Caixa de 6 velocidades - AZ6
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Eu, mas ando tesinho... vê lá o preço disso.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Estaremos a falar de um valor abaixo dos 500€, sem incluir a caixa do IS200.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Quando puderes podias fazer uma lista do que está incluído para ajudar a ter noção do que é preciso.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Rasteirinho Escreveu:Já tenho duas caixas em casa para começar a fazer estragos.
A T50 do Luis e uma AZ6 de formação.
Entretanto já comprei duas caixas do IS200 e estou a negociar uma terceira.
As duas primeiras já tem dono e a terceira também já deve ter.
Quantas pessoas do fórum estariam interessadas nesta conversão?
Eu alinho é claro :) embora a minha caixa esteja boa, mudar para uma melhor e mais rápida acima de tudo. Senão tiveres interessados eu posso ficar com essa cx

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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Também estou interessado, estou curioso pra ver o processo. Tenho um segunda caixa completa em peças e já percebi que é necessário sacrificar uma delas..
Let´s do the Waiting game! 



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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Sobre a embraiagem...
which clutch to use when converting to the Altezza J160 M/T?
4A-GZE MR2, AE92, AE101 uses a larger clutch friction surface than STD 4A-GE and guess what? it's the same diameter as the Atezza Clutch Disc! So you can use the Supercharged Flwheel and Clutch Cover and use the STD Altezza Clutch Disc, although most of us will use TRD, TODA etc versions of the SXE10 Altezza Clutch Disc. If you're worried about weight, because the Supercharged Flywheel has more mass than a STD 4A-GE Flywheel then there are alloy versions of the Supercharged Flywheel available plus they use a replaceable friction surface if you're really hard on clutches. Refer to Fidanza link below:
http://www.twosrus.com/catalog/index.php?cPath=21_27
which clutch to use when converting to the Altezza J160 M/T?
4A-GZE MR2, AE92, AE101 uses a larger clutch friction surface than STD 4A-GE and guess what? it's the same diameter as the Atezza Clutch Disc! So you can use the Supercharged Flwheel and Clutch Cover and use the STD Altezza Clutch Disc, although most of us will use TRD, TODA etc versions of the SXE10 Altezza Clutch Disc. If you're worried about weight, because the Supercharged Flywheel has more mass than a STD 4A-GE Flywheel then there are alloy versions of the Supercharged Flywheel available plus they use a replaceable friction surface if you're really hard on clutches. Refer to Fidanza link below:
http://www.twosrus.com/catalog/index.php?cPath=21_27
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Excelente mas é pouco diferente desta ou a espessura não interessa ?


