Dicas para compradores e vendedores

Este fórum é para avaliar compradores / vendedores de produtos relacionados com o AE86. Coloque as suas advertências para proteger os outros. Teve uma boa compra / venda com sucesso? Publique aqui também ...
Bloqueado
Avatar do Utilizador
isac
Site Admin
Mensagens: 2494
Registado: 24 mai 2009, 11:59
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Dicas para compradores e vendedores

Mensagem por isac »

Dicas para compradores e vendedores:

Aqui por Portugal não é comum, mas de vez em quando vemos pessoas que fazem negócios e são enganadas, mesmo aqueles que já têm algum tempo e experiência, acabam por ser enganados, deixo abaixo alguns conselhos sobre o que podem fazer quando compram e vendem online.

Algumas regras gerais para compradores...

1. Se alguém tiver menos de 100 posts, pense duas vezes antes de lhe enviar dinheiro.

2. Se está a comprar alguma coisa online, de alguém que não conhece, peça sempre fotografias do material antes de concretizar o negócio.

3. Se forem valores muito altos, USE O PAYPAL. Peça sempre o paypal ou outro método que lhe permita recuperar o dinheiro. Se o vendedor vacilar, recue e procure outro negócio. Não vale a pena arriscar centenas de Euros com um desconhecido.

4. Se o usar o PayPal certifique-se que está como utilizador verificado e o endereço coincide. Se o vendedor quiser que pague o custo da operação (fee), faça-o. O PayPal disponibiliza um sistema de protecção da satisfação do cliente muito eficiente. Se o vendedor não puder provar que enviou a encomenda, através de um número de seguimento de encomenda postal (tracking number), receberá o seu dinheiro de volta. Se tiver um problema como uma venda, o PayPal vai congelar a conta até o problema ficar resolvido. Um se não - o PayPal não pode impedir que a pessoa já tenha transferido o dinheiro antes que o problema seja descoberto ou acontecido, o que pode levar a que ganhe a disputa sobre uma conta sem fundos (dinheiro). Se enviar o dinheiro como oferta (GIFT) não terá direito à protecção oferecida pelo PayPal. O PayPal não substitui nunca, um negócio feito frente-a-frente.

5. Use a pesquisa para procurar o username em threads sobre maus negócios. Visite também o tópico Comprador/ Vendedor ter cuidado

6. Tente procurar alguém da mesma área onde se encontra o artigo que vai comprar, assim pode fazer com que vejam o seu estado de conservação. No fórum existem pessoas de todo o país e mesmo no estrangeiro, pelo que é um favor que normalmente é cobrado com um café.

Regras gerais para vendedores...

1. Se for novo no fórum e possuir algo que seja novo ou quase novo mas que valha muito dinheiro, provavelmente vai ter problemas em vender. Tente procurar alguém conhecido, que possa verificar a condição do material ou mesmo fazer a venda por si.

2. Se não tiver uma máquina digital, arranje-a, hoje qualquer telemóvel tira fotografias. Uma fotografia pode fazer um negócio. Acontece com frequência anunciar uma peça estar em estado imaculado e quando chega ao destino está usada e com marcas de uso.

3. Se estiver a vender alguma coisa que não possui realmente e quer apenas o dinheiro dos outros, pode esperar muita coisa.... Levamos os casos de fraude bastante a sério e conseguimos saber onde mora. A partir daí o céu é o limite.

Se seguir estas regras provavelmente evitará ser enganado na maioria das vezes.

Os administradores e moderadores não estão aqui para lhe dizer quando é que um negócio é bom ou mau.
Use o bom senso e evite enviar grandes quantias de dinheiro a um estranho ou a alguém com má reputação.
Basta seguir algumas regras básicas e conseguirá salvar o seu dinheiro.

#AE86PT

Bloqueado

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes