Queres ligar um sensor lambda na ECU de origem em circuito fechado? Esquece por enquanto...
Precisas do sensor (esse bosch mais comum) que liga a um controlador que dá acesso à programação da sonda (calibragem, fase de aquecimento, etc.) e um manómetro, aconselho um digital.
Com a sonda instalada na saída dos colectores onde passa de 2 para 1 (4-2-1), furas o tubo e fazes o buraco às 21h00 posição do ponteiro do relógio.
O que vais ganhar com isto? Alguma coisa, vai poder ter junto ao painel de instrumentos ou do isqueiro, um mostrador com os valores AFR "ideal" (14.7:1 gasolina/ 15.5:1 GPL) e dessa maneira ao fazerem um teste drive ver quais os valores. Quando estiver tudo afinado, retiras a sonda lambda já que não vai ser necessária para mais nada porque não tens maneira de ligar à ECU e andar em circuito fechado.
No caso de ser possível ligar à ECU (acho que já ouvi ou li isso), de que serve ter valores apenas a cima das 4000rpm, a meu ver nada, se a sonda ficar encharcada só vai trazer mais problemas porque dará instruções erradas à centralina, isto é pensar que está sem gasolina quando de facto está encharcada e o sintoma é o mesmo sendo a solução da centralina mandar ainda mais gasolina.
Tens várias opções no mercado, conta sempre com uns 200 a 300 euros.
Tenho uma Innovate LC-1, mas há mais marcas, AEM (
site), STACK (
site), a NGK Powerdex por exemplo já trás o mostrador digital, no caso da LC-1 (tens de comprar em separado) e esquece aqueles mostradores que mostram luzes verdes quando está rico e luzes vermelhas quando está pobre... se tiver números e luzinhas melhor.