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MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 16 ago 2009, 01:40
por isac
De maneira a resolver o problema de pegar a frio e ter de ficar com o pé no acelerador vou montar o esquema abaixo indicado. Já fui a uma casa de peças hidráulicas cá da terra e têm exactamente os mesmos componentes que estão na ilustração por uma fracção do preço. Fica a faltar tirar os itbs e fazer os furos, arranjar a válvula numa sucata e fazer as alterações à megasquirt (muita coisa!). Aqui tenho dúvidas porque segui as recomendações que o gon escreveu e agora tenho de alterar para puder activar a função na megasquirt. Tenho FIDLE function como Spark output A e Led17(D14) function como Squirt*^ mas tenho de alterar FIDLE function para Idle Control* e Led17(D14) function para Spark output A. Como faço que ando preguiçoso? ^_^

Outra dúvida é se devo mesmo fazer os furos nos itbs ou na falange da T3, nos itbs fica mais fácil de desmontar, mas desconfio se terá "caudal" de ar suficiente. Sugestões?

Ficam aqui as imagens que mostram o que se pretende

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Enviado: 19 ago 2009, 23:50
por isac
a válvula já cá canta

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Enviado: 20 ago 2009, 12:25
por ae86power44
o carro no vai andar nada

isso e dum accent

olha que o corolla nao vai aceitar isso!!!!! :)

Enviado: 20 ago 2009, 22:32
por isac
Ficam a faltar os tubinhos em bronze (ou semelhante) que mais parecem umas guias de válvulas mais pequenas. Pergunto-me aonde arranjo isto. Alguém tem uma ideia?

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Enviado: 22 ago 2009, 10:35
por ae86power44
ja arranjas te???????

Enviado: 24 ago 2009, 11:34
por isac
já, no ebay

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Enviado: 27 ago 2009, 21:30
por nut´s
esses tubinhos e encaixes arranjas nas casas de ar comprimido....tipo festo..... e acredita que aguenta muito bem a preçao....lol..

Enviado: 07 set 2009, 16:02
por isac
Obrigado Nut's

Entretanto o resto do material chegou e vou começar a soldar os componentes.


3 wire PWM idle valve driver board Escreveu:Imagem

Enviado: 07 set 2009, 19:42
por Ricardo M.
nut´s Escreveu:esses tubinhos e encaixes arranjas nas casas de ar comprimido....tipo festo..... e acredita que aguenta muito bem a preçao....lol..
Nut's, a Festo é uma marca de material e não uma casa.. No entanto, quem vende material Festo aqui na zona norte, não faz venda ao público de 1 ou 2 acessórios.. Normalmente os sacos trazem 10 peças..

Isac, tenho bastante stock disso em casa.. Se me disseres ao certo o que queres, posso-te arranjar isso....

Claro que digo Festo porque se falou na Festo.. mas existem outras marcas melhores e piores....

Enviado: 07 set 2009, 19:59
por isac
Obrigado Ricardo.

Eu percebi a ideia do Nut´s mas não sabia que Festo era uma marca. Vou ver as medidas disto e depois vê se arranjas isso (são 4)

Enviado: 07 set 2009, 21:30
por nut´s
pah desculpa lol..... mas tipo so queria dizer que se arranja isso lol....

Enviado: 08 set 2009, 01:49
por Ricardo M.
nut´s Escreveu:pah desculpa lol..... mas tipo so queria dizer que se arranja isso lol....
Yah, eu entendi! Arranjar, arranja-se tudo.. Se não houver, faz-se :wink:

Enviado: 18 jan 2010, 05:40
por Ricardo M.
isac Escreveu:Entretanto o resto do material chegou e vou começar a soldar os componentes.
Então e como vai isso?

Enviado: 18 jan 2010, 18:52
por isac
Ainda não instalei a válvula. Mas amanhã vou entreter me com a versão actualizada do TunerStudio que tem o Autotune (Live!)

Enviado: 01 fev 2010, 19:39
por isac
O pcb está montado e encostado à espera que me dê na cabeça e altere a Megasquirt.

Entretanto encontrei um tópico sobre DIY como fazer uma detcan e resolvi encomendar da china o dito cujo amplificador (Spy Ear) que pelos visto irá funcionar e custou apenas 5 euros. A isto tenho de juntar um sensor de detonação Bosch de um Mercedes ou VW e meter-lhe um parafuso para "agarrar" ao bloco. Se o ruído for muito, pelos vistos mete-se um reóstato em linha.

Está tudo aqui, e parece simples.

http://www.msextra.com/forums/viewtopic ... 31&t=33262

Enviado: 01 fev 2010, 19:52
por jae86
isac Escreveu:A isto tenho de juntar um sensor de detonação Bosch de um Mercedes ou VW e meter-lhe um parafuso para "agarrar" ao bloco.
Se conseguires a referênçia Mercedes, arranto-te isso se quiseres.

Enviado: 16 mar 2010, 17:18
por isac
Pois é pessoal, BOAS NOTÍCIAS!

