Venho deixa-vos aqui o registo do que acho que é o essencial para que este swap seja bem sucedido. Como sabem não é nenhum bicho de 7 cabeças arranjar um Blacktop. Portanto fica aqui o meu saber sobre o tudo o que está relacionado com a swap em si para um AE86 Fase2.
O que precisam realmente?
- 20V blacktop
- Cablagem original do 20V com todas as fichas e sensores.
- Uma centralina OEM
Do 16V o que precisam?
- Bomba de agua
- Motor de arranque
- Outlet traseiro para 2 sensores de agua
Ao retirar a cablagem de motor do motor do 16V vão reparar que uma ficha amarela vamos chamar-lhe ficha T irá ficar agarrada a cablagem do carro. Não se preocupem, irão precisar desses fios mais tarde.
Assim que tiverem o motor fechado, com o motor de arranque do 16V, bomba de agua do 16V adaptada, e o circuito de agua feito por completo podem passar a parte electrica.
Podem olhar à centralina do 20V para perceber onde vão parar o pinos.

Seguindo este manual.... não tem nada que enganar!
Primeiro a começar por analisar a ficha C preta, da firewall e anotar o que têm ligado nos vossos AE86.

A partir daqui é montar o esquema tal e qual como nesta sequencia de fotos.








Nesta imagem ha um engano. Esta ficha branca é a ficha que faz disparar a FAN electrica para o radiador. Deverão usar a ficha e o sensor original do 20V que está na saida de agua superior do radiador.





Isto é a instalação para uma swap completa. Falta-nos ainda olhar a duas fichas que ficaram desligadas.
Ficha T

Esta ficha amarela tem vários pinos. Cada ECU terá a sua posição concreta.... Eu optei por abrir a minha ECU e marcar os pinos correctamente.
Precisam desta ficha de 5 fios.
FC - Este fio sai da ECU e actua como ancora ao rele que abre a bomba de gasolina.
W - Luz de aviso de motor ao quadrante
SPD/SP1 - Speed sensor
BATT - 12V constantes a ECU
+B - Originalmente dá 12V à ECU do 16V
Estes cinco fios precisam ser cortados da ficha T (amarela) e apontados aos fios correspondentes da centralina do 20V.
O +B precisa ser ligado ao +B da ligação que sai da ficha C do cofre e dá corrente a todo o sistema, isto fará com que a bomba de gasolina atraque. Sem isto não existe gota no sistema.
Ficha C*

Esta ficha terá fios a mais quando estiverem em SWAP.
O fios essenciais são os que estão ligados às fichas do mijas, bombas da frente e trás e escovas da frente.
O resto podem enrolar e guardar.
Terão agora o 20V a partida ligado e pronto a dar à chave sem temas de conversa.