TVIS
TVIS
Qual a vantagem ou não de é anular a guilhotina e as borboletas para ficar com os 8 orifícios livres.
Tenho o motor stock.
Tenho o motor stock.
Muscle Celica TA22
Black Pearl AE86
Black Pearl AE86
Re: TVIS
Engraçado, estou em vias de fazer issocrgod Escreveu:Qual a vantagem ou não de é anular a guilhotina e as borboletas para ficar com os 8 orifícios livres.
Tenho o motor stock.

Contras: perdes em baixas, relanti e arranque a frio + instavel.
Vantagem: nunca mais te chateias se aquilo funciona ou não.
Num motor stock sim.
Podes ter ganhos pelo facto de tão teres o veio da guilhotina a obstruir a passagem do ar; mas devem ser irrisórios.
Podes ter ganhos pelo facto de tão teres o veio da guilhotina a obstruir a passagem do ar; mas devem ser irrisórios.
não estava a espera disso
pensei que se iriam ter mais algumas vantagens!

Muscle Celica TA22
Black Pearl AE86
Black Pearl AE86
- isac
- Site Admin
- Registado: 24 mai 2009, 11:59
- Contacto:
Eu diria que tem mais desvantagens do que vantagens retirar o TVIS num motor sem alterações e sem algum equipamento de leitura (sonda lambada). Aumenta a quantidade de ar e empobrece a mistura, isto é a quantidade de ar aumenta para a mesma quantidade de gasolina injectada, o ECU não tem forma de saber que está ser introduzido mais "ar" visto que o sensor MAP está antes das guilhotinas, logo a quantidade de gasolina injectada vai ser insuficiente, o que em alguns momentos pode resultar em algum ganho de potência (quanto mais "limpo" maior a combustão, mais calor, mais potência) mas ao mesmo tempo aquecimento exagerado da câmara de combustão que pode provocar pistões derretidos e segmentos partidos, logo menos fiabilidade.
É a minha teoria e como digo sempre não sou um expert na matéria.
Preferível ter o TVIS a funcionar e a mistura bem afinada. Sempre que ia à Salvador Caetano afinar o CO, saía com isto afinado, o carro parecia que ganhava 50 cavalos e com um torque incrível.
Pena que passado algum tempo desafina outra vez.
É a minha teoria e como digo sempre não sou um expert na matéria.
Preferível ter o TVIS a funcionar e a mistura bem afinada. Sempre que ia à Salvador Caetano afinar o CO, saía com isto afinado, o carro parecia que ganhava 50 cavalos e com um torque incrível.
Pena que passado algum tempo desafina outra vez.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
-
- Propietários
- Registado: 11 ago 2009, 23:04
- Contacto:
Por acaso tou precisar afinar o Co do meu onde afinas-te o teu Isac ?
Abraço,
Abraço,
- isac
- Site Admin
- Contacto:
Eu entrava com o carro na Salvador Caetano na circunvalação, subia a rampa, o mecânico vinha à minha beira e afinava isto, tínhamos dois dedos de conversa e depois ia embora. Não me lembro de pagar uma única vez. Mas também sou cliente lá desde 1986.emanuelae86 Escreveu:Por acaso tou precisar afinar o Co do meu onde afinas-te o teu Isac ?
Abraço,
Desvantagens - As que mencionaram.
Vantagens - Zero.
Vantagens - Zero.
100% de acordo, se o TVIS funcionar perfeitamente não faz sentido retirar.isac Escreveu:Eu diria que tem mais desvantagens do que vantagens retirar o TVIS num motor sem alterações.
Em relação ao sensor MAP fizeste-me pensar em liga-lo directamente ao TVIS; que achas?

Isto tendo em conta que vou retirar a guilhotina.
- isac
- Site Admin
- Contacto:
Boa pergunta.
Não faço ideia, o que me parece é que tem de existir um "reservatório" onde a pressão possa ser aguentada para uma melhor resolução, impulso, de leitura do sensor. No caso dos ITBS nem com quatro furinhos desse tamanho, um de cada cilindro, ligados a um reservatório para estabilizar o "sinal" o sensor tem uma leitura eficaz.
Experimenta, se começar a sair fumo preto, não stresses, desligas e voltas a por como estava.
Não faço ideia, o que me parece é que tem de existir um "reservatório" onde a pressão possa ser aguentada para uma melhor resolução, impulso, de leitura do sensor. No caso dos ITBS nem com quatro furinhos desse tamanho, um de cada cilindro, ligados a um reservatório para estabilizar o "sinal" o sensor tem uma leitura eficaz.
Experimenta, se começar a sair fumo preto, não stresses, desligas e voltas a por como estava.
isac Escreveu:Boa pergunta.
![good [smilie=good.gif]](./images/smilies/good.gif)
Se calhar então ligo ao reservatório do TVIS.
Isto é algo que quero fazer a algum tempo; é só uma experiênçia sem grande fundamento mas quero experimentar na mesma

Até porque comprei outro TVIS para "estragar" claro está.
Depois dou feedback

Não está não...
Menos peso nem sempre quer dizer mais performance!
Eu tirei o meu e só vi vantagens. Mas porque está lá outro que ao contrário do meu, está bom!
Menos peso nem sempre quer dizer mais performance!

Eu tirei o meu e só vi vantagens. Mas porque está lá outro que ao contrário do meu, está bom!

- isac
- Site Admin
- Contacto:
@ MadAE86
Mas tu não tinhas o motor "stock", ou tinhas? Lembro-me de andares com uma Powerdex AFX afinar misturas...
Isto vai ser, ou mais pobre ou mais limpo do que o recomendado.
Mas tu não tinhas o motor "stock", ou tinhas? Lembro-me de andares com uma Powerdex AFX afinar misturas...
Isto vai ser, ou mais pobre ou mais limpo do que o recomendado.
Isac, eu tive cams Toda-R 264/264 e mistura andava doida. Pensei que era a centralina que não gostava delas e vendi-as. Afinal era o TVIS que estava marado.
Desmontei e montei outro que está bom e ficou tudo normal.
Conclusão 1...vendi as cams sem necessidade!
Conclusão 2...motor stock funciona bem com TVIS bom.
Desmontei e montei outro que está bom e ficou tudo normal.
Conclusão 1...vendi as cams sem necessidade!
Conclusão 2...motor stock funciona bem com TVIS bom.

-
- Propietários
- Registado: 11 ago 2009, 23:04
- Contacto:
Muito rapidamente podemos fazer algum tipo de teste para saber se o Tvis funciona correctamente ou não ? 

Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes