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TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 11:03
por crgod
Qual a vantagem ou não de é anular a guilhotina e as borboletas para ficar com os 8 orifícios livres.

Tenho o motor stock.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 11:55
por jae86
crgod Escreveu:Qual a vantagem ou não de é anular a guilhotina e as borboletas para ficar com os 8 orifícios livres.

Tenho o motor stock.
Engraçado, estou em vias de fazer isso :dance:

Contras: perdes em baixas, relanti e arranque a frio + instavel.

Vantagem: nunca mais te chateias se aquilo funciona ou não.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 12:48
por crgod
E é só essa vantagem? :shock:

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 13:03
por jae86
Num motor stock sim.

Podes ter ganhos pelo facto de tão teres o veio da guilhotina a obstruir a passagem do ar; mas devem ser irrisórios.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 13:15
por crgod
não estava a espera disso :shock: pensei que se iriam ter mais algumas vantagens!

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:08
por isac
Eu diria que tem mais desvantagens do que vantagens retirar o TVIS num motor sem alterações e sem algum equipamento de leitura (sonda lambada). Aumenta a quantidade de ar e empobrece a mistura, isto é a quantidade de ar aumenta para a mesma quantidade de gasolina injectada, o ECU não tem forma de saber que está ser introduzido mais "ar" visto que o sensor MAP está antes das guilhotinas, logo a quantidade de gasolina injectada vai ser insuficiente, o que em alguns momentos pode resultar em algum ganho de potência (quanto mais "limpo" maior a combustão, mais calor, mais potência) mas ao mesmo tempo aquecimento exagerado da câmara de combustão que pode provocar pistões derretidos e segmentos partidos, logo menos fiabilidade.

É a minha teoria e como digo sempre não sou um expert na matéria.

Preferível ter o TVIS a funcionar e a mistura bem afinada. Sempre que ia à Salvador Caetano afinar o CO, saía com isto afinado, o carro parecia que ganhava 50 cavalos e com um torque incrível.
Pena que passado algum tempo desafina outra vez.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:23
por emanuelae86
Por acaso tou precisar afinar o Co do meu onde afinas-te o teu Isac ?


Abraço,

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:25
por isac
emanuelae86 Escreveu:Por acaso tou precisar afinar o Co do meu onde afinas-te o teu Isac ?


Abraço,
Eu entrava com o carro na Salvador Caetano na circunvalação, subia a rampa, o mecânico vinha à minha beira e afinava isto, tínhamos dois dedos de conversa e depois ia embora. Não me lembro de pagar uma única vez. Mas também sou cliente lá desde 1986.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:28
por apardal
Desvantagens - As que mencionaram.

Vantagens - Zero.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:29
por jae86
isac Escreveu:Eu diria que tem mais desvantagens do que vantagens retirar o TVIS num motor sem alterações.
100% de acordo, se o TVIS funcionar perfeitamente não faz sentido retirar.

Em relação ao sensor MAP fizeste-me pensar em liga-lo directamente ao TVIS; que achas?

Imagem

Isto tendo em conta que vou retirar a guilhotina.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:50
por isac
Boa pergunta.

Não faço ideia, o que me parece é que tem de existir um "reservatório" onde a pressão possa ser aguentada para uma melhor resolução, impulso, de leitura do sensor. No caso dos ITBS nem com quatro furinhos desse tamanho, um de cada cilindro, ligados a um reservatório para estabilizar o "sinal" o sensor tem uma leitura eficaz.

Experimenta, se começar a sair fumo preto, não stresses, desligas e voltas a por como estava.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 15:59
por jae86
isac Escreveu:Boa pergunta.
Não faço ideia, o que me parece é que tem de existir um "reservatório" onde a pressão possa ser aguentada para uma melhor resolução, impulso, de leitura do sensor. No caso dos ITBS nem com quatro furinhos desse tamanho, um de cada cilindro, ligados a um reservatório para estabilizar o "sinal" o sensor tem uma leitura eficaz.
Experimenta, se começar a sair fumo preto, não stresses, desligas e voltas a por como estava.
[smilie=good.gif]

Se calhar então ligo ao reservatório do TVIS.

Isto é algo que quero fazer a algum tempo; é só uma experiênçia sem grande fundamento mas quero experimentar na mesma :wall:

Até porque comprei outro TVIS para "estragar" claro está.

Depois dou feedback :mrgreen:

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 23:14
por RT
Tudo dito.

Só compensa com algum nível de preparação, não em motores de origem.

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 23:31
por MadAE86
Não está não...

Menos peso nem sempre quer dizer mais performance! :lol:

Eu tirei o meu e só vi vantagens. Mas porque está lá outro que ao contrário do meu, está bom!

Re: TVIS

Enviado: 04 fev 2011, 23:59
por isac
@ MadAE86

Mas tu não tinhas o motor "stock", ou tinhas? Lembro-me de andares com uma Powerdex AFX afinar misturas...

Isto vai ser, ou mais pobre ou mais limpo do que o recomendado.

Re: TVIS

Enviado: 06 fev 2011, 22:15
por MadAE86
Isac, eu tive cams Toda-R 264/264 e mistura andava doida. Pensei que era a centralina que não gostava delas e vendi-as. Afinal era o TVIS que estava marado.
Desmontei e montei outro que está bom e ficou tudo normal.

Conclusão 1...vendi as cams sem necessidade!

Conclusão 2...motor stock funciona bem com TVIS bom.

Re: TVIS

Enviado: 09 fev 2011, 23:10
por emanuelae86
Muito rapidamente podemos fazer algum tipo de teste para saber se o Tvis funciona correctamente ou não ? :crazy:

Re: TVIS

Enviado: 10 fev 2011, 12:56
por MadAE86
Muito rapidamente diria que não. Eu diria que o melhor é, em caso de dúvida, espreitar.