Projecto - Direcção Assistida
Enviado: 06 out 2012, 15:10
Boas,
Depois de montar a direcção da Quaife, a qual é excelente diga-se de passagem, fiquei com a ideia de que montando direcção assistida é que ficaria canja, principalmente para estacionar, fazer inversões de marcha e brincar nas rotundas.
As possibilidades seriam a direcção eléctrica do Corsa C ou do Yaris 90, claro que optei pela segunda hipótese.
Arranjei uma coluna de direcção do Yaris 90 e um computador da direcção do Yaris 90, especificação EUA (no eBay custou-me 60 USD + portes).
O computador terá de ser de um Yaris americano porque na Europa só sairam Yaris com ABS e o sinal de velocidade é enviado para o computador por linha CAN, enquanto no americano é enviado pelo antigo sinal de onda quadrada, tal como acontece no AE86.
O sinal de velocidade é importante para a direcção ir ficando mais pesada conforme a velocidade aumenta.
O computador é uma coisa deste género:
http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-YARIS-V- ... 3a7287e589
A coluna de direcção do Yaris é deste género. Eventualmente dará também a coluna de direcção de outros Toyota (Corolla ou Auris).
O guia que estou a seguir é este...
http://www.hachiroku.net/forums/showthread.php?t=22843
Arranquei ontem com o projecto.
Comecei por separar a parte de ajuste da coluna do Yaris da parte que me interessa, onde está o motor, o que é fácil, é só destrancar a alavanca e separar as duas partes. A parte de ajuste deverá ser lixo, vamos ver porque tem lá uma manga estriada que poderá dar jeito.
Depois peguei na coluna de direcção do AE86 que tenho de reserva e comecei a desmontá-la.
Primeiro separei a parte do canhão da coluna. São 3 parafusos, sendo que um não tem cabeça, tem de ser retirado com um alicate de pressão.
Depois é tirar os 3 parafusos de estrela e retirar o freio que segura o rolamento e deslizar o canhão com alguma porrada.
Canhão fora
Coluna sem canhão
O tubo da coluna é bipartido, só vamos precisar da parte de cima. Eles separam-se pela zona do colar branco que se vê a meio. Sai à porrada.
Vamos precisar do colar de plástico também e da parte de baixo para retirar os suportes que vão apertar a coluna à barra de suporte do tablier.
Depois tirei o veio, mais uma vez com porrada no veio do lado do volante.
Resultado final do trabalho feito no 1º dia.
Agora vão começar as medições e corta e cose.
Vou mantendo o pessoal informado.
Depois de montar a direcção da Quaife, a qual é excelente diga-se de passagem, fiquei com a ideia de que montando direcção assistida é que ficaria canja, principalmente para estacionar, fazer inversões de marcha e brincar nas rotundas.
As possibilidades seriam a direcção eléctrica do Corsa C ou do Yaris 90, claro que optei pela segunda hipótese.
Arranjei uma coluna de direcção do Yaris 90 e um computador da direcção do Yaris 90, especificação EUA (no eBay custou-me 60 USD + portes).
O computador terá de ser de um Yaris americano porque na Europa só sairam Yaris com ABS e o sinal de velocidade é enviado para o computador por linha CAN, enquanto no americano é enviado pelo antigo sinal de onda quadrada, tal como acontece no AE86.
O sinal de velocidade é importante para a direcção ir ficando mais pesada conforme a velocidade aumenta.
O computador é uma coisa deste género:
http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-YARIS-V- ... 3a7287e589
A coluna de direcção do Yaris é deste género. Eventualmente dará também a coluna de direcção de outros Toyota (Corolla ou Auris).
O guia que estou a seguir é este...
http://www.hachiroku.net/forums/showthread.php?t=22843
Arranquei ontem com o projecto.
Comecei por separar a parte de ajuste da coluna do Yaris da parte que me interessa, onde está o motor, o que é fácil, é só destrancar a alavanca e separar as duas partes. A parte de ajuste deverá ser lixo, vamos ver porque tem lá uma manga estriada que poderá dar jeito.
Depois peguei na coluna de direcção do AE86 que tenho de reserva e comecei a desmontá-la.
Primeiro separei a parte do canhão da coluna. São 3 parafusos, sendo que um não tem cabeça, tem de ser retirado com um alicate de pressão.
Depois é tirar os 3 parafusos de estrela e retirar o freio que segura o rolamento e deslizar o canhão com alguma porrada.
Canhão fora
Coluna sem canhão
O tubo da coluna é bipartido, só vamos precisar da parte de cima. Eles separam-se pela zona do colar branco que se vê a meio. Sai à porrada.
Vamos precisar do colar de plástico também e da parte de baixo para retirar os suportes que vão apertar a coluna à barra de suporte do tablier.
Depois tirei o veio, mais uma vez com porrada no veio do lado do volante.
Resultado final do trabalho feito no 1º dia.
Agora vão começar as medições e corta e cose.
Vou mantendo o pessoal informado.