Fiz a alteração para incluir a válvula de ar e já está a funcionar no "MegaStim". Parece uma cigarra a cantar :lol:. O próximo passo será encontrar a frequência de abertura e fecho da válvula e montar no colector de admissão. Como já tenho ralenti estável agora só experimentando, primeiro, em circuito aberto.

Nos nossos itbs o primeiro e quarto têm entrada de ar por trás das borboletas, estes vão continuar ligados à caixa de vácuo e servo freio. Os outros quatro na falange do colector de admissão vou ligar à válvula. Quando retiro estes quatro tubos (que estão ligados à caixa de vácuo) o ralenti sobe bastante, por isso, espero ter caudal de ar a entrar e ao mesmo tempo vácuo suficiente apenas com o primeiro e segundo itb.

Se vir que não tenho vácuo suficiente para o servo-freio, vou ter de meter uma bomba eléctrica.

Sugestões?

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Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 15 mar 2011, 10:43
por bmbelo
Ora boas. Sei que não tenho acompanhado o fórum e encontros, cafézadas e afins mas...como está a decorrer este trabalho? Já tá terminado? A válvula de relanti ficou ok? Não existem soluços na aceleração/desaceleração?

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 15 mar 2011, 14:16
por isac
Funciona bem e acelera bem em PWM Warmup com a placa da Glen Garage. Fiz o upgrade para a MS2-Extra por enquanto está parado sendo a ideia mudar para PWM Closed-loop e colocar as alhetas dos ITB's o mais fechado possível para controlar o ralenti apenas com a válvula. A diferença da precisão e velocidade de abertura da válvula é abismal entre a MS1/MS2-EXtra.

Problema está mesmo no servo-freio que manda um falso "sinal" ao sensor MAP quando travo por estarem ligados na mesma caixa (vácuo) - assunto a resolver mas nada de preocupante.

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 15 mar 2011, 14:49
por bmbelo
Boas.

Eu identifico uma característica na tua montagem que penso que será relevante para o que descreves. Pelo menos verificou-se comigo e nunca tive problemas com "falsos" inputs do MAP depois de rectificado. Dado o motor usar o algoritmo para alimentação de referente a um 4 cilindros, o MAP está a fazer sampling com frequência para 2 apenas visto teres essa vacuum canister apenas ligada aos cilindros #1 e 4. Outra questão prende-se com a inércia da massa de ar dentro da mesma vacuum canister. É preferível tentares estabilizares o sinal MAP com os parâmetros de sampling. Os ITBs do BT/ST têm um reservatório dedicado ao vacúo do servo-freio. Não o estás a usar?

Cumprimentos, Bruno Belo

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 17 mar 2011, 12:44
por isac
Os ITBs do BT/ST têm um reservatório dedicado ao vacúo do servo-freio. Não o estás a usar?
Devo ter isso encostado numa caixa. Consegues descrever como é?

Tenho estas
008gor1.jpg
008gor1.jpg (141.29 KiB) Visto 24225 vezes

e não sei se tenho esta [smilie=slow.gif]
intakejo5.jpg
intakejo5.jpg (146.48 KiB) Visto 24225 vezes

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 17 mar 2011, 14:30
por bmbelo
Boas.

Bom, não consigo identificar bem pelas fotos mas sei que está no topo do mecanismo completo de ITBs. Supostamente deveria vir do tubo que identificas como "brake booster". Ainda não tenho o meu montado mas está todo identificado. Todas as tomadas de ar, vácuo, fichas, entradas, saídas, etc. Posso ver isso melhor em breve e partilho contigo mas creio que a tomada de vácuo para o map no setup original advém dos 4 cilindros....dps confirmo.

Abraço

EDIT - Se bem me recordo, o reservatório superior nesta planta dos itbs, com a "teta" de 1/2'' cobreada que vês, é um reservatório de vácuo: http://img145.imageshack.us/i/dscn1893u.jpg/

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 17 mar 2011, 16:14
por Ricardo M.
bmbelo, confirmo! É mesmo um depósito de vácuo com uma junta de chapa a meio deixando apenas uma passagem lateral.. Suponho que seja uma maneira de estabilizar a leitura naquele ponto... Internamente, debaixo da junta, estão os 4 canais que vão à admissão propriamente dita.. Devo ter fotos pormenorizadas disso algures de quando desmontei os ITB's do 86Pilot..

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 09 jul 2013, 09:13
por Andrax
Isac, existe alguma diferença na montagem da MS para trabalhar com válvulas de 2 ou 3 fios? São ambas pwm ou as de 2 fios são apenas on/off?

Obrigado

Re: MS1/ extra pcb2.2 - vast - com idle control (em breve!)

Enviado: 09 jul 2013, 11:51
por isac
Em principio são "progressivas"... tens de 3 e 2 dois fios.
Com a placa do Glen ficou fácil de montar se quiseres o esquema ele existe aqui.
http://www.glensgarage.com/3wire/

Ou então usas este:
http://www.msextra.com/doc/ms1extra/MS_ ... .htm#Fidle