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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Informação que recolhi no AEU86.
Pelos vistos o disco de embraiagem da Liteace com motor 5K (KM36) tem o centro que dá no veio primário na caixa do IS200 e o diâmetro do disco é de 200mm.
Pelos vistos o disco de embraiagem da Liteace com motor 5K (KM36) tem o centro que dá no veio primário na caixa do IS200 e o diâmetro do disco é de 200mm.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Estive a ver o preço das caixas do IS200 que não é mau. Problema é o preço dos portes.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
vai dando info sobre este servico, a embriagem tem de aguentar mais de 300nm
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Sobre os discos de embraiagem tenho estas duas referências originais:
31250-28142 Town Ace Noah
31250-27025 Liteace KM36
Para aguentar os 300 N.m, o melhor é fazer uma embraiagem reforçada.
O bombito de embraiagem também será melhor trocar e normalmente usam o de um motor 4A de tracção à frente.
O do AE82/AT160 é o 31470-12043.
O veio de transmissão também deverá ter de ser alongado, utilizando um misto de AE86 com a parte frontal que encaixa na caixa do IS200, embora o de uma dada Hiace (que não sei qual é) também possa dar.
31250-28142 Town Ace Noah
31250-27025 Liteace KM36
Para aguentar os 300 N.m, o melhor é fazer uma embraiagem reforçada.
O bombito de embraiagem também será melhor trocar e normalmente usam o de um motor 4A de tracção à frente.
O do AE82/AT160 é o 31470-12043.
O veio de transmissão também deverá ter de ser alongado, utilizando um misto de AE86 com a parte frontal que encaixa na caixa do IS200, embora o de uma dada Hiace (que não sei qual é) também possa dar.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Ora bem, sobre o velocímetro.
Dado que o do IS200 é digital e o do AE86 é analógico, eu acho que a seguinte combinação dá e fica a contar igual ao de origem (relação 4.3 : 1).
Carreto sem-fim para a caixa: 33481-14031
Pinhão com ligação para "bicha": 33403-39505
Carcaça para o pinhão: 33404-22010
Dado que o do IS200 é digital e o do AE86 é analógico, eu acho que a seguinte combinação dá e fica a contar igual ao de origem (relação 4.3 : 1).
Carreto sem-fim para a caixa: 33481-14031
Pinhão com ligação para "bicha": 33403-39505
Carcaça para o pinhão: 33404-22010
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Ora bem, actualizar um pouco isto...
O meu carro já está no chão com a caixa de 6 velocidades...
Basicamente para rolar falta fazer o apoio da caixa de velocidades e colocar a embraiagem a funcionar (falta o tubo de óleo).
O apoio do motor não vou fazer conforme se vê nas fotos anteriores, porque isso já estive a ver e faz ficá-lo muito baixo. Vou inventar um apoio baseado em apoios de motor de Land Rover/BMW e não utilizar o de origem do IS200.
Porém, este projecto tem algumas nuances que convém alertar para quem estiver a pensar em fazer o mesmo:
1 - O método mais fácil de montar tudo ao sitio é montar o motor e caixa cá fora, montar o conjunto no charriot e subir o charriot até apertar nas longarinas. Ou seja, envolve equipamento para isso e desmontar a suspensão toda e voltar a montar.
2 - Quando for necessário trocar a embraiagem ou mesmo o motor de arranque, o passo 1 é necessário.
Se estiverem dispostos a passar por isso, força para a frente.
Algo que ainda tenho de ver é a posição da alavanca, dado que esta fica cerca de 10/15º inclinada para o condutor e poderá o fole da alavanca não ficar perfeito, eventualmente poderá ser necessário dobrar a alavanca para ficar mais na vertical.
A adaptação que fiz para transformar o velocimetro digital para analógico parece estar 100% ok, só não sei se o cabo do velocimetro de origem vai dar.
O rolamento de encosto de origem do IS200 não deu, o que vale é que tenho aqui uma série deles, e encontrei um que dá, agora tenho de descobrir de que carro é (deve ser do Supra ou do Land Cruiser).
O veio de transmissão tem a parte dianteira da aranha de um Hilux e tive de encurtar 2 cm ao comprimento.
O meu carro já está no chão com a caixa de 6 velocidades...
Basicamente para rolar falta fazer o apoio da caixa de velocidades e colocar a embraiagem a funcionar (falta o tubo de óleo).
O apoio do motor não vou fazer conforme se vê nas fotos anteriores, porque isso já estive a ver e faz ficá-lo muito baixo. Vou inventar um apoio baseado em apoios de motor de Land Rover/BMW e não utilizar o de origem do IS200.
Porém, este projecto tem algumas nuances que convém alertar para quem estiver a pensar em fazer o mesmo:
1 - O método mais fácil de montar tudo ao sitio é montar o motor e caixa cá fora, montar o conjunto no charriot e subir o charriot até apertar nas longarinas. Ou seja, envolve equipamento para isso e desmontar a suspensão toda e voltar a montar.
2 - Quando for necessário trocar a embraiagem ou mesmo o motor de arranque, o passo 1 é necessário.
Se estiverem dispostos a passar por isso, força para a frente.
Algo que ainda tenho de ver é a posição da alavanca, dado que esta fica cerca de 10/15º inclinada para o condutor e poderá o fole da alavanca não ficar perfeito, eventualmente poderá ser necessário dobrar a alavanca para ficar mais na vertical.
A adaptação que fiz para transformar o velocimetro digital para analógico parece estar 100% ok, só não sei se o cabo do velocimetro de origem vai dar.
O rolamento de encosto de origem do IS200 não deu, o que vale é que tenho aqui uma série deles, e encontrei um que dá, agora tenho de descobrir de que carro é (deve ser do Supra ou do Land Cruiser).
O veio de transmissão tem a parte dianteira da aranha de um Hilux e tive de encurtar 2 cm ao comprimento.
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Re: Caixa de 6 velocidades - AZ6
Excelente noticias





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