[FAQ] LSD - Autoblocantes
[FAQ] LSD - Autoblocantes
LSD - OEM ou Aftermarket?
Serão os LSD's de origem bons o suficiente? A resposta é sim, são bons e é errado dizer o contrário. Todavia, quase todos os LSD's que vemos nunca foram recondicionados desde que vieram da fábrica. Tendo em conta que os LSD's são como embraiagens e discos de travão, e desgastam-se significativamente com o tempo e o abuso, torna-se difícil saber se estão a funcionar em condições. Com o uso de pneus fracos e superfícies pouco aderentes, o LSD stock continua a funcionar correctamente. Pelo facto de recondicionar um LSD de origem ser caro, é de tomar em consideração a compra de um LSD "aftermarket". Trocar ou recondicionar um LSD leva o mesmo tempo. A durabilidade de um LSD de origem também é muito menor que os outros em usos mais exigentes tendo em conta o menor diâmetro das embraiagens. A capacidade de bloqueio dos LSD's de origem também é muito reduzida comparativamente aos outros. Os LSD's da Kaaz, Cusco, ATS e TRD utilizam até 6 pratos de embraiagem que são maiores e mais resistentes que os de origem. Estes usam um desenho de 4 pinhões que melhoram a resposta.
Posso colocar um LSD num AE86 que venha de fábrica sem LSD?
A diferença de 7mm entre os diferentes modelos é devida aos fornecedores de material terem especificações diferentes. Ambos os eixos foram usados no AE86 durante a produção. Os LSD's da Kaaz e Cusco aceitam ambos os semi-eixos pois são construídos com folga suficiente.
Os LSD's da TRD não tinham folga suficiente para os semi-eixos mais compridos. Estes tinham que ser cortados 5 mm para uma montagem correcta. À parte disto, a única diferença a ter em conta é que os semi-eixos de 1984-85 são mais finos que os de 1986-1987. Assim, basta comprar o LSD para a versão correcta e prosseguir com a montagem.
Tendo em conta que os nossos carros já têm 20 anos ou mais, convém ter a certeza da versão do diferencial, porque na grande maioria dos casos não somos os primeiros donos e podem ter sido trocados, pois os eixos traseiros podem ser trocados como um todo entre as duas versões que existiram.
Informação retirada de http://www.club4ag.com com autorização do webmaster Moto Miwa e traduzida por André Pardal
Rolamentos para o diferencial:
(igual para fase1 e fase2)
2X P\N 90368-41050 BEARING, RTP, 41, 73 K ........................ 67.86€
1X P\N 90368-30002 BEARING, RTP, 30, 64 K ........................ 67.86€
1x P\N 90366-34019 BEARING TAPERED ................................ 92.42€
1X P\N 04412-14020 GASKET KIT (junta k convém trocar tb).... 8.84€
(PREÇOS C\ IVA 20% incluido 19.06.2009)
Serão os LSD's de origem bons o suficiente? A resposta é sim, são bons e é errado dizer o contrário. Todavia, quase todos os LSD's que vemos nunca foram recondicionados desde que vieram da fábrica. Tendo em conta que os LSD's são como embraiagens e discos de travão, e desgastam-se significativamente com o tempo e o abuso, torna-se difícil saber se estão a funcionar em condições. Com o uso de pneus fracos e superfícies pouco aderentes, o LSD stock continua a funcionar correctamente. Pelo facto de recondicionar um LSD de origem ser caro, é de tomar em consideração a compra de um LSD "aftermarket". Trocar ou recondicionar um LSD leva o mesmo tempo. A durabilidade de um LSD de origem também é muito menor que os outros em usos mais exigentes tendo em conta o menor diâmetro das embraiagens. A capacidade de bloqueio dos LSD's de origem também é muito reduzida comparativamente aos outros. Os LSD's da Kaaz, Cusco, ATS e TRD utilizam até 6 pratos de embraiagem que são maiores e mais resistentes que os de origem. Estes usam um desenho de 4 pinhões que melhoram a resposta.
Posso colocar um LSD num AE86 que venha de fábrica sem LSD?
A diferença de 7mm entre os diferentes modelos é devida aos fornecedores de material terem especificações diferentes. Ambos os eixos foram usados no AE86 durante a produção. Os LSD's da Kaaz e Cusco aceitam ambos os semi-eixos pois são construídos com folga suficiente.
Os LSD's da TRD não tinham folga suficiente para os semi-eixos mais compridos. Estes tinham que ser cortados 5 mm para uma montagem correcta. À parte disto, a única diferença a ter em conta é que os semi-eixos de 1984-85 são mais finos que os de 1986-1987. Assim, basta comprar o LSD para a versão correcta e prosseguir com a montagem.
Tendo em conta que os nossos carros já têm 20 anos ou mais, convém ter a certeza da versão do diferencial, porque na grande maioria dos casos não somos os primeiros donos e podem ter sido trocados, pois os eixos traseiros podem ser trocados como um todo entre as duas versões que existiram.
Informação retirada de http://www.club4ag.com com autorização do webmaster Moto Miwa e traduzida por André Pardal
Rolamentos para o diferencial:
(igual para fase1 e fase2)
2X P\N 90368-41050 BEARING, RTP, 41, 73 K ........................ 67.86€
1X P\N 90368-30002 BEARING, RTP, 30, 64 K ........................ 67.86€
1x P\N 90366-34019 BEARING TAPERED ................................ 92.42€
1X P\N 04412-14020 GASKET KIT (junta k convém trocar tb).... 8.84€
(PREÇOS C\ IVA 20% incluido 19.06.2009)
http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1982_T ... 101.7.html
http://www.toyodiy.com/parts/p_U_1984_T ... _4101.html
Toyota Part Numbers - Bearings & Seals.
Key: *** means part # is same between MA46/MA47 and AE86.:
90368-34049 | Front Pinion Bearing
(KOYO HM88649/10 NSK HM88649NR/610NR 1 € 55.22)
90368-30002 | Rear Pinion Bearing
90368-41050 | Carrier Bearing (x2)
KOYO LM501349/10 2 € 45.74
90311-38015 | Pinion Seal
90179-18001 | Pinion Nut ***
41231-22010 | Crush Sleeve ***
90311-52059 | Rear Axle Seals (x2) ***
04421-30011 | Rear Axle Bearings (x2) ***
http://www.timken.com Part Numbers - Bearings & Seals
SET 45 | Carrier Bearings (cone/race individually = LM102949/LM102910)
HM88649 | Pinion Bearing cone (inner bearing)
HM88610 | Pinion Bearing cup (inner race)
M86649 | Pinion Bearing cone (outer bearing)
M86610 | Pinion Bearing cup (outer race)
1176S | Pinion Seal
514000 | Rear Axle Bearing ***
1955 | Rear Axle Seal ***
OBS: *** means part # is same between MA46/MA47 and AE86.
Timken Bearing Dimensions:
Pinion & Carrier Bearing Dimensions only (looked it up for comparison/verification).
Dimensions from: http://www.timken.com/en-us/products/Pa ... alogs.aspx (Automotive Aftermarket Bearing Specification Guide - pg. 309 for numerical listing.)
(Note: for all bearing width's refer to 'T' in timken catalog.)
AE86
SET45 (LM102949/LM102910) | Carrier Bearings
1.781" - I.D.
2.891" - O.D.
0.770" - Width
HM88649/HM88610 | Pinion Bearing Cone/Cup (inner)
1.375" - I.D.
2.844" - O.D.
1.000" - Width
M86649/M86610 | Pinion Bearing Cone/Cup (outer)
1.188" - I.D.
2.531" - O.D.
0.844" - Width
Alguem consegue confirmar se os seguintes rolamentos KOYO ou NSK sao os utilizados pela toyota no diferencial do nosso AE86 ?!
KOYO part numbers:
-Koyo P/N BR35
-Koyo P/N M86649 RT-N + M86610-N (Front of Pinion shaft)
-Koyo P/N HM88649 (Rear of Pinion Shaft)
-Koyo LM501310, LM501349(Carrier)
CBC Sourced bearings are all Timken
Set 309 (Front of Pinion Shaft)
Set 67 (Rear of Pinion Shaft)
Set 45 (Carrier, need two of these)
Front oil seal, CBC Part Number M111
ATENÇÃO: a maioria destas informaçoes foram retiradas do portal 4AEU... mas ainda as estou a organizar
http://www.toyodiy.com/parts/p_U_1984_T ... _4101.html
Toyota Part Numbers - Bearings & Seals.
Key: *** means part # is same between MA46/MA47 and AE86.:
90368-34049 | Front Pinion Bearing
(KOYO HM88649/10 NSK HM88649NR/610NR 1 € 55.22)
90368-30002 | Rear Pinion Bearing
90368-41050 | Carrier Bearing (x2)
KOYO LM501349/10 2 € 45.74
90311-38015 | Pinion Seal
90179-18001 | Pinion Nut ***
41231-22010 | Crush Sleeve ***
90311-52059 | Rear Axle Seals (x2) ***
04421-30011 | Rear Axle Bearings (x2) ***
http://www.timken.com Part Numbers - Bearings & Seals
SET 45 | Carrier Bearings (cone/race individually = LM102949/LM102910)
HM88649 | Pinion Bearing cone (inner bearing)
HM88610 | Pinion Bearing cup (inner race)
M86649 | Pinion Bearing cone (outer bearing)
M86610 | Pinion Bearing cup (outer race)
1176S | Pinion Seal
514000 | Rear Axle Bearing ***
1955 | Rear Axle Seal ***
OBS: *** means part # is same between MA46/MA47 and AE86.
Timken Bearing Dimensions:
Pinion & Carrier Bearing Dimensions only (looked it up for comparison/verification).
Dimensions from: http://www.timken.com/en-us/products/Pa ... alogs.aspx (Automotive Aftermarket Bearing Specification Guide - pg. 309 for numerical listing.)
(Note: for all bearing width's refer to 'T' in timken catalog.)
AE86
SET45 (LM102949/LM102910) | Carrier Bearings
1.781" - I.D.
2.891" - O.D.
0.770" - Width
HM88649/HM88610 | Pinion Bearing Cone/Cup (inner)
1.375" - I.D.
2.844" - O.D.
1.000" - Width
M86649/M86610 | Pinion Bearing Cone/Cup (outer)
1.188" - I.D.
2.531" - O.D.
0.844" - Width
Alguem consegue confirmar se os seguintes rolamentos KOYO ou NSK sao os utilizados pela toyota no diferencial do nosso AE86 ?!
KOYO part numbers:
-Koyo P/N BR35
-Koyo P/N M86649 RT-N + M86610-N (Front of Pinion shaft)
-Koyo P/N HM88649 (Rear of Pinion Shaft)
-Koyo LM501310, LM501349(Carrier)
CBC Sourced bearings are all Timken
Set 309 (Front of Pinion Shaft)
Set 67 (Rear of Pinion Shaft)
Set 45 (Carrier, need two of these)
Front oil seal, CBC Part Number M111
ATENÇÃO: a maioria destas informaçoes foram retiradas do portal 4AEU... mas ainda as estou a organizar
Última edição por so7urno em 13 out 2009, 14:40, editado 8 vezes no total.
POR FAVOR alguem que confirme fisicamente com os rolamentos velhos os part numbers da Koyo[/size]
nao me façam desmontar o meu para confirmar isto :(
de certeza que ah pessoal por ai com isso num canto kk..
a ideia é arranjar fora da toyota onde é igual mas tipo 40% mais barato...
estes numeros que coloquei da koyo foi baseado num anuncio no ebay! e numa info que tava no forum antigo... mas como está uma grande confusao nao me queria fiar apenas por isso para fazer um group buy!
vou ter que desmontar o meu e meter aqui fotos com os P/N ?
nao me façam desmontar o meu para confirmar isto :(
de certeza que ah pessoal por ai com isso num canto kk..
a ideia é arranjar fora da toyota onde é igual mas tipo 40% mais barato...
estes numeros que coloquei da koyo foi baseado num anuncio no ebay! e numa info que tava no forum antigo... mas como está uma grande confusao nao me queria fiar apenas por isso para fazer um group buy!
vou ter que desmontar o meu e meter aqui fotos com os P/N ?
Última edição por so7urno em 13 out 2009, 14:44, editado 2 vezes no total.
aleluia!! alguem confirmou! (ja me estava a preparar psicologicamente para desmanxar o meu diferencial!)
Tks MAdAE86 (espero que tenhas visto bem se nao forem depois mando a factura dos rolamentos pa tua casa! )
durante a proxima semana vou pedir orçamento para estes rolamentos no fornecedor habitual do meu bules e depois dou feedback, para ver quem mais quer.
Tks MAdAE86 (espero que tenhas visto bem se nao forem depois mando a factura dos rolamentos pa tua casa! )
durante a proxima semana vou pedir orçamento para estes rolamentos no fornecedor habitual do meu bules e depois dou feedback, para ver quem mais quer.
O meu 2portas ja foi :'(
que o novo dono trate bem dele ♥
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A sério?emanuelae86 Escreveu:nunoturbo Escreveu:Alguém tem ideia de quanto custa a manutenção/reparação dos LSD de origem?
"Só" leva os discos?
São tão bons que niguem precisa de manutenção, mandei vir 3 lts de óleo ÓLEO DIFERENCIAL HIPOY LS90 tem sido a minha manutenção anual
Abraço,
Esse óleo é aftermarket?
Preço/lt?
Abraço
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As fotos possíveis dos rolamentos novos:
São todos da marca KOYO:
Os do diferençial (2)
HI-CAP LM501310-N + HI-CAP LM501349-N
Os do pinhão:
KE HM88610 + KE HM88649 LFT
HI-CAP M86610-N + M86649RYR-N LFT
São todos da marca KOYO:
Os do diferençial (2)
HI-CAP LM501310-N + HI-CAP LM501349-N
Os do pinhão:
KE HM88610 + KE HM88649 LFT
HI-CAP M86610-N + M86649RYR-N LFT
Última edição por jae86 em 08 jan 2011, 22:24, editado 1 vez no total.
Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
EQUIVALÊNCIAS DE ÓLEOS PARA TRANSMISSÕES
Para AE86 API GL -5 SAE 90 Superior -18º C
Lubrificante para Diferenciais Autoblocantes, recomendado para a lubrificação de eixos e diferenciais com requisitos de controlo de fricção do tipo "limited-slip" equipados com sistemas multi-discos de repartição de potência, em veículos ligeiros e comerciais.
BP
ENERGEAR LIMSLIP 90
API GL-5; ZF TE-ML 05C/12C/16E
CASTROL
Hypoy Ls 90
CEPSA
AURIGA LS 90
ELF
TRANSELF TIPO BLS
ESSO
GEAR OIL LSA
FINA
PONTONIC LS
MOBIL
INFILREX 33
SHELL
Spirax Super
GALP
Galp LS 90
Fuchs
Tital ls90
Motul
PA-90
Cumprimentos,
Para AE86 API GL -5 SAE 90 Superior -18º C
Lubrificante para Diferenciais Autoblocantes, recomendado para a lubrificação de eixos e diferenciais com requisitos de controlo de fricção do tipo "limited-slip" equipados com sistemas multi-discos de repartição de potência, em veículos ligeiros e comerciais.
BP
ENERGEAR LIMSLIP 90
API GL-5; ZF TE-ML 05C/12C/16E
CASTROL
Hypoy Ls 90
CEPSA
AURIGA LS 90
ELF
TRANSELF TIPO BLS
ESSO
GEAR OIL LSA
FINA
PONTONIC LS
MOBIL
INFILREX 33
SHELL
Spirax Super
GALP
Galp LS 90
Fuchs
Tital ls90
Motul
PA-90
Cumprimentos,
Última edição por RSAE86 em 13 mar 2012, 23:35, editado 1 vez no total.
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Quem me aconselhou faziam estrada, rali, etc...
CASTROL
Hypoy Ls 90
CASTROL
Hypoy Ls 90
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Falta aí o
MOTUL PA-90 ou já não serve?!
MOTUL PA-90 ou já não serve?!
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Bem visto..por acaso é o que ta em uso num dos meus AE'sisac Escreveu:Falta aí o
MOTUL PA-90 ou já não serve?!
- isac
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Estranhei a falta dele. Obrigado pela lista, uns são mais fáceis de arranjar do que outros.
Sempre a 30 viewtopic.php?f=2&t=2
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Eu mandei o meu difrencial para leiria para fazer o auto blocante e a valvulina que me indicaran foi a 75w140 de competicção nao sei se sera a melhor escolha para o difrencial de origem com lsd mas fica aqui uma openiao para o pessoal esplorar
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Tanto dinheiro fora..... Compravas um Kaaz ficavas mais que bem servido!
E óleo de diferencial ou é Motul ou Kaaz
E óleo de diferencial ou é Motul ou Kaaz
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Boas Tiago Fonseca se por acaso foste á RMC engrenagens, tens de certeza um excelente diferencial, e se ele recomendou isso, é porque é o indicado para o diferencial que tu tens agora. Conheço a casa e o trabalho deles é excepcional.
BTW pack, deve ter ficado +- o mesmo preço de um KAAZ ele já tem os modelos pra fazer o LSD pro AE86!
BTW pack, deve ter ficado +- o mesmo preço de um KAAZ ele já tem os modelos pra fazer o LSD pro AE86!
- pack
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Os Kaaz andam a ser vendidos por 700 e poucos euros... Eu acho que eles são mais carotes!
Enfim, é indiferente! Já tá, já tá! :)
Cumps
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Cumps
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Excelente aposta que se lixe o Kaaz !!! viva a produção nacional
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Foi na RMC engrenagens que mandei fazer o meu difrencial e custou cerca de 800 e poucos euros ja com iva e com transporte! Eu acho que o trabalho deles fenumenal podem nao ter nome no mundo mas sao muito bons!!!
- CKe70
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Re: [FAQ] LSD - Autoblocantes
Por curiosidade mandei mail á RMC a perguntar quanto custa um LSD, e eles falaram em 690€, mas temos o inconveniente de que temos de levar o diferencial e 1 semi eixo de origem para lá para eles fazerem o fabrico.
Em termos de preço, até não tá mau!
Em termos de preço, até não tá mau!
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