu preparador e uma vez que estamos a refazer o motor porque partiu no último rali, iremos também proceder à remoção das borboletas e veios. Quanto ao restante material, e uma vez que o carro é de competição como devem imaginar terei ganhos significativos tanto em baixas como altas, mediante a afinação que quiser dar para cada prova às árvore de cams.
O que irei ganhar sem o T-VIS segundo o meu preparador será altas, um ganho reduzido mas no final feitas as contas um pouco aqui e outro acolá deverá notar-se alguma diferença.
Obrigado a todos e desde já peço desculpa por não ter criado um post para colocar a questão.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 15:18
por isac
Nada como ir ao banco de potência.
Re: [Compro]T-vis
Enviado: 14 nov 2012, 20:09
por jla
[estou a escrever num teclado sem acentos...]
a questao aqui e que o coletor de admissao e demasiado grande para a quantidade de ar que o motor necessita/utiliza em baixas e isso faz com que a velocidade do ar seja baixa e que a mistura nao seja homogenea e portanto a performance sofre
agora se estamos a falar de carro de competicao o que interessa e desobstruir e maximizar a quantidade de ar que chega aos cilindros. aqui nao precisas de baixas, tira la o t-vis e segue para cams agressivas
