AJUDA TECNICA AE86

Fórum técnico para todas as tuas questões e respostas :)
Responder
ALBERTO BESSA
active user
Mensagens: 6
Registado: 01 set 2012, 22:33
Contacto:

AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por ALBERTO BESSA »

Caros amigos

Finalmente dei o grande passo: a aquisição de um AE86. Já o tenho na minha garagem, e espero contar com a v/ colaboração e sugestões para poder usufruir o melhor deste modelo.

Para já vou leva-lo ao mecanico dado apresentar alguma irregularidade a baixas rotações.

Pretendo manter a originalidade da mecanica sem grandes alterações, mas como gostaria de ter um pouco mais de alma a nivel de motorização, quais as alterações/ upgrades que entendem deverem ser feitas ?

Que tipo de alterações haverá a fazer ? Que mecânicos na zona do Porto me sugerem ? Um colector de escape diferente do de origem acrescenta algo ? Um filtro de ar de rendimento ? trabalhar a colassa ?

Aguardo o v/ feedback dado o v/ knowhow no assunto.

Abraço
Alberto Bessa/ alberto.rbessa@hotmail.com

Rasteirinho
Site Admin
Mensagens: 953
Registado: 15 ago 2009, 15:40
Localização: V. N. Gaia
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por Rasteirinho »

Olá Alberto,

O potencial de evolução do AE86 está no tamanho da carteira.
Eu depois de tudo que experimentei sou defensor da montagem do 4AGE 20V. Não consegues tirar mais de 150cv fiáveis de modo mais económico.

De qualquer modo, como os AE86 já tem todos uns bons quilómetros, uma revisão acaba por dar cavalos grátis. Mudar as velas, cabos de vela, rótor e tampa do distribuidor e distribuidor bem afinado (o que raramente se vê) para garantir que temos uma boa faísca. Verificar se o TVIS está a funcionar. Limpar os injectores. Afinar a folga das válvulas.
Uns colectores de escape, com uma linha um pouco maior e um filtro cónico ajudam sempre qualquer coisa. Eu não mexia na colaça, é preferivel montares uma junta TRD de 0,8mm.
Trocar a ventoinha de origem por uma eléctrica também liberta um pouco de potência, assim como a troca das polias (cambota, bomba de água e alternador) por umas mais leves.
Se tiveres de trocar a embraiagem, aproveita para tirar um pouco de peso ao volante ou comprar um mais leve.
Se o carro não for para andar muito em auto-estrada, podes montar uma relação final mais curta (4.78 mais hardcore ou 4.56 para um meio termo entre a original e a 4.78).

Quanto a mecânicos, sou suspeito, mas depois do que tenho visto e ouvido, deixava o carro entregue a quem percebe do assunto. No Norte tens a TCR ou a X-Drive (Olavo Ribeiro).
Imagem

emanuelae86
Propietários
Mensagens: 1718
Registado: 11 ago 2009, 23:04
Localização: Gondomar
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por emanuelae86 »

Olavo, está ausente por tempo indeterminado :problem: está trabalhar em França para equipas de rally :thumbup:

RuiX-8
active user
Mensagens: 549
Registado: 29 abr 2011, 15:50
Localização: Lagos
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por RuiX-8 »

Tudo dito e da melhor forma. Uma boa revisão irá ajudar-te a recuperer a potência original que se perde com os anos.
A partir daí depende dos objectivos e da carteira.
Se não optares pelo caminho do turbo ou da troca do motor por outro mais potente, tens muito que podes fazer ao 4A-GE de origem. Mas lembra-te que cada alteração ajuda mas trará sempre ganhos pequeno.
If you always do what you always did, you will always get what you always got.

Joaoo86
active user
Mensagens: 46
Registado: 12 mai 2013, 10:33
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por Joaoo86 »

Já agora alguém de confiança a que se possa entregar aqui o carro na zona centro a fugir para a margem sul?
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito

Avatar do Utilizador
pack
active user
Mensagens: 3054
Registado: 31 jan 2010, 14:34
Localização: Top of the world!
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por pack »

Claro que há, mas entregar o que especificamente? :)

Joaoo86
active user
Mensagens: 46
Registado: 12 mai 2013, 10:33
Contacto:

Re: AJUDA TECNICA AE86

Mensagem por Joaoo86 »

Mais uma vez a resposta as minhas preces :lol:

Seria mesmo a nível de motor por agora, pois o resto aparentemente ainda pode esperar um bocado( infelizmente tem que esperar) !
Na saúde e na doença na alegria e na tristeza ate que acabe o depósito

